Gestão e Qualidade | 19 de janeiro de 2024

Diretora Executiva anuncia os investimentos do Hospital Sapiranga em 2024

Elita Cofferri Herrmann conversou com o portal Setor Saúde e avaliou conquistas de 2023 e as expectativas para este ano.
Nossa proposta é entregar melhores resultados, otimizando custos destaca Diretora Executiva do Hospital Sapiranga

Elita Cofferri HerrmannDiretora Executiva do Hospital Sapiranga, fala ao portal Setor Saúde sobre as conquistas de 2023. “Apesar dos constantes desafios, o Hospital Sapiranga teve importantes avanços, investindo em estrutura física e novos serviços”, comemora Herrmann. Ela destaca também que neste ano novos projetos serão concretizados, como o serviço de hemodinâmica, Centro de Parto Normal e o novo Centro de Especialidades, entre outros. Para aperfeiçoar a eficiência, a inovação e as tecnologias de dados têm tido papel importante para a tomada de decisões, explica a 16ª participante da série especial de entrevistas com executivos de hospitais, operadoras e clínicas do Brasil.

Herrmann fala sobre tendências da saúde e como o Hospital vem se preparando para as mudanças que estão surgindo. E completa abordando gargalos que devem ser foco de atenção dos governos e das organizações de saúde em 2024. Leia a matéria completa. 


PUBLICIDADE

HM-CEO-24


Conquistas mais relevantes em 2023

“Com certeza o ano de 2023 foi de enfrentamento de muitos desafios para o Hospital Sapiranga. Tanto o setor público quanto o privado vêm enfrentando dificuldades no aspecto econômico e o reflexo passa a ser imediato para as instituições de saúde e sua sustentabilidade. As pessoas estão procurando os serviços de saúde com a doença em estágios mais avançados e consequentemente geram mais custos para o tratamento, além do aumento significativo no custo de insumos e mão de obra especializada, impactando diretamente no custo operacional dos serviços.”

“Apesar dos constantes desafios, o Hospital Sapiranga, teve importantes avanços, investindo em estrutura física e novos serviços”, comemora Herrmann. 

sapiranga 1

“O Pronto Atendimento e Emergência, passou de um espaço físico de 450 para 1200 metros quadrados o que além de maior conforto e segurança para os pacientes em atendimento, passou a contar também com a retaguarda do serviço de pronto atendimento cardiológico, qualificando ainda mais a porta de entrada, visando a resolutividade.”

“Implementação de um serviço específico para tratamento de saúde mental, o qual conta com 16 leitos de internação e tratamento diferenciado. Nessa unidade, além de toda a equipe multidisciplinar especializada, contamos com uma prática que é a zooterapia, que conta com as coterapeutas a égua sereia e a cadelinha akira, que fazem a diferença no tratamento desses pacientes”, completa.

sapiranga cavalo

“Aqui também podemos comemorar o destaque do nosso hospital na captação de órgãos, na nossa região. Com uma CIDHDOT bastante atuante, foram importantes captações de órgãos no ano de 2023, inclusive a captação de coração que foi algo inédito para nossa instituição. Esse resultado realizado a muitas mãos é muito gratificante, pois vem de encontro ao nosso propósito.”

Diretora Executiva orgao

“Também seguindo a qualificação dos serviços com segurança e qualidade o Hospital Sapiranga teve sua Recertificação pela ONA, conforme Missão Institucional de ´Proporcionar um atendimento à saúde das pessoas com qualidade e segurança´”, adiciona Herrmann. 


PUBLICIDADE

compras-hospitalares-shs


Principais investimentos previstos para 2024: serviço de hemodinâmica, Centro de Parto Normal, Centro de Especialidades, centro cirúrgico, endoscopia e colonoscopia 

“Para o ano de 2024, estão previstos alguns investimentos em infraestrutura como a cardiologia intervencionista, com a instalação de um serviço de hemodinâmica.”

Ainda neste ano, “o Centro de Parto Normal, também deverá ser concluído em 2024, proporcionando maior conforto para pacientes obstétricas, trazendo uma excelente experiência no momento do parto, sempre primando pela segurança, respeito e humanização.”

“A reestruturação do centro de especialidades, transformando-o em serviços e linhas de cuidado. O centro cirúrgico que deverá ser totalmente reformado, trazendo ainda maior conforto e segurança. Outros serviços como endoscopia e colonoscopia também terão seus espaços modernizados e ampliados”, completa. 


