Hospital Moinhos de Vento usa prótese inédita na região Sul para oclusão do forame oval patente
Tecnologia da Abbott recém-chegada ao Brasil oferece ainda mais segurança para os pacientes.
O Hospital Moinhos de Vento realizou, no final de junho, um procedimento para oclusão por cateter do forame oval patente com uso da prótese Amplatzer Talisman, recém-chegada ao mercado brasileiro. Essa foi a primeira vez que a tecnologia do laboratório Abbott foi utilizada no sul do país.
O forame oval patente é um orifício que comunica o lado direito com o esquerdo do coração. Após o nascimento, ele se fecha naturalmente. Porém, até 30% das pessoas podem tê-lo aberto sem prejuízos para a saúde. Contudo, uma parcela desse total precisará passar pelo procedimento para fechamento. São indivíduos que já tiveram evento isquêmico cerebrovascular, explica Marco Wainstein, coordenador da Hemodinâmica do Hospital Moinhos de Vento.
PUBLICIDADE
A nova prótese, segundo o especialista, se destaca por suas características inovadoras, como tamanho, maleabilidade e por chegar previamente montada no cateter, conferindo ainda mais segurança.
“O procedimento é realizado com anestesia local e sedação, com entrada pela veia femoral. O cateter entra pelo lado direito do coração, atravessa o orifício, entra no átrio esquerdo e, em seguida, os discos da prótese são liberados”, diz Wainstein.
Hospital Moinhos na vanguarda das inovações em cardiologia
Rápido, o processo teve duração de aproximadamente 45 minutos. Para Carisi Anne Polanczyk, chefe do Serviço de Cardiologia, Cirurgia Vascular e Cardíaca do Hospital Moinhos de Vento, esse procedimento reforça a atenção da instituição em ofertar terapias cada vez mais individualizadas – respeitando as características e riscos de cada paciente – mirando sempre o que há de mais novo na especialidade.
“Nossa proposta é estar na vanguarda das inovações em cardiologia, não só em termos tecnológicos, mas de capacitação de todo o corpo clínico para atender a todos casos”, afirma.
PUBLICIDADE
Serviço de Cardiologia
O Serviço de Cardiologia do Hospital Moinhos de Vento é composto por profissionais que são referências nacionais e internacionais. Estruturada em torno de quatro núcleos de atuação — Arritmia e Eletrofisiologia; Insuficiência Cardíaca; Cardiomiopatia e Cardio-oncologia; Valvulopatia e Doenças Estruturais e Cardiologia Congênita e Pediátrica —, a área está pronta para o atendimento de alta resolubilidade em todas as unidades da Instituição. Em 2022, o Serviço foi reconhecido internacionalmente pela revista Newsweek, sendo considerado um dos melhores hospitais do país na área cardiológica.