Procedimento pioneiro no mundo realizado no Hospital Moinhos é destaque em periódico
International Brazilian Journal of Urology - uma das revistas internacionais mais prestigiadas na área de urologia - aborda cirurgia de implante de um neuromodulador sacral, a primeira no mundo a utilizar a tecnologia Loop-X.
Um procedimento pioneiro para o tratamento da bexiga hiperativa foi destaque no International Brazilian Journal of Urology, uma das revistas internacionais mais prestigiadas na área de urologia. Realizada em janeiro deste ano no Hospital Moinhos de Vento, a cirurgia de implante de um neuromodulador sacral foi a primeira no mundo a utilizar a tecnologia Loop-X.
Indicada como terapia avançada para disfunções miccionais complexas — como urgência para urinar, aumento da frequência urinária diurna e noturna, associada ou não à incontinência —, a técnica é recomendada quando outros tratamentos não surtem efeito. “A estimulação do terceiro nervo sacral, que controla a função da bexiga, permite melhorar os sintomas em até 85% dos casos”, explica o Dr. Marcio Averbeck, responsável pelo procedimento e médico do Serviço de Urologia do Hospital Moinhos de Vento.
A tecnologia Loop-X possibilita localizar o ponto exato da punção do nervo, reduzindo o tempo cirúrgico. No caso publicado, a equipe integrou imagens de neurografia por ressonância magnética, que identificam as raízes nervosas sacrais, com imagens em tempo real captadas pelo robô. “É um refinamento da técnica que utilizamos e mais um exemplo do pioneirismo do Hospital Moinhos de Vento. Essa inovação permite o manejo de situações clínicas complexas, não só na urologia, mas também na neurocirurgia”, salienta Averbeck.
Vinícius Dessoy Maciel, presidente da Brainlab para os Mercados Emergentes, acrescenta que a tecnologia disponibilizada pela empresa permite a realização de procedimentos mais seguros e eficientes, o que se traduz em uma melhor qualidade de vida para os pacientes. “O Hospital Moinhos de Vento, ao trazer a suíte robótica da Brainlab para a rotina dos procedimentos cirúrgicos de diversas especialidades, estabelece um novo padrão de tratamento no Brasil. É com grande satisfação que vemos o Loop-X sendo usado de forma pioneira no mundo para entregar imagem intraoperatória de qualidade para este tipo de cirurgia”, ressalta Maciel.
A International Brazilian Journal of Urology é uma das 10 mais importantes do mundo no segmento da urologia. Além disso, destaca Averbeck, é indexada no PubMed, um dos maiores banco de dados da Medicina global, que concentra as principais publicações científicas internacionais.
Suíte robótica Brainlab
O Loop-X é um dos aparelhos que integra a suíte robótica Brainlab, dedicada a procedimentos de alta complexidade e precisão e combina diferentes tecnologias de cirurgia guiada por imagens, aquisição intraoperatória de imagens 3D, robótica cirúrgica e integração digital. Os equipamentos contam com elevado grau de automatização para a obtenção da maior segurança possível no procedimento e o melhor desfecho clínico para o paciente.
O espaço é o primeiro do tipo na América Latina – e o Hospital Moinhos de Vento foi a quinta instituição no mundo a contar com uma sala desse porte. O Loop-X integra a Suíte Robótica que a instituição adquiriu recentemente junto à empresa alemã Brainlab, em um investimento de R$ 4,9 milhões.