PUBLICIDADE

NAXIA-DIGITAL


Movimentos mais recentes da organização que ajudam a evidenciar os esforços para aperfeiçoar a eficiência

“Estamos trabalhando fortemente o conceito de Inovação na Instituição. Nossa proposta é entregar melhores resultados, otimizando custos, seja através da revisão de processos, incorporação de tecnologias, ou melhorias no ambiente. Um novo olhar para o uso de dados, visando trabalhar com informações em tempo real, seja para a tomada de decisão, seja para identificar novas oportunidades ou ainda detectar problemas no processo.”

“O hospital foi contemplado em 2023, com um projeto de eficiência energética da RGE, parte integrante do programa da ANEEL, com substituição de equipamentos e ampliação de módulos fotovoltaicos, visando menor consumo e geração de energia elétrica, sendo que o projeto será ampliado, com aquisição de mais placas solares em 22024. O objetivo de geração própria de parte da de energia consumida, além de trazer uma economia de aproximadamente 20% na conta de luz, vem de encontro às práticas da instituição por fontes de energia renovável”, estima a Diretora Executiva no Hospital Sapiranga.

sapiranga hospital--

Principais diretrizes ou eixos estratégicos estipulados para o ciclo 2024

“Todo final de exercício, faz-se a revisão das estratégias, metas atingidas, análise de mercado e redefinição de novas estratégias e metas. O Hospital Sapiranga tem como fundamento para o próximo ano um grande investimento na perspectiva do aprendizado e crescimento, por entender que é através das pessoas que atingirá as demais perspectivas, como melhorias de processos e resultado financeiro. Já iniciamos no mês de dezembro um programa de desenvolvimento dos 25 gestores da Instituição, o qual deverá se estender em 2024, onde todas as ações e entregas estão voltadas para nosso planejamento estratégico, que serão desdobradas até a operação”, explica. 

“A preocupação constante com a qualidade, fazem parte do escopo do hospital. Somos um hospital acreditado desde 2021 e a Acreditação é um método para a excelência em gestão e assistência segura. Portanto, todos os nossos esforços na gestão estão direcionados no modelo assistencial, o qual tem o paciente no centro do cuidado.”

sapiranga hospital-

Tendências e/ou inovações que ditarão os rumos da saúde 

“As tendências do mercado de saúde indicam uma forte presença da tecnologia, como a utilização da inteligência artificial, telemedicina, saúde digital, entre outras. A medicina passou de um olhar de cuidado da doença para um conceito mais amplo, onde as pessoas têm se preocupado mais com a saúde, tanto física quanto mental, buscando a prevenção e educação.”

Conforme a Diretora Executiva no Hospital Sapiranga, “a Inteligência Artificial é que tem tendência a impactar mais significativamente o setor, desde a melhoria e agilidade no atendimento ao paciente como também subsidiar aos profissionais nas decisões, como na clinica por exemplo.”

“O Hospital Sapiranga vem se aproximando, através de formalização de parcerias com grupos já constituídos, com o objetivo de desenvolver e adaptar novas tecnologias e produtos que tragam maior eficiência nos processos e melhor experiência do paciente. Também vem abrindo espaço junto com empresas de tecnologias, startups, para a busca de novos produtos que possam contribuir com a o ramo da saúde.”

Gargalos e ineficiências que devem ser foco de atenção dos governos e das organizações de saúde em 2024

“O SUS é um sistema universal de saúde que atende a mais de 100 milhões de pessoas, este número que vem crescendo e tende aumentar ainda mais nos próximos anos, pela transformação do perfil demográfico, com o envelhecimento da população e o aumento da expectativa de vida, trazendo novas e mais complexas demandas e consequentemente maior custo.”

Para a executiva. “os governos deverão estar atentos a algumas medidas que poderão minimizar os custos investidos na saúde, como a promoção de práticas baseadas em evidências, evitando a utilização de recursos em tratamentos não comprovados ou de benefícios duvidosos.”

Para ela é preciso investir na prevenção e promoção da saúde, incentivar a implementação de modelos de pagamento que recompensem a qualidade e a eficiência dos cuidados médicos. É imprescindível criar iniciativas para que os estilos de vida da população se tornem mais saudáveis. “A falta de coordenação nos níveis de atenção à saúde, leva a duplicação de esforços, exames, consultas desnecessárias e gastos evitáveis”, alerta.

“Esse modelo, tem impactado também na saúde suplementar. As pequenas e médias operadoras enfrentam dificuldades cada vez maiores. É necessário fazer mudanças nesse sistema, buscando por um modelo de assistência com adesão de protocolos clínicos, que tragam desfechos que agreguem mais valor ao usuário, com a diminuição da variabilidade, redução de custos e direcionamento dos recursos de forma mais adequada”, finaliza.

perfil elita

pefil hospital sapiranga

 



VEJA TAMBÉM