Westphalen alerta para situação do IPE-Saúde
Preocupado, deputado ocupou tribuna da Assembleia nesta terça-feira
O presidente da Assembleia Legislativa e vice-presidente da FEHOSUL, deputado estadual Pedro Westphalen, usou a tribuna nesta terça-feira, 28, para alertar os parlamentares e o Governo Estadual para a atual situação do IPE-Saúde.
O parlamentar, que é médico, destacou a reunião que teve com o Grupo Paritário na última semana, na qual a FEHOSUL esteve presente, quando recebeu cópia de notificação extrajudicial endereçada a Presidência do IPE, assinada pelas entidades médicas e dos prestadores de serviços do Estado, que ressalta o não cumprimento dos acordos assinados em relação à CBHPM (Classificação Brasileira de Hierarquização de Procedimentos Médicos) e a falta de pagamento de diferenças do faturamento, situação que remonta a 2005 (veja aqui).
“Faço esta manifestação com a responsabilidade de um homem que tem na saúde um motivo e maneira de vida, e que entrou na vida pública tendo como uma das principais razões, justamente o IPE”, ponderou. Westphalen não vê os problemas orçamentários ocorridos no ano passado perto de serem solucionados.
O presidente do Legislativo assinalou que não houve aumento no orçamento do IPE e os passivos pactuados com prestadores de serviços ainda precisam ser cumpridos. “A partir de outubro, novembro, não haverá dinheiro se não vocacionarem para o IPE os recursos que lhe são de direito”, alertou.
Lembrando da situação falimentar vivida pelo instituto há oito anos, quando existia um passivo atrasado de R$ 198 milhões com os prestadores, o deputado alertou para a necessidade de maior atenção com o problema atual. “Que não se permita uma volta ao passado, como está se anunciando”, concluiu.