Gestão e Qualidade | 23 de maio de 2025

Hospital Banco de Olhos organiza mutirão para atender e realizar a doação de óculos para até 400 crianças

Ação em parceria com a Secretária Estadual de Saúde e a Ótica Moinhos Kids tem como objetivo reduzir o tempo de espera, que pode chegar a até 40 meses em consultas pediátricas com essa finalidade.
Hospital Banco de Olhos organiza mutirão para atender e realizar a doação de óculos para até 400 crianças

O Hospital Banco de Olhos (HBO) intensificará os esforços para reduzir a fila de espera por consultas oftalmológicas pediátricas no Rio Grande do Sul com uma ação especial que prevê a doação de 400 óculos a crianças atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No sábado, 24 de maio, a instituição realizará mais 200 atendimentos previamente agendados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), concluindo o mutirão iniciado no dia 17 deste mês. O atendimento será exclusivo para pacientes com consulta marcada por meio da SES, que organiza a fila de espera e encaminha os casos para o HBO. Durante a ação, os atendidos serão direcionados a um espaço reservado onde representantes da Ótica Moinhos Kids – parceira da iniciativa, responsável pela confecção dos itens e distribuição de forma gratuita.


banner setor saúde (1)


A fila para consultas oftalmológicas é atualmente a maior entre as especialidades ofertadas pelo SUS no Rio Grande do Sul. Segundo dados da SES, cerca de 30 mil pessoas aguardam atendimento. O HBO, que possui contrato com o Estado, é responsável por atender uma quantidade específica dessa demanda. Pelo SUS, a instituição realiza as consultas e fornece gratuitamente a receita para os óculos. No entanto, a confecção e entrega dos óculos não fazem parte das atribuições previstas nesse contrato. Por isso, a ação desenvolvida em parceria entre o Grupo São Pietro Hospitais e Clínicas – gestor do HBO –, a SES e a Ótica Moinhos Kids representam um avanço significativo. A iniciativa vai beneficiar diretamente o público infantil e contribuir para a redução de uma fila que, em alguns casos, poderia ultrapassar três anos de espera, conforme explica o Dr. Fausto Stangler, Diretor Técnico do Hospital Banco de Olhos.


IMG_6214


“A busca pela oftalmologia tem várias subdivisões, como glaucoma, catarata, atendimento pediátrico e outros. Isso é um dos fatores que explica a demora no atendimento e também o que motivou esse esforço coletivo focado nas crianças. Para superar o volume de atendimentos que o HBO está fazendo nesses dois finais de semana, demoraria cerca de 40 meses. No primeiro dia, encaminhamos pacientes que estavam esperando há dois anos e, vão poder enxergar melhor para brincar, aprender e, a partir de agora, ver a vida com outros olhos “, detalha o Dr. Fausto Stangler.

Com 400 atendimentos agendados para o mutirão, o HBO não realizará consultas com esta finalidade para pessoas que não possuem horário marcado pela SES.

VEJA TAMBÉM