Última semana de inscrições para o primeiro vestibular de Medicina da Faculdade Moinhos de Vento
Candidatos com melhor desempenho no vestibular poderão concorrer a bolsas de estudo de até 15%.
Está na reta final o prazo de inscrições para o primeiro vestibular do curso de Medicina da Faculdade de Ciências da Saúde Moinhos de Vento. Os candidatos podem se inscrever até o dia 26 de janeiro, pelo site da Fundação Vunesp, responsável pela organização do processo seletivo, e pelo site da Faculdade. As aulas iniciam no primeiro semestre de 2026.
Neste primeiro processo seletivo, são ofertadas 60 vagas, sendo 42 por meio de prova presencial e 18 vagas destinadas a candidatos que optarem pela seleção via Enem, considerando as edições de 2023, 2024 ou 2025. Como forma de incentivo ao desempenho acadêmico, os primeiros colocados no vestibular poderão concorrer a bolsas de estudo de até 15%, conforme critérios estabelecidos no edital.
A prova presencial será aplicada no dia 22 de fevereiro, das 14h às 19h, em sete capitais brasileiras:
Porto Alegre
São Paulo
Rio de Janeiro
Belo Horizonte
Brasília
Curitiba
Florianópolis
O processo seletivo ocorre em fase única e inclui prova dissertativa de Biologia e Química, prova objetiva com questões de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Língua Inglesa e Física, além de redação em Língua Portuguesa.
ENEM
Para os candidatos que optarem pela modalidade Enem, serão consideradas as notas das cinco áreas do conhecimento, com exigência de média mínima de 730 pontos e nota diferente de zero na redação. O resultado final do vestibular será divulgado em 19 de março de 2026, mesma data prevista para a matrícula da primeira chamada.
Nota máxima no MEC e hospital de excelência
O vestibular marca o início das atividades do curso de Medicina da Faculdade Moinhos de Vento, autorizado pelo Ministério da Educação (MEC) com nota máxima (5), conforme portaria publicada no Diário Oficial da União em 24 de dezembro de 2025. O curso integra a estrutura do Hospital Moinhos de Vento, um dos sete hospitais de excelência do país e integrante do PROADI-SUS.
Com 8.440 horas de carga horária, cerca de 1.240 horas acima das diretrizes curriculares nacionais, o curso adota metodologias ativas de aprendizagem, promove integração precoce à prática clínica e mantém forte alinhamento às demandas do Sistema Único de Saúde (SUS), com atividades práticas desde os primeiros semestres.