Gestão e Qualidade | 19 de julho de 2023

Conexão Proadi apresenta estudo que avalia rede de atenção em saúde aos pacientes com epilepsia

Projeto desenvolveu e aplicou ferramenta de análise dos serviços de assistência nos níveis primário, secundário e terciário.
Conexão Proadi apresenta estudo que avalia rede de atenção em saúde aos pacientes com epilepsia

Considerada uma das doenças neurológicas mais comuns, a epilepsia acomete cerca de 50 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Na faixa etária pediátrica, é um dos problemas crônicos mais prevalentes, afetando cerca de 10% das crianças. Apesar do alto índice de casos, há evidências que apontam a desestruturação e a falta de acesso dos pacientes nos diferentes níveis de atenção – primário, secundário e terciário.

Para fazer um recorte sobre essa realidade, o Hospital Moinhos de Vento e o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), lideram o estudo Epilepsia: diagnóstico situacional. O andamento do trabalho será apresentado no Conexão Proadi Moinhos de julho, que ocorre na quinta-feira (20), a partir das 13h, em formato híbrido.


PUBLICIDADE

NAXIA-DIGITAL


Diagnóstico situacional

O diagnóstico situacional é uma ferramenta que possibilita a identificação das demandas dos pacientes com a doença no âmbito dos serviços de saúde, analisando se o manejo está adequado às necessidades. Também permite a avaliação da estrutura da rede de atenção quanto ao fornecimento dos serviços a essa população. O instrumento foi desenvolvido pela equipe do projeto e aplicado pelos consultores técnicos e consultores médicos em todas as secretarias estaduais, municipais de cada capital, bem como, do Distrito Federal nos níveis primário e secundário e, também, em 31 centros de referência habilitados na alta complexidade em neurologia e neurocirurgia com o serviço de investigação e cirurgia de epilepsia no nível terciário.


PUBLICIDADE

BANNER-KAPLAN-ONCOCLINICAS


Sugestões de melhorias em âmbito nacional

“Agora, estamos na fase de compilação de dados. Vamos colocá-los na plataforma para tabular e analisar o cenário de cada região para posteriormente compormos um documento com sugestões de melhorias em âmbito nacional”, explica Kamyla Lameira Vieira, líder operacional do trabalho.

Ao fim das análises, os pesquisadores vão sugerir estratégias para melhorar a assistência dos pacientes atendidos pelo SUS.

Conexão Proadi Moinhos – Epilepsia: diagnóstico situacional


Quando: quinta-feira (20), às 13h


Onde: Auditório Moinhos (Rua Tiradentes, 333 – Térreo, bloco B)


Inscrições: gratuitas pelo site

 

 



VEJA TAMBÉM