Gestão e Qualidade | 27 de dezembro de 2017

A importância da liderança para o sucesso organizacional

Em artigo, médico analisa práticas e estratégias de liderança na medicina
A importância da liderança para o sucesso organizacional

A liderança é um termo freqüentemente usado e às vezes nebuloso, particularmente no campo dos cuidados de saúde. Charanjit Rihal, médico, professor de medicina e presidente da divisão de doenças cardiovasculares na Mayo Clinic (organização hospitalar referência em serviços médicos e pesquisas dos EUA), analisa a importância da liderança para o sucesso na medicina em artigo publicado pela The New England Journal of Medicine (NEJM).

Rihal enfatiza que, embora a liderança não seja tradicionalmente ensinada nas faculdades de medicina, os médicos possuem muitas qualidades que são necessárias para se tornar um ator no “grupo de líderes”. “Por exemplo, a medicina requer habilidades de pensamento crítico que sejam análogas às exigidas para uma liderança efetiva, como avaliar problemas complexos, formular diagnósticos e gerar planos de ação”, destaca.

Como consequência disso, as organizações de cuidados de saúde reconhecem cada vez mais a importância de envolver os médicos em suas equipes de liderança, e esse engajamento se tornará ainda mais importante à medida que o ambiente de saúde se torna mais desafiador. Rihal aponta que, para os médicos, a liderança pode proporcionar uma oportunidade para fortalecer suas organizações e impactar positivamente a vida de milhares de pessoas.

O autor do artigo analisa o significado do termo liderança, seus atributos e quais ferramentas os líderes médicos têm à disposição.

Fundamentos de Liderança

“Uma definição simples de liderança é a capacidade e a vontade de se apropriar da organização (ou o componente da organização que é responsável por gerenciar), combinado com uma unidade intrínseca para fazer o que é melhor para a organização”, define inicialmente o médico. Porém, ele ressalta que uma liderança eficaz deve ser construída em uma base sólida, com missão clara, visão para o futuro, estratégia específica e uma cultura favorável ao sucesso. “Novos líderes precisam entender que esses conceitos são essenciais para a eficácia e o crescimento pessoal”, destaca.

O autor define conceitos fundamentais na formação de uma liderança eficaz: missão, visão, estratégia e tática e cultura organizacional.

– Missão. “A missão é o motivo de uma organização existir. Para um hospital, a missão provável é fornecer cuidados médicos de alta qualidade e compaixão. Para um centro de saúde acadêmico, a missão pode ser expandida para incluir novos conhecimentos e treinamento da próxima geração. Ter um senso claro de missão é crucial para orientar decisões de liderança e escolher entre alternativas”.

– Visão. “A visão é um conceito relacionado ao futuro, para o qual o líder navega pela organização. A visão deve ser formulada sistematicamente com base em uma análise das tendências demográficas, avanços científicos e inovações tecnológicas no campo”.

– Estratégia e tática. “Estratégia refere-se aos planos que a organização segue para ser bem-sucedido e competitivo, enquanto as táticas se referem às etapas específicas que a organização leva para alcançar e implementar a estratégia. Em outras palavras, a estratégia é o que uma organização fará para ter sucesso e competir em seu espaço competitivo”.

– Cultura organizacional. “A cultura organizacional é um componente crucial que os líderes devem entender para alcançar a máxima eficácia. Os melhores líderes afetam positivamente a cultura e os valores organizacionais de longo prazo através da auto-modelagem de comportamentos, criando expectativas culturais e formalmente comunicando expectativas culturais. Por exemplo, responder eficazmente às instâncias de uma quebra em respeito mútuo, ao invés de não abordá-los, são criticamente importantes para solidificar ainda mais uma cultura organizacional positiva”.

Habilidades e Atributos de Liderança

Além de cultivar um ambiente propício que seja construído sobre uma base sólida, líderes efetivos devem exibir habilidades e atributos específicos para atingir os objetivos da organização. Essas características incluem excelentes habilidades de comunicação, empatia e inteligência emocional, habilidades de construção de equipe, compreensão da paisagem competitiva, pensamento estratégico e coragem.

Cultivando habilidades de liderança ao longo do tempo

Rihal explica que as habilidades de liderança crescem ao longo do tempo, de forma progressiva. No início da carreira, um indivíduo normalmente se distingue através de conhecimentos técnicos, resultados e inovação. O próximo nível de liderança é operacional. “Nesse nível, o indivíduo (por exemplo, um diretor de laboratório de ecocardiografia hospitalar) ganhará conhecimento financeiro e operacional e habilidades quantitativas (como a compreensão dos custos) relevantes para o papel”. Com mais experiência, surge a figura do líder sênior, que “será obrigado a entender o ambiente competitivo, as tendências macroeconômicas que afetam a prática da medicina e as próximas mudanças regulatórias. Além disso, um líder estratégico precisará manter um olho constante na competição”.

Aprender, melhorar e praticar habilidades de liderança

O artigo também analisa como as habilidades de liderança podem ser aprendidas e melhoradas. “Os componentes baseados no conhecimento de uma habilidade, como finanças ou contabilidade, podem ser adquiridos prontamente em sala de aula, on-line ou com aprendizagem autodirigida. Mais desafiador, no entanto, é o desenvolvimento dos atributos pessoais que são necessários para uma liderança eficaz”, afirma Rihal.

O médico aponta o feedback como ferramenta chave no desenvolvimento desses atributos. “A forma de feedback mais comum, mas às vezes menos efetiva, é a revisão anual do desempenho. Métodos mais eficazes são as avaliações estruturadas de 360 graus e coaching (que pode ser usado para estabelecer e executar planos de desenvolvimento individualizados)”.

Rihal indica a construção de uma equipe de liderança, com empoderamento e confiança de todos os indivíduos, como fundamental para o sucesso. “Um líder que tenta tomar todas as decisões inevitavelmente falhará, pois é impossível para um indivíduo estar correto o tempo todo. Um líder com uma equipe engajada se beneficiará de uma análise mais diversificada de situações desafiadoras e será mais provável que faça a chamada certa. A construção de equipes, o empoderamento e a confiança com a vontade de ouvir sugestões com uma mente aberta são sinais de uma liderança prudente”, exeplica.

Liderança durante mudanças

O médico finaliza o artigo frisando a importância de um líder saber atuar em momentos de mudanças, para se adaptarem a novos cenários.  O médico ressalta que, sem a promoção de mudanças, há apenas o gerenciamento, e não a liderança. “A capacidade de efetivamente instituir mudanças positivas se estenderá e desafiará mesmo os melhores líderes”, completa Rihal.

Com informações do The New England Journal of Medicine (acesse o artigo em inglês). Edição Setor Saúde.

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