OMS faz alerta sobre os perigos da pressão alta
No Dia Mundial da Saúde, órgão lembra que a hipertensão é causadora das principais doenças cardiovasculares
A Organização Mundial da Saúde (OMS) aproveitou o Dia Mundial da Saúde para alertar sobre um grande problema de saúde pública, a hipertensão, ou pressão alta. Mais de um terço da população do mundo, segundo o órgão, possui pressão alta, causando doenças cardiovasculares, falência dos rins, derrame e outras casos de podem levar à morte prematura. Esta doença crônica e silenciosa causa a morte de 9,4 milhões de pessoas por ano.
A ingestão de sal, o hábito de fumar, excesso de álcool, falta de atividade física e alimentação desequilibrada são os principais fatores que desencadeiam o aparecimento da pressão alta.
Ainda segundo a OMS, 80% das mortes por motivos cardíacos ocorrem em países subdesenvolvidos. Para o órgão, a conscientização da população sobre a necessidade de mudanças de hábitos e busca por uma melhor qualidade de vida deve ser um dos principais focos dos governos, meios de comunicação e demais agentes da sociedade nestes países. Medir a pressão arterial é sempre importante, principalmente em adultos a partir dos 40 anos.