Mundo | 3 de janeiro de 2013

O impacto econômico de um hospital nos EUA

Mais de U$ 500 milhões investidos na comunidade, geração de empregos e renda
O impacto econômico de um Hospital nos EUA

Em janeiro de 2013 o Bingham Memorial Hospital, localizado em Idaho (EUA), divulgou alguns dos principais impactos econômicos identificados por sua atuação na comunidade, apurados a partir de um estudo independente solicitado à Universidade de Nevada (EUA). Dentre os principais pontos  destacados, estão o grande número de empregos que a atividade hospitalar demanda.

O Bingham Hospital possui mais de 1700 empregados, sendo o 5º maior empregador da região onde está instalado. A geração de 64,1 milhões de dólares em salários pagos a seus funcionários e colaboradores contribui para um impacto ainda maior na economia local.

Como a instituição pertence a  proprietários locais, os ganhos e lucros são reaplicados na própria economia da região; este importante impacto local não aconteceria, apontou o estudo, se os lucros tivessem de ser enviados para alguma sede fora da região ou do estado. Outro elemento de destaque apontado pelo estudo é a adoção de uma política que preferencialmente opta pela compra de materiais e equipamentos dos fornecedores locais.

O que se pode comprovar com estes dados e informações é que a instalação de um novo hospital vai muito além da significativa importância da oferta assistencial aos moradores de uma determinada região. O Hospital é uma empresa complexa, geradora de uma mão de obra altamente especializada, e traz como resultados muito mais do que diagnóstico, tratamento e cura. O impacto econômico, desde os investimentos para o planejamento do prédio, sua construção e posterior utilização com os diversos serviços oferecidos, movimenta econômica e socialmente todo ambiente geográfico disposto em torno do empreendimento.

VEJA TAMBÉM