Gestão e Qualidade | 15 de outubro de 2024

Cirurgia torácica robótica avança no tratamento do câncer em Londrina

Equipe da Oncoclínicas já realizou 29 procedimentos desde dezembro de 2022.
Cirurgia torácica robótica avança no tratamento do câncer em Londrina

A cirurgia robótica é cada vez mais utilizada no Brasil, trazendo benefícios para o paciente e facilidades para o cirurgião. Nos últimos cinco anos, de 2018 a 2023, o número de procedimentos passou de 17 mil para 88 mil, de acordo com a Associação Médica Brasileira. Em relação ao tratamento oncológico, essa técnica tem sido indicada para vários tumores sólidos, com a maioria dos pacientes podendo ser considerados bons candidatos ao procedimento na plataforma, desde que avaliados conjuntamente pelas equipes da Oncologia e da Cirurgia, como informa o oncologista Gabriel Lima Lopes, da Oncoclínicas Londrina (Oncoclínicas&Co). No município, desde dezembro de 2022, a equipe da unidade já realizou 29 procedimentos relacionados ao aparelho respiratório.


outubrorosa_setorsaude_banner_online_portoalegre (1)


O cirurgião Rafael Egoroff Fogolin, também da Oncoclínicas Londrina, destaca que o grupo foi responsável por introduzir o programa de cirurgia torácica robótica do Hospital Santa Casa de Londrina e do Hospital Evangélico de Londrina. As intervenções mais frequentes usando a plataforma robótica são realizadas em pacientes com câncer de pulmão e abrangem a retirada total ou parcial de um dos dois órgãos, remoção de um dos seus cinco lobos ou de apenas um segmento pulmonar. Também pode ser adotada para a extração dos linfonodos do mediastino, etapa essencial e mais delicada do tratamento cirúrgico curativo do câncer do pulmão, bem como para tumores de mais difícil acesso, como a traqueia, a região retroesternal, a pleura e a parede torácica.

No Brasil, a neoplasia de pulmão deve registrar neste ano 14 mil novos casos em mulheres e 18 mil em homens, conforme projeção do Instituto Nacional de Câncer (INCA). A Região Sul se destaca com a maior incidência da doença no país, projetando 24 novos diagnósticos a cada 100 mil habitantes entre a população masculina, o dobro da média nacional. Para o público feminino, são estimadas aproximadamente 15 novas ocorrências, enquanto a estimativa do país é de 12 casos.


outubrorosa_setorsaude_banner_online_portoalegre (1)


Vantagens do uso da plataforma robótica

“A cirurgia robótica oferece uma visão 3D, filtra tremores, possibilita movimentos 360º de pinça semelhantes ao pulso humano e com capacidade muito superior ao procedimento por vídeo. Além disso, também conta com energia bipolar avançada que colabora muito com uma dissecção mais delicada e efetiva”, afirma o cirurgião. Essas características permitem que casos mais complexos sejam atendidos de forma minimamente invasiva, especialmente em situações pós-tratamento ou radioterapia.

Esta opção terapêutica está regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina desde 2022 e entre as vantagens para os pacientes, estão menor tempo de internação, redução dos casos de infecção, diminuição de complicações pós-operatórias e recuperação mais rápida no período pós-cirúrgico

Oncoclínicas&Co

Oncoclínicas&Co é o maior grupo dedicado ao tratamento do câncer na América Latina, com um modelo especializado e inovador focado em toda a jornada do tratamento oncológico, aliando eficiência operacional, atendimento humanizado e especialização por meio de um corpo clínico composto por mais de 2.700 médicos especialistas com ênfase em oncologia. Com a missão de democratizar o tratamento oncológico, oferece um sistema completo que integra clínicas ambulatoriais a cancer centers de alta complexidade. Conta com 145 unidades em 39 cidades brasileiras, permitindo acesso de qualidade em todas as regiões que atua, alinhados aos padrões dos melhores centros de referência mundiais no tratamento do câncer.


outubrorosa_setorsaude_banner_online_portoalegre (1)


Com foco em tecnologia, medicina de precisão e genômica, a Oncoclínicas realizou aproximadamente 635 mil tratamentos em 2023. É parceira exclusiva no Brasil do Dana-Farber Cancer Institute, afiliado à Faculdade de Medicina de Harvard, um dos principais centros de pesquisa e tratamento de câncer no mundo. Possui a Boston Lighthouse Innovation, especializada em bioinformática, em Cambridge, Estados Unidos, e participação na MedSir, dedicada ao desenvolvimento e gestão de ensaios clínicos para pesquisas independentes sobre o câncer, em Barcelona, Espanha. Recentemente, expandiu sua atuação para a Arábia Saudita por meio de uma joint venture com o Grupo Al Faisaliah, levando a missão de vencer o câncer para um novo continente e proporcionando cuidados oncológicos em escala global, ao combinar a hiperespecialização oncológica com abordagens inovadoras de tratamento.

A companhia integra a carteira do IDIVERSA, índice lançado pela B3, destacando empresas comprometidas com diversidade de gênero e raça. 

VEJA TAMBÉM