Gestão e Qualidade, Tecnologia e Inovação | 29 de junho de 2022

Dasa lança no Brasil novo exame de imagem para diagnóstico de Alzheimer

Teste de PET amiloide é complementar ao exame de sangue lançado recentemente pela rede e está disponível nas marcas de medicina diagnóstica em SP e RJ
Dasa lança no Brasil novo exame de imagem para diagnóstico de Alzheimer

Buscando trazer mais ferramentas para o diagnóstico e melhorar o manejo clínico da doença de Alzheimer, a Dasa, acaba de disponibilizar mais um exame de detecção da doença em seus laboratórios. O PET amiloide Florbetabeno (PET-CT com Florbetabeno-18F) auxilia no diagnóstico de Alzheimer medindo a carga de placa amiloide no cérebro por meio da leitura do radiofármaco que se liga à proteína beta-amiloide, presentes no encéfalo de pacientes com a enfermidade.

Muitas demências e doenças neurodegenerativas se assemelham à doença de Alzheimer. A presença das placas beta-amiloide (Aβ) são marcadores mais precisos para confirmar o Alzheimer, e o novo exame, sendo mais específico, pode identificar com mais eficácia a proteína e fechar o diagnóstico, juntamente com outros manejos clínicos. Esses marcadores foram aprovados por agências reguladoras, como o FDA, nos Estados Unidos, e em outros países como eficazes para avaliações qualitativas da densidade da placa beta-amiloide (Aβ).

Segundo o diretor geral Médico e de Cuidados Integrados da Dasa, Leonardo Vedolin, o PET amiloide é um complemento para o exame de sangue para diagnóstico de Alzheimer lançado recentemente pela Dasa. Assim como este último, o PET amiloide é recomendado para pessoas com comprometimento cognitivo leve ou com suspeita de demência. “O médico pode indicar a realização do PET nos casos em que o teste sanguíneo identifica uma dosagem das proteínas ABeta 42 e ABeta 40. Se a razão entre as duas for menor do que 0,160, isso sugere um risco acima do normal de ter Doença de Alzheimer”, explica.


PUBLICIDADE

banner_setor_saude_-_600x313px_2


Dados do Ministério da Saúde de 2020 apontam que cerca de 1,2 milhão de brasileiros tenham Alzheimer, a maior parte deles ainda sem diagnóstico. “O diagnóstico precoce é fundamental porque possibilita desacelerar a progressão da doença e garante mais controle sobre os sintomas, garantindo melhor qualidade de vida ao paciente e à família”, lembra Vedolin.

O novo teste complementar para a Doença de Alzheimer está disponível, inicialmente, nos laboratórios de medicina diagnóstica da Dasa: Alta (SP e RJ), Delboni (SP) e CDPI (RJ).

Referência

Ministério da Saúde. “21/9 – Dia Mundial da Doença de Alzheimer e Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer”. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/21-9-dia-mundial-da-doenca-de-alzheimer-e-dia-nacional-de-conscientizacao-da-doenca-de-alzheimer. Acesso em: 11 de maio de 2022.

 



VEJA TAMBÉM