Gestão e Qualidade | 26 de novembro de 2025

Hospital Virvi Ramos conquista recertificação ONA Nível III

No Rio Grande do Sul, o Virvi Ramos faz parte de um seleto grupo de 19 hospitais com certificado ONA de Excelência em Acreditação Hospitalar.
Hospital Virvi Ramos conquista recertificação ONA Nível III (1)

Pela terceira vez consecutiva, o Hospital Virvi Ramos, de Caxias do Sul-RS, recebeu a recertificação ONA (Organização Nacional de Acreditação) Nível III – selo ouro (Nível máximo), que referenda qualificação de Excelência em Gestão para a instituição hospitalar.


ss600-


A certificação ONA atesta a qualidade de todos os procedimentos do hospital, considerando níveis internacionais de excelência em atendimento e proteção ao paciente. A ONA tem por finalidade a implantação e implementação de um processo permanente de melhoria da qualidade da assistência à saúde, estimulando todos os serviços prestados a atingirem padrões mais elevados de qualidade.


banner-iahcs-ss


Atualmente, apenas 234 Instituições no Brasil possuem certificação de excelência em saúde, (Nível 3) o que significa que o Hospital Virvi Ramos faz parte de um seleto grupo de hospitais do Brasil que possuem excelência em gestão, gerando um ambiente mais seguro e com assertividade nos resultados. No Rio Grande do Sul, o Virvi Ramos está entre os 19 hospitais com ONA Nível máximo.


Anúncio Site Setor Saúde


Cleciane Doncatto Simsen, Diretora Executiva do Hospital Virvi Ramos, destaca que a certificação é fruto do amadurecimento da cultura organizacional, já que a instituição trabalha voltada para a qualidade há mais de 20 anos. Os investimentos na estrutura física e tecnológica também foram impulsionados para obter a recertificação. A acreditação agrega valor para o Hospital, colaboradores e principalmente pacientes, proporcionando o uso de ferramentas que fazem parte da gestão estratégica.

“São melhorias no desempenho de processos através de indicadores, protocolos médicos baseados em evidências, gestão de risco altamente controlada com planos de contingência, análises da matriz Swot, avaliação de satisfação de pacientes, corpo clínico e operadoras, entre outras iniciativas que abrem o caminho para a excelência”, salienta Cleciane.

A diretora aponta ainda o engajamento da equipe como um diferencial para a conquista: “A recertificação ONA de Excelência é reflexo do trabalho de toda a equipe e endossa a qualidade dos serviços do Virvi Ramos em todos os seus processos, criando assim um ambiente de qualidade e segurança para pacientes, familiares e colaboradores. O investimento rumo à acreditação foi considerável e é feito até hoje através de melhorias constantes na estrutura física, no parque tecnológico e em capacitações”.

Certificação ISO 9001 é renovada pela sétima vez consecutiva

Desde 2007, quando foi certificado pela primeira vez, o Hospital Virvi Ramos possui certificação ISO 9001. Válida por três anos, a certificação foi renovada pela sétima vez consecutiva, já na norma mais atualizada, a ISO 9001:2015. Aliás, o Virvi Ramos é a única instituição hospitalar da cidade a possuir certificação ISO 9001.

Tanto a certificação ONA como a ISO 9001 foram conferidas pela empresa certificadora DNV (Det Norske Veritas), que realizou a auditoria no período de 06 a 10 de outubro. Os resultados foram publicados oficialmente nesta segunda-feira, 24 de novembro.

Vale ressaltar que a certificação ONA é voltada para a qualidade dos serviços de assistência à saúde, enquanto que a ISO 9001 tem enfoque na padronização dos sistemas de gestão. As duas certificações são válidas por 3 anos.

ONA

 A ONA (Organização Nacional de Acreditação) é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos, que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com enfoque na segurança do paciente.

A certificação é reconhecida pela ISQua (International Society for Quality in Health Care), associação parceira da OMS (Organização Mundial de Saúde), que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de centenas de países.

O objetivo da ação é promover um processo constante de avaliação e aprimoramento nos serviços de saúde e, dessa forma, melhorar a qualidade da assistência no País. A acreditação possui três níveis possíveis, que dependem do grau de maturidade de cultura de segurança do paciente em que se encontram. São eles: 

  • Nível 1 (Acreditado): a instituição deve atender aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. O certificado é válido por 2 anos. 

  • Nível 2 (Acreditado Pleno): além dos critérios de segurança, deve-se apresentar gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades. O certificado é válido por 2 anos. 

  • Nível 3 (Acreditado com Excelência): o princípio deste nível é a “excelência em gestão”. Uma instituição com excelência precisa atender aos níveis 1 e 2, além de demonstrar uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional. O certificado é válido por 3 anos.

Saiba mais sobre a ISO 9001 

A ISO 9001 é uma norma internacional que estabelece requisitos para um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) de uma organização, com o objetivo de melhorar a eficiência e a satisfação do cliente. Ela é aplicável a qualquer tipo de empresa, de qualquer setor, e foca em princípios como forte orientação para o cliente, melhoria contínua e abordagem de processo.

  • Norma de Gestão da Qualidade: A ISO 9001 define os critérios para que uma organização demonstre sua capacidade de fornecer produtos e serviços que atendam aos requisitos do cliente e regulamentares de forma consistente.

  • Abordagem holística: A norma promove uma visão de como a empresa opera, enfatizando a abordagem de processo, a gestão de riscos e a melhoria contínua.

  • Requisitos aplicáveis: É aplicável a todos os tipos de organizações, de qualquer setor, tamanho e natureza, incluindo empresas públicas e privadas.

  • Melhora a eficiência: Ajuda a trabalhar de forma mais eficiente, reduzindo falhas e desperdícios nos processos.

  • Aumenta a satisfação do cliente: Ao focar nas necessidades do cliente, a norma contribui para uma maior satisfação com produtos e serviços.

  • Fortalece a reputação: A certificação pode melhorar a imagem da empresa no mercado, atuando como um diferencial competitivo.

  • Melhora as relações internas: Promove uma maior interação e eficiência entre os colaboradores e as diferentes áreas da organização.

  • Facilita o acesso a novos mercados: A conformidade com a norma pode ajudar as empresas a participar do comércio internacional.

  • Princípios de gestão de qualidade: A norma é baseada em princípios como foco no cliente, liderança, engajamento de pessoas, abordagem de processo, tomada de decisão baseada em evidências, melhoria contínua e gestão de riscos.

  • Planejamento de processos: As organizações implementam a norma planejando seus processos, definindo procedimentos e buscando oportunidades de melhoria.

  • Melhoria contínua: A norma incentiva a análise de problemas e a implementação de medidas para evitar que eles se repitam.

VEJA TAMBÉM