PUCRS é a única universidade privada do RS com curso de Medicina nota máxima no Enamed
Resultado na primeira edição do exame consolida a PUCRS como referência em qualidade e consistência na formação médica no Rio Grande do Sul.
A PUCRS alcançou um resultado de destaque nacional na primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). O curso de Medicina da Universidade obteve conceito 5, a nota máxima da avaliação, conquistando o melhor desempenho do Rio Grande do Sul e o primeiro lugar entre todas as instituições de ensino superior avaliadas no Estado, públicas e privadas. Além disso, a PUCRS também se consolida como a única universidade privada gaúcha a conquistar essa performance.
Os resultados, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), indicam que, entre os 351 cursos avaliados, 204 tiveram avaliação satisfatória; e 99 obtiveram conceitos 1 e 2 – estes serão submetidos a processos de supervisão pelo Ministério da Educação (MEC).
De acordo com o reitor da PUCRS, Ir. Manuir Mentges, o desempenho de excelência no Enamed é motivo de orgulho, mas, sobretudo, de responsabilidade: “Este resultado reafirma um compromisso institucional que vai além dos indicadores: formar médicos com excelência técnica, ética e sensibilidade humana. Esse desempenho é fruto do trabalho consistente de professores, estudantes e equipes acadêmicas, alinhados a um projeto educacional que coloca a vida, a ciência e a sociedade no centro da formação”, destaca.
Formação consistente e excelência acadêmica
Em um contexto nacional marcado pela abertura de novos cursos e ampliação acelerada de vagas, o desempenho da Medicina da PUCRS também contribui para relembrar a importância de políticas institucionais sólidas, investimento contínuo em qualidade acadêmica e compromisso permanente com a formação responsável de profissionais da saúde.
Para o decano da Escola de Medicina, o resultado positivo é reflexo direto de uma formação construída de maneira consistente ao longo dos anos. Segundo ele, a qualidade do corpo docente e discente é um dos principais diferenciais do curso.
“Temos mais de 150 professores, todos com mestrado ou doutorado, e praticamente todos com atuação direta nos campos de prática onde nossos alunos também estão inseridos. Isso faz muita diferença na formação. Além disso, a Medicina da PUCRS é um curso muito procurado, com mais de dois mil candidatos no vestibular, o que também contribui para termos alunos altamente preparados para esse tipo de avaliação”, afirma.
Outro fator destacado pelo decano é a qualidade e diversidade dos campos de prática, que garantem uma formação alinhada à realidade do sistema de saúde e às necessidades da população.
“Nossos estudantes atuam em ambientes de assistência junto com os professores, como o Hospital São Lucas e o Centro de Extensão Universitária Vila Fátima, que atende comunidades do bairro Bom Jesus e região. Além disso, temos convênios importantes, como o Hospital Materno Infantil Presidente Vargas e a rede do Hospital Divina Providência, que ampliam e qualificam ainda mais os cenários de ensino”, explica.
Além da qualificação do corpo docente e da solidez dos campos de prática, a Escola de Medicina da PUCRS tem avançado de forma consistente em estratégias de inovação no ensino médico, ampliando as possibilidades de aprendizagem prática desde os primeiros anos da graduação. Um dos principais eixos desse movimento é o uso da simulação realística como ferramenta pedagógica.
Esse modelo de formação é complementado pela forte atuação da Escola de Medicina em pesquisa e pós-graduação, considerada estratégica para a qualificação do ensino na graduação. Atualmente, a Escola mantém três programas de pós-graduação, com cursos de mestrado e doutorado avaliados com conceitos de excelência, além de laboratórios e estruturas dedicadas à produção científica.
O que é o Enamed
O Enamed é uma avaliação criada pelo Inep para aferir a formação dos estudantes de Medicina, com foco em competências, habilidades e conhecimentos considerados essenciais para o exercício profissional. A prova integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e procura qualificar o acompanhamento dos cursos, subsidiar políticas públicas e fortalecer a qualidade do ensino médico no Brasil.
Nesta primeira edição, o exame avaliou cursos vinculados ao Sistema Federal de Ensino, considerando o desempenho dos estudantes concluintes. Os conceitos variam de 1 a 5, sendo os conceitos 4 e 5 considerados de excelência.