Gestão e Qualidade | 20 de novembro de 2025

Evandro Luis Moraes toma posse como Diretor Geral do Hospital São Lucas da PUCRS

Cerimônia de posse ocorreu nesta quarta-feira (19), no auditório do InsCer na PUCRS.
Evandro Luis Moraes assume oficialmente com novo Diretor Geral do Hospital São Lucas da PUCRS

Em solenidade realizada no auditório do Instituto do Cérebro (InsCer) nesta quarta-feira (19), o novo Diretor Geral do Hospital São Lucas da PUCRS (HSL), Evandro Luis Moraes tomou posse. Moraes passa a integrar a alta administração ao lado do diretor-adjunto, Irmão Marista Valdícer Fachi; do diretor técnico, Dr. Fabiano Ramos; da diretora assistencial, Profa. Dra. Janete Urbanetto; e do diretor administrativo-financeiro, Jorge Oliveira. O Hospital está vinculado à Pró-Reitoria de Saúde da PUCRS, criada para fortalecer a estratégia institucional na área da saúde e liderada pela professora Andrea Bandeira. A cerimônia, que também incluiu um painel que apresentou um panorama geral do hospital e suas perspectivas para os próximos anos, reuniu autoridades da Universidade e da Rede Marista, profissionais de saúde do HSL e representantes do poder público. 

hsl pucrs direcao

Ao portal Setor Saúde, o reitor da PUCRS, Ir. Manuir Mentges (à direita, foto abaixo), destacou que Moraes foi selecionado por sua experiência e adequação ao perfil. “Nós trabalhamos em um processo seletivo que olha para competências técnicas e socioemocionais. Elas estão mapeadas dentro do mapa de competências que é exigido para o cargo de diretor-geral do Hospital São Lucas. Queríamos um perfil que tivesse bom diálogo, boa adesão aos nossos valores institucionais, capacidade de trabalhar com o planejamento e na liderança de equipes, assim como resiliência, perspicácia tecnológica e letramento digital. Moraes possui grande experiência na saúde, mas também em outras áreas.”

Evandro Luis Moraes e Manuir Mentges

O reitor também falou sobre o abrangente plano de reposicionamento estratégico, visando um novo marco para a instituição que completará 50 anos em outubro de 2026. “Estamos em um momento de reposicionamento do Hospital. Isso envolve um novo planejamento estratégico e a implementação de um conjunto de projetos que visam assegurar o equilíbrio econômico e financeiro. Buscamos olhar com atenção para a qualidade assistencial e para um conjunto de elementos que são muito próprios e inerentes a um hospital escola. Nós estamos trabalhando com grande força na governança e na gestão para colocar todo o ecossistema da PUCRS em apoio e esse novo momento do hospital”, aprofundou Mentges.


banner-iahcs-ss


“Isso significa gerar inovação a partir do TECNOPUC e de startups na área da saúde que lá estão. Significa olhar para a excelência do ensino e na pesquisa para atrair os melhores profissionais e fidelizá-los no corpo médico, clínico, assistencial e técnico do Hospital São Lucas. Significa olhar para a força da nossa pesquisa desenvolvida nos institutos do Cérebro [InsCer], de Geriatria e Gerontologia [IGG], dos programas de pós-graduação, mestrado, doutorado, para que toda estrutura possa beneficiar o Hospital. Tudo isso embalado com um projeto estratégico que é bastante robusto e que visa ter uma entrega de curto prazo até o final de 2028.”


Anúncio Site Setor Saúde


Liderança Servidora

Em sua fala ao público na solenidade, o reitor falou sobre a Liderança Servidora, onde os líderes devem atua como facilitadores e mentores. “O líder deve se preocupar em fazer com que as pessoas de cada equipe cresçam juntas, de forma saudável, se tornem mais sábias. Queremos fazer com que as pessoas se tornem referências em suas áreas e que se tornem mais autônomas e mesmo assim queiram seguir conosco por entender que aqui sempre poderão crescer.”

lideranca servidora

Metas do planejamento

Segundo o reitor Mentges, cada projeto estratégico tem objetivos e resultados-chave muito bem definidos.  “As metas estão muito bem mapeadas em nosso planejamento estratégico. O que posso adiantar em termos de metas é que estamos buscando um NPS considerável, gerando elevação da satisfação das pessoas que acessam o nosso hospital. Há metas relacionadas ao equilíbrio econômico-financeiro, focando na sustentabilidade. Outra meta importante está atrelada à atração de novos médicos e a criação de novas áreas para o hospital, assim como a fidelização de talentos com uma captação dos nossos egressos de enfermagem, psicologia e medicina e outras formações. Enfim, é um conjunto bastante amplo que aos poucos nós vamos começar a divulgar quando os projetos ganharem a devida maturidade”, detalhou o reitor da PUCRS.

Manuir Mentges reitor pucrs

“Quando, em 2050, futuras gerações abrirem a ata deste momento, desejamos que possam dizer: eles tiveram visão, planejaram com coragem, ousaram acreditar e fizeram acontecer”, complementou o reitor. 

“Marco de carreira” e a importância dos 100 primeiros dias

Evandro Luis Moraes, novo Diretor Geral do Hospital São Lucas da PUCRS, falou sobre o novo desafio. Ele descreve a sua nova posição como um marco de carreira e um ápice profissional, gerando felicidade, realização e, acima de tudo, motivação e serenidade para o trabalho. “É um momento de ápice de carreira assumir a direção geral de um hospital vinculado a uma instituição como a PUCRS. É uma oportunidade que poucos executivos têm acesso. Para mim é um momento de muita felicidade, de muita realização profissional, mas acima de tudo, de muita motivação e serenidade. Agora é iniciar esta trajetória e fazer o trabalho que tem que ser feito, devidamente orientado pelos meus colegas que estão aqui. Nosso propósito está claro: até 2028 nós seremos sim um hospital de referência acadêmica na região sul do Brasil, quiçá do Brasil. Estamos muito comprometidos com essa causa”, externou Moraes.

evandro moraes posso hsl pucrs

“Os primeiros 100 dias são sempre importantes. Existem ações imediatas. Eu falava agora há pouco sobre a questão da complexidade da assistência em saúde. É uma vocação que o São Lucas sempre teve, pelo vínculo com a PUCRS, uma referência para a alta complexidade. É para isso que serve um hospital-academia, para ter complexidade embarcada. De forma geral, faremos uma revisão de processos assistenciais. A gente vai buscar, num curto espaço de tempo, certificações internacionais que são importantes para o nosso dia a dia. E a mesma coisa vale para os processos de back office, com a  retaguarda administrativa e financeira, com um olhar atento e revisão de processos, de procedimentos e alinhamentos. Então, os primeiros 100 dias são importantes nesse sentido. É preciso dar o tom, mostrar que a gente veio para uma virada. Veio para uma superação e para este novo momento a ser construído visando algo maior para a história do Hospital”, destacou Moraes.

evandro moraes hsl pucrs

“Assumo a direção geral do Hospital São Lucas com enorme gratidão e profundo senso de responsabilidade. Liderar a transformação desta instituição rumo a uma nova era de excelência é um propósito claro: uma era que valoriza as pessoas, acolhe o conhecimento e une a força da academia com a nobreza da prática assistencial. Quero que sejamos reconhecidos não apenas como um hospital de grande porte, mas como um hospital de referência acadêmica, onde ensino, pesquisa e cuidado caminham juntos, com o paciente no centro de tudo o que fazemos”, reforçou Moraes.

evandro moraes andra bandeira manuir mentges

Fortalecimento da integração dos empreendimentos da saúde e o HSL

Lançada no último ano e sob o comando de Andrea Bandeira (no centro, foto acima), a Pró-Reitoria de Saúde tem como objetivo central fomentar a integração entre os empreendimentos de saúde da PUCRS. “A Pró-Reitoria de Saúde tem como objetivo fomentar a integração entre os empreendimentos. O Hospital São Lucas é o nosso maior empreendimento, com 3.300 colaboradores. Temos ainda o Instituto do Cérebro, Instituto de Geriatria e Gerontologia, Centro Clínico e Centro de Pesquisas Clínicas. Há o objetivo central de fortalecermos a governança, construir alinhamentos mais sinérgicos e dar respostas mais coordenadas. Temos uma grande potência instalada. Além disso, aperfeiçoaremos toda a interface com as nossas escolas da área da saúde, a Escola de Ciências da Saúde da Vida e a Escola de Medicina”, explicou Bandeira.

andrea bandeira pucrs

“Queremos nos posicionar cada vez mais para o papel de um hospital universitário e de referência na formação de profissionais da saúde. Esse é um momento muito especial e sem dúvida a chegada de Evandro [Moraes] vem para consolidar este reposicionamento… Como um hospital filantrópico, a gente tem o desafio da sustentabilidade. A prestação de serviços para o Sistema Único de Saúde faz parte da nossa missão e nós queremos avançar, contribuir e fornecer mais qualidade pra todas as pessoas que buscam o nosso hospital independente se é pelo Sistema Único de Saúde ou particular ou qualquer outro convênio”, ressaltou a Pró-Reitoria de Saúde.

Integração e oportunidades para os alunos

“Atualmente, cerca de 800 estudantes da área da saúde e mais de 150 residentes, médicos e multiprofissionais, passam pelo Hospital São Lucas mensalmente. A meta é intensificar projetos para reter os melhores estudantes de graduação e residentes, incentivando-os a buscar residências e especializações vinculadas ao ecossistema de saúde da PUCRS”, anunciou Bandeira.

Trabalho conjunto

O secretário municipal de Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, parabenizou a PUCRS e o novo diretor do HSL e ressaltou o potencial de expansão do Hospital e a parceria com o município. “Temos muitas possibilidades, tanto na saúde suplementar quanto no sistema público, e vocês têm uma equipe de profissionais de altíssima referência. Com trabalho conjunto, este hospital pode se tornar ainda mais uma referência para a saúde de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul”, disse Ritter.

evandro moraes hospital sao lucas pucrs

Evandro Moraes: trajetória consolidada e reconhecimento nacional 

Com trajetória marcada pela excelência em gestão na área da saúde, Moraes atuou nos últimos 11 anos como superintendente administrativo do Hospital Moinhos de Vento, uma das principais referências hospitalares do país. Administrador de formação, possui educação executiva pela Harvard Business School em Saúde Baseada em Valor, além de três MBAs pela Fundação Getúlio Vargas — em Inteligência em Negócios, em Supply Chain Management e em Gestão Executiva Internacional — e MBA Internacional pela University of California em Gerenciamento de Negócios. 

Reconhecido por sua atuação estratégica e pelo olhar inovador voltado à eficiência e à qualidade assistencial, Evandro também contribui para a formação de novos líderes do setor. É professor convidado do MBA em Gestão na Saúde da PUCRS, do pós-graduação em Saúde da Faculdade Unimed, do MBA em Saúde da Faculdade Moinhos de Vento e da Fundação Dom Cabral (FDC). 

Com informações adicionais da Assessoria de Comunicação do HSL/PUCRS. Fotos Giordano Toldo/PUCRS.

VEJA TAMBÉM

MPRS e Hospital Moinhos firmam parceria pioneira para oferecer cirurgias reparadoras gratuitas a vítimas de crimes violentos

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) e o Hospital Moinhos de Vento oficializaram, nesta terça-feira (18), uma atuação conjunta para disponibilizar cirurgias plásticas reparadoras gratuitas a vítimas de crimes violentos. Pela primeira vez, uma ação une um hospital de referência e o Ministério Público em um programa que integra conhecimento especializado, responsabilidade social e trabalho voluntário.

FEHOSUL abre inscrições para o SEMINÁRIOS DE GESTÃO que ocorre no dia 5 de dezembro, na AMRIGS

A FEHOSUL (Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do RS) e a AHRGS (Associação dos Hospitais do RS), abriram as inscrições para a segunda edição do Seminários de Gestão de 2025.  Com palestrantes de renome e assuntos variados, esta edição discutirá temas como a qualidade, experiência do paciente e valor em saúde; Reforma Tributária e o impacto nos prestadores; inteligência

FEHOSUL participa da etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho, em Porto Alegre

Na quarta-feira, 12 de novembro, ocorreu em Porto Alegre a etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho (II CNT). O evento aconteceu das 8h às 17h, no Hotel Embaixador e reuniu representantes de empregadores, trabalhadores e governo para debater os desafios e as perspectivas do mundo do trabalho e formular propostas que serão encaminhadas