Sistema Pixeon Smart, voltado à gestão hospitalar, recebe certificação da SBIS-CFM
Ferramenta foi certificada no nível máximo, nas categorias Clínica/Ambulatório e Consultório IndividualPixeon Smart, da Pixeon – empresa de sistemas de gestão para negócios da saúde – acaba de ganhar a Certificação SBIS-CFM, que avalia e atesta aspectos de segurança, qualidade e privacidade dos Sistemas de Registro Eletrônico de Saúde (S-RES). Por meio de requisitos que contemplam conformidade e regulamentações, criados com base em padrões e normas de qualidade, discutido entre especialistas da área e submetidos à consulta pública, o selo foi concedido para o Sistema de Informação Hospitalar Pixeon Smart 22.5, nas categorias Clínica/Ambulatório e Consultório Individual.
“Para nós é um orgulho receber essa certificação, que atesta a qualidade dos nossos serviços e representa tanto para o segmento. Fomos certificados no nível máximo, estágio até então não alcançado por nenhuma outra empresa brasileira nessas categorias, por nossa ferramenta voltada para o mercado Gestão Hospitalar, a Pixeon Smart, que permite controlar e integrar áreas e processos de uma unidade, de ponta a ponta, garantindo eficiência e segurança”, explica Richerland Medeiros, Diretor de Produto e Tecnologia da Pixeon. De acordo com ele, a solução tem o intuito de melhorar o dia a dia de equipes e médicos envolvidos em processos hospitalares e, consequentemente, o paciente, que acaba sendo o maior beneficiado.
Em material enviado à imprensa, a Pixeon destaca que “dentro da solução Pixeon Smart, a Pixeon possui um dos melhores PEPs (Prontuário Eletrônico do Paciente) do mercado, integrando de forma única informações de todas as etapas presentes no ambiente hospitalar, com dados detalhados de exames, tratamentos e medicamentos, focados nas áreas de oncologia, nefrologia, oftalmologia, ortopedia, cardiologia e medicina ocupacional.”
PUBLICIDADE
Estágio 3
A fim de aprimorar a segurança da informação dos registros eletrônicos em saúde; avaliar a aderência das ferramentas a regulamentos e normativas, para suporte legal e eliminação de papel; e, ainda, promover a evolução tecnológica dos Sistemas de Registro Eletrônico de Saúde (S-RES) no Brasil, a certificação da SIBS – que contribui com o aprimoramento da segurança e qualidade da assistência ao paciente – possui três estágios de maturidade. Cada estágio representa o nível de maturidade do software implementado. No caso do Pixeon Smart, a certificação alcançada foi a de Estágio 3, que indica o cumprimento das mais altas exigências relacionadas à segurança do paciente e segurança da informação, de acordo com o processo evolutivo avaliado, em que ainda são considerados todos os requisitos exigidos nas etapas anteriores.
“Com acompanhamento de diversos indicadores de gestão e dados compartilhados em tempo real, os sistemas da Pixeon têm foco na assistência assertiva e de excelência a seus clientes. O módulo de Business Intelligence (BI), inserido na solução Pixeon Smart, auxilia as instituições no gerenciamento de seus processos de forma eficiente, com alertas automáticos desenvolvidos de acordo com cada necessidade”, complementa o executivo.
Além do Pixeon Smart, a Pixeon já possui certificação da SBIS nas categorias NGS2 e Ambulatória com seu produto SmartPEP, reforçando o atendimento aos requisitos de privacidade e confidencialidade da informação da saúde. A empresa também conta com registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o PACS Aurora – um sistema de arquivamento e comunicação de imagens – que certifica a conformidade do produto de acordo com as exigências da agência reguladora.
Certificação SBIS-CFM
O Processo de Certificação de S-RES foi criado por meio de uma parceria entre a SBIS e o Conselho Federal de Medicina com o intuito de avaliar e atestar aspectos de qualidade, segurança e privacidade de Sistemas de Registro Eletrônico de Saúde (S-RES), incluindo conformidade a regulamentações. A lista de requisitos foi estabelecida com base em diversos padrões, normas e boas práticas de qualidade de S-RES, e foi amplamente discutida e consensuada por especialistas na área de informática em saúde. Adicionalmente, os requisitos constantes neste Processo de Certificação foram submetidos à consulta pública, quando a comunidade pôde colaborar para seu aperfeiçoamento.
Pixeon
Fundada em 2003, em Florianópolis (SC), a Pixeon se uniu à antiga Medical Systems em 2012 – movimento este promovido pela Intel Capital. No ano seguinte, em 2013, a empresa iniciou um processo de consolidação a partir dessa fusão, quando contou com a primeira rodada de investimento da Riverwood Capital, tornando-se uma das maiores empresas brasileiras de tecnologia e inovação para a saúde. Com o objetivo de ser líder nacional deste mercado e referência de qualidade em toda a América Latina, desde a fusão, foram cinco aquisições de empresas, sendo a última o BoaConsulta.
Atualmente, possui mais de 6 mil clientes que atendem mais de 45 milhões de pacientes por ano. Os sistemas da Pixeon impactam ainda uma média de 150 milhões de exames e consultas anualmente. Com sede em São Caetano do Sul (SP), além de unidades de negócios distribuídas por todo o país, a Pixeon atende hospitais, clínicas, laboratórios de diagnóstico e centros de diagnósticos de imagem. Até 2024, a companhia prevê o investimento de R$ 83 milhões em todo seu portfólio de produtos, um dos maiores do mercado.