Unicred apresenta cases de sustentabilidade na COP30 e reforça protagonismo do cooperativismo na transição verde
Iniciativas de energia renovável e economia circular reafirmam o compromisso do Sistema Unicred com a sustentabilidade e a Agenda 2030 da ONU.
O Sistema Unicred está representado na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), realizada em Belém (PA) entre 10 e 21 de novembro, com a apresentação remota de dois cases reconhecidos nacionalmente pelo Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras). As iniciativas foram selecionadas como exemplos de práticas transformadoras no enfrentamento das mudanças climáticas, reforçando o protagonismo do cooperativismo brasileiro na promoção do desenvolvimento sustentável alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Entre os destaques está o projeto “Microusinas de energia renovável e intercooperação”, da Unicred União, que tornou a cooperativa uma das primeiras instituições financeiras do país a atingir 100% de abastecimento por energia solar em suas 30 agências distribuídas entre Santa Catarina e Paraná. Iniciado em 2022, o investimento em microusinas fotovoltaicas reduziu custos operacionais e estimulou a adoção de soluções energéticas limpas por outros empreendimentos.
“Iniciativas como a da Cooperativa Unicred União, reforçam o nosso propósito em demonstrar que o cooperativismo consegue aliar eficiência econômica e responsabilidade ambiental. Quando um cooperado entra em uma agência abastecida por energia solar, ele enxerga na prática o impacto positivo de um modelo de negócio comprometido com o futuro”, destaca a diretora de Sustentabilidade e Supervisão da Unicred do Brasil e diretora-executiva do Instituto Unicred, Silvana Parisotto Agostini.
Outro case selecionado é o projeto “Batalhão do Bem”, da Unicred Premium Capital, desenvolvido no âmbito do Instituto Unicred. A iniciativa integra sustentabilidade, economia circular e inclusão produtiva ao transformar resíduos têxteis em oportunidades de trabalho e geração de renda. Mais de 200 mulheres em situação de vulnerabilidade social já foram capacitadas e atuam em polos produtivos locais. O projeto reaproveitou mais de 33 toneladas de resíduos têxteis e recebeu diversos reconhecimentos nacionais e internacionais, incluindo participação no Painel do Cooperativismo da COP28 (Dubai) e o Prêmio Top Cidadania 2024 – ABRH/RS.
“O Batalhão do Bem, da Unicred Premium Capital, demonstra na prática como o cooperativismo pode ser vetor de transformação ambiental e social. Gerar renda, reduzir resíduos e promover educação são compromissos que traduzem a essência do nosso propósito: cuidar das pessoas e do planeta”, afirma Silvana.
Os dois projetos foram selecionados pelo Sistema OCB para integrar o espaço “Coop na COP30”, que reúne 48 iniciativas de cooperativas brasileiras exibidas em painéis temáticos e exposições digitais. As ações da Unicred estão alinhadas aos eixos “Transição energética e desenvolvimento sustentável” e “Consumo e produção responsáveis”, previstos no Manifesto do Cooperativismo Brasileiro para a COP30.
Ao unir inovação, intercooperação e impacto positivo, a Unicred reafirma seu compromisso com um modelo econômico que promove prosperidade compartilhada. “A representação na COP30 é uma oportunidade de reforçarmos o papel das cooperativas como agentes protagonistas da mudança. A sustentabilidade está no centro da nossa estratégia, conectando resultado financeiro e valor humano, consolidando o verdadeiro sentido de cooperar”, conclui Silvana.