Gestão e Qualidade | 14 de dezembro de 2016

Fehosul avalia criação de departamento de clínicas veterinárias

Tema foi abordado em encontro com representantes da categoria, dia 8 de dezembro
fehosul-avalia-criacao-de-departamento-de-clinicas-veterinarias

O Sistema Fehosul realizou, no dia 8 de dezembro, reunião com representantes do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-RS) e proprietários de clínicas veterinárias. O encontro deu início a uma nova parceria, que visa estabelecer ações para ajudar na gestão de estabelecimentos de saúde animal. Flávio Borges, diretor executivo da Fehosul, também participou do encontro.

O objetivo da reunião foi aproximar ambas as partes, para fortalecer a categoria através da expertise de gestão e aperfeiçoamento da Fehosul. “O conhecimento técnico eles têm. Podemos contribuir com a profissionalização empresarial das clínicas, um trabalho mais voltado para o negócio”, destacou a gerente de relacionamento com o mercado da Fehosul, administradora hospitalar Shirlei Gazave.

Departamento de Clínicas Veterinárias

No campo do treinamento, a Fehosul começou a projetar a criação de um departamento de clínicas veterinárias, e também um curso de extensão para o setor, em uma parceria com a Fasaúde. “Queremos promover a capacitação e profissionalizar a gestão das empresas deste segmento”, destacou Shirlei.

Entre os tópicos que deverão ser pautas, estão planejamento estratégico, gerenciamento de materiais, gestão de equipe, enfrentamento do luto, acompanhamento de normas para certificar que as instituições estão de acordo com as regulamentações da Anvisa, questões trabalhistas e tributárias,  entre outras.

“A área veterinária é diferente da hospitalar, os animais não são exatamente os clientes. Os clientes são os tutores/proprietários dos animais. Eles são os primeiros a identificar que algo está errado com a saúde do animal. E são a última voz na decisão dos tratamentos. Trata-se de uma realidade que precisamos analisar com critério e adaptar nosso conhecimento, para ajudarmos a qualificar o segmento”, salientou Shirlei Gazave.

“Os estabelecimentos de cuidado animal são considerados casas de saúde, equiparadas a hospitais, clínicas e laboratórios. Possuem suas peculiaridades pelo tipo de atendimento que fazem, mas estão dentro do escopo de representatividade da Fehosul. Produzem por exemplo, lixo do tipo hospitalar e devem ter um rigoroso controle de infecção. A interação homem-animal também é um