Santa Casa adota sistema para monitorar exposição à radiação em tempo real
A tecnologia foi desenvolvida pela empresa VanellusRad e surgiu no Instituto de Física da UFRGS.
Os profissionais da Santa Casa de Porto Alegre que atuam em áreas com exposição à radiação passarão a contar com uma nova tecnologia de apoio à proteção radiológica, capaz de monitorar em tempo real os níveis de exposição. Desenvolvido em 2020 por acadêmicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o dosímetro eletrônico é adotado em hospitais como o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
A supervisora de Proteção Radiológica da Santa Casa, Laura Derengoski Moras, explica que o equipamento representa um aprimoramento significativo no cuidado já prestado aos profissionais expostos à radiação ionizante. “Os dosímetros convencionais não informam a dose de exposição de forma imediata, pois precisam ser submetidos à leitura após um mês de uso”, explica Laura. “Agora, conseguiremos monitorar nossos profissionais em cada procedimento, avaliando cada caso e cada equipamento. Isso nos permitirá orientar, em tempo real, as condutas para otimizar a exposição”, acrescenta a gerente de Gestão de Pessoas, Marluci Reche.
Laura destaca ainda que o impacto vai além da proteção dos colaboradores. “A equipe recebe feedback instantâneo sobre a exposição, o que permite ajustar técnicas, posicionamento do paciente e até mesmo a duração dos procedimentos em tempo real, com o objetivo de reduzir a dose entregue sem comprometer a qualidade da imagem diagnóstica”, afirma.
A tecnologia, desenvolvida pela empresa VanellusRad, surgiu no Instituto de Física da UFRGS. Em 2023, a Santa Casa, por meio do programa de aceleração do Banco Regional do Estado, foi responsável por testar e validar o produto nas áreas com exposição à radiação da instituição.
A inovação reforça o monitoramento já realizado de acordo com todas as normas de segurança da Santa Casa e fortalece o desenvolvimento de pesquisas e capacitações práticas em Segurança e Proteção Radiológica.