Empregabilidade e Aperfeiçoamento, Gestão e Qualidade | 1 de novembro de 2019

A importância da Inteligência Emocional na Gestão em Saúde

Glauco Samuel Chagas e Cláudia Stadtlober foram atrações da 5ª Semana Acadêmica da FASAÚDE
A importância da Inteligência Emocional na Gestão em Saúde

Os desafios e estratégias para promover a inteligência emocional na gestão em saúde foram abordados em Seminário apresentado pelo superintendente executivo da Unimed Porto Alegre, Glauco Samuel Chagas, e pela coordenadora de curso na Faculdade de Medicina da Unisinos, Cláudia Stadtlober, na quarta-feira (30), na sede da Faculdade de Tecnologia em Saúde (Fasaúde/Grupo IAHCS). As apresentações fizeram parte da 5ª Semana Acadêmica da Fasaúde, que ocorreu de 28 a 30 de outubro, em Porto Alegre.

Em entrevista exclusiva ao Portal Setor Saúde, os palestrantes, ambos administradores hospitalares, falaram sobre o tema e como abordá-lo no cotidiano dos ambientes de saúde.


Stadtlober apontou que a inteligência emocional é um desafio diário em sua rotina. “Sou professora na Unisinos e coordenadora adjunta do curso de Medicina. Além de dar aulas, fico bastante tempo na coordenação. No meu dia-a-dia, o tema da inteligência emocional aparece diariamente, na mediação de conflitos entre alunos, professores e instituições, além do contato do curso de Medicina com o Município, com os hospitais e Unidades Básicas de Saúde. Temos de ajudar os alunos, jovens e que sonharam em estar nesse local: como vou dar conta de ajudá-los dentro das regras e do que é possível? São várias mediações”, explicou.

Já o superintendente executivo da UNIMED salientou o cuidado efetivo das pessoas como ponto fundamental em sua trajetória. “Eu tenho uma trajetória em que passei por hospitais, como o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Divina Providência e, agora há 11 anos, estou na Unimed Porto Alegre. Acredito que o grande desafio nessa jornada, pensando em inteligência emocional, é aquilo que te vincula com o propósito de estar na área da saúde, que é cuidar das pessoas como vocação e, ao mesmo tempo, cuidar das pessoas que cuidam da área da saúde. Tu olhas para trás e isso te dá energia para continuar acreditando que tu realmente fazes a diferença nessa jornada, de envolver as pessoas e cuidar delas de forma mais efetiva. Esse é o ponto fundamental, é o propósito da Unimed Porto Alegre, que é fazer a diferença no cuidar das pessoas e é isso que falamos na instituição: cuidar dos funcionários, para que eles cuidem bem das pessoas, e isso é o que mais me motiva”, ressaltou.


Semana_Academica_2019_Fasaude3

Desafios

A aprendizagem ao longo da vida e a administração de conflitos foram dois pontos colocados como desafiadores pelos palestrantes.


“Um dos principais desafios é o processo de desenvolvimento contínuo, saber que nunca estamos prontos e vamos estar sempre aprendendo. Na minha palestra, abordei o ensino e o tamanho da importância da gestão hoje e o papel do gestor. Para quem quer desenvolver uma competência emocional é preciso focar na questão do desenvolvimento do indivíduo, da pessoa, do líder. Se tenho com meta ‘me desenvolver como gestor’, é fundamental estar o tempo inteiro buscando isso, mas com a certeza de que nunca vamos estar prontos, porque estamos sempre aprendendo. Então, algo que temos muito claro hoje no ensino é a aprendizagem ao longo da vida”, destacou Cláudia.

Semana_Academica_2019_Fasaude7

Glauco destacou que o gestor deve saber que existem diferentes interesses na saúde, por isso, ele precisa aprender a administrar conflitos. “Um ponto fundamental é saber o quanto estamos preparados para administrar conflitos, tema que abordei na minha palestra. É uma competência que o administrador pouco explora na academia [vida acadêmica], e o mundo vai exigir isso, principalmente para quem trabalha em hospitais e na área da saúde em geral. Isso porque os interesses são muito distintos: o interesse de quem está num hospital, de quem está no poder público, numa operadora de planos de saúde, do médico em relação ao hospital. Ou seja, esse novo profissional que irá fazer gestão em saúde precisa estar muito preparado para administrar conflitos e fazer o entendimento entre todos, em prol do ator mais importante, que é o paciente. Esse é um ponto que é preciso ser desenvolvido, para minimizar os impactos dos interesses e convergir para valorizar a relação com o cliente e poder fazer tudo em função dele”, afirmou Glauco.


Comprometimento da saúde mental dos profissionais

Doenças e problemas relacionados à saúde mental, como depressão, ansiedade, síndrome do pânico e burnout foram abordados pelos palestrantes na entrevista.


De acordo com Stadtlober, a saúde mental se apresenta como um dos grandes desafios atuais para os gestores de saúde, atualmente.  “´É um tema super desafiador, visto que temos quase uma epidemia desses problemas. É um desafio falar e discutir isso para o gestor de saúde, porque quando ele está dentro de um hospital, está em um ambiente tenso, com questões difíceis de administrar, que são as vidas de outras pessoas que são atendidas. Creio que os gestores precisam administrar isso com seus colaboradores. É preciso ver, entender isso, dar o encaminhamento correto e, principalmente, perceber o outro: ter o olhar de saber quem é essa pessoa que é o teu colaborador e tentar colocar algumas válvulas de escape, como um ambiente adequado para esse colaborador, com o tipo de prática adequada, como ambientes e momentos de descanso, para que o profissional possa sair de um contexto de um ambiente bem pesado – e que pode muitas vezes pode colocá-lo em uma situação de risco”, frisou.

O superintendente executivo da Unimed Porto Alegre ressaltou a personalização no tratamento como um diferencial para os gestores. “Um grande desafio é personalizar, ‘individualizar o indivíduo’, porque nem todo mundo responde da mesma forma. Tornar os ambientes mais leves, por meio de metodologias de envolvimento, de engajamento, é importante. É fundamental não tentar tratar todo mundo da mesma forma. As pessoas reagem diferente a estímulos diferentes, e essa individualização precisa ser preservada, como forma de entender o que as pessoas estão passando e poder ajudá-las a não entrar em nenhum processo de depressão ou doença semelhante. E isso também é função do gestor, do administrador e de quem está liderando os processos: entender a equipe enquanto equipe, mas também o indivíduo enquanto indivíduo”, destacou.

Glauco_Chagas


5ª Semana Acadêmica da Fasaúde teve intensa programação

Durante os dias 28 a 30 de outubro, a 5ª Semana Acadêmica da Fasaúde, promoveu diversas atividades em sua sede, com a participação de 20 convidados para palestrar. De acordo com a coordenadora do curso de Graduação em Gestão Hospitalar (Tecnológico) da Fasaúde, professora Maralice Staniecki, as atividades, que ficaram sob responsabilidade dos alunos do curso, contaram com engajamento de todos. “Cada dia tivemos uma equipe de alunos, um professor padrinho e a coordenação do curso para auxiliar com a condução da elaboração, apresentação e busca de palestrantes dos temas, que previamente foram escolhidos em agosto. O envolvimento de todos foi emocionante, cada um deles com o propósito de fazer o melhor”, destacou Maralice.

Coordenadora do curso de Graduação em Gestão Hospitalar (Tecnológico) da Fasaúde, professora Maralice Staniecki (ao centro, de verde)

Coordenadora do curso de Graduação em Gestão Hospitalar (Tecnológico) da Fasaúde, professora Maralice Staniecki (ao centro, de verde)

xxxx

Ainda segundo Maralice, ações voltadas para empreendedorismo, relacionamento com o mercado e gestão de processos são um dos principais ganhos ao aluno. “Eles tiveram a oportunidade de se envolver na escolha dos palestrantes, na definição detalhada da programação, nos contatos e networking, na confecção de materiais, enfim, na gestão de todos os processos de organização do evento”, destaca.

Semana_Academica_2019_Fasaude


Os temas escolhidos pelos alunos para as atividades foram: Meio ambiente, saúde da população e a sustentabilidade empresarialGestão em saúde e a inteligência emocional; e Carreira e elaboração de currículos, preparação para entrevistas e  modelos de remuneração em saúde. Também ocorreu a atividade Revelando Talentos, com a mostra de talentos, em que os alunos e seus convidados puderam expor suas habilidades de destaque.


No dia 28 de outubro, o tema apresentado foi Meio ambiente, saúde da população e a sustentabilidade empresarial e nossos convidados para falar sobre sua experiência profissional neste tema foram: Bruno de Azevedo Ivanoff (escola de gastronomia); Gabriele Lohmann (Hospital de Clínicas de Porto Alegre); Marília Longo (advogada especialista em direito ambiental); Clóvis Eduardo Aguiar da Silva (Coordenador de Cooperativa de Reciclagem de Lixo).

Semana_Academica_2019_Fasaude5

No dia 29 de outubro o tema apresentado foi Gestão em saúde e a inteligência emocional e nossos convidados para falar sobre sua experiência profissional neste tema foram: Glauco Samuel Chagas (Superintendente Executivo da Unimed) e Claudia Stadtlober (coordenadora Adjunta Administrativa do curso de Medicina e professora na Unisinos).

No dia 30 de outubro, o tema apresentado foi Carreira e elaboração de currículos, preparação para entrevistas e modelos de remuneração em saúde e nossos convidados para falar sobre sua experiência profissional neste tema foram: Gabrielle Foletto (Consultora, professora e coach de carreira); Liziane Lopes  – Psicóloga especialista em Recursos Humanos (Coordenadora de RH no Hospital Moinhos de Vento); Camila Costa (RH do Hospital Moinhos de Vento) e Paola Doceline (Coach em comportamento individual e grupal – vestimenta para uma entrevista).]

Semana_Academica_2019_Fasaude4

“Agradeço a adesão de todos os alunos, bem como o respeito pelo movimento e aperfeiçoamento do conhecimento. É com esses movimentos que oportunizamos o aprimoramento da capacidade de gestão de todos. Agradeço imensamente o sucesso obtido”, finalizou Maralice.


A Fasaúde/IAHCS oferece cursos de graduação, pós-graduação e extensão, com foco no setor da saúde. Saiba mais em http://fasaude.com.br/.


Semana_Academica_2019_Fasaude1

 

VEJA TAMBÉM