Hospital de Israel testa drone brasileiro para transferência de sangue
Veículo percorreu 25 km de distância com carga de 3,8 kgA empresa brasileira Speedbird Aero realizou no dia 3 de abril a primeira transferência de sangue por drone de um hospital para outro em Israel. O projeto piloto é uma iniciativa do Hospital Rambam, de Haifa, e pode ser incorporada ao cotidiano da instituição.
Unidades de sangue fornecidas por Magen David Adom (equivalente israelense a Cruz Vermelha) foram transportadas por um drone construído pela empresa brasileira Speedbird Aero. O material coletado saiu do Rambam Medical Center, em Haifa, para o Galilee Medical Center em Nahariya, a 25 quilômetros de distância. O teste envolveu a transferência de 3,8 kg de sangue. Este modelo de Vant (Veículo Aéreo Não Tripulado) pode transportar até 10 quilos.
PUBLICIDADE
Hospital Rambam
Vinculado ao Instituto Technion, de Haifa, o Rambam teve dois de seus pesquisadores — Aaron Ciechanover e Avram Hershko — premiados com o Nobel de Química, por seu trabalho com células-tronco. O nome do hospital é um acrônimo de Moisés Ben Maimon (1135-1204), filósofo e médico judeu nascido na Espanha.
Aproximadamente 80.000 pacientes são cuidados pelo hospital todos os anos, além do atendimento de 600.000 pessoas nos seus ambulatórios e institutos médicos. A escola de medicina do Technion está localizada ao lado do hospital e possui um centro médico com 36 departamentos com 1.000 leitos, 45 unidades médicas, 9 institutos e 6 laboratórios.
PUBLICIDADE