Mundo | 6 de setembro de 2017

Medicamento para tireoide causa reações graves em pacientes na França

Levothyrox, com nova fórmula afetou milhares de pessoas
Medicamento para tireoide causa reações graves em pacientes na França

Na França, a mudança na fórmula de Levothyrox, medicamento indispensável para o tratamento da tireoide, causou acentuadas reações adversas, incluindo pelo menos 1.500 casos graves desde o início deste verão europeu, de acordo com o jornal francês Le Figaro. Os efeitos colaterais relatados pelos pacientes são numerosos, variando de fortes dores de cabeça a prolongados períodos de diarréia, perda de memória, tonturas, queda de cabelo ou distúrbios do ritmo cardíaco.

O medicamento passou a contar com acido nítrico anido e o manitol. Porém, a levotiroxina sódica, princípio ativo do produto, não foi alterada. O Levothyrox é produzido pelo laborátorio Merck e, no Brasil, é comercializada com o nome de EuthyroxPorém, não houve nenhuma alteração nos medicamentos comercializados no Brasil. De acordo com a Merck Brasil, a nova fórmula do Euthyrox não está disponível no país e não há qualquer previsão de seu lançamento por aqui. 

Associação Francesa dos Pacientes com Doenças na Tireoide mobilizou-se na França e organiza uma petição pelo restabelecimento da antiga fórmula do Levothyrox. Quase 200 mil pessoas já assinaram o documento.

VEJA TAMBÉM