Ministério da Saúde indica Embase para pesquisadores
Diretrizes metodológicas para elaboração de revisão sistemática e meta-análise traz a plataforma de ciências biomédicas da Elsevier como uma das principais fontes de dados na áreaA Embase foi escolhida como uma das três principais plataformas de ciências biomédicas pelo Ministério da Saúde, na publicação digital Diretrizes Metodológicas – Elaboração de Revisão Sistemática e Meta-Análise de Ensaios Clínicos Randomizados, divulgada em fins do ano passado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos da pasta.
Das páginas 19 à 22, os pesquisadores recebem orientações sobre como proceder para que a busca por estudos seja “abrangente, sensível e sistematizada, visando encontrar todas as evidências disponíveis que preencham os critérios de elegibilidade, com o objetivo de reduzir a possibilidade de viés de publicação”.
Além da recomendação da Embase como uma das plataformas de referência para a pesquisa geral em ciências biomédicas, o material traz quadros com exemplos de filtros validados utilizados na base de dados para Ensaios Clínicos Randomizados (ECR) e número de referências obtidas com o uso de cada filtro.
PUBLICIDADE
Thesaurus Emtree
A Embase também é indicada nessas Diretrizes Metodológicas do Ministério da Saúde quando o assunto é vocabulário controlado (”baseado em termos padronizados e descritores, que são atribuídos a determinado assunto e utilizados para indexar um estudo na base de dados”). Isto porque a plataforma da Elsevier indexa termos com o thesaurus Emtree – uma “árvore de termos” de ciências da vida que permite otimizar a busca, identificação e recuperação com diferentes formulários de pesquisa e filtros disponíveis na interface da plataforma.
“Estamos felizes com essa notícia e seguimos aprimorando a qualidade das nossas soluções de pesquisa em prol da ciência”, comemora Lilian Paiva, gerente de Soluções da Elsevier América Latina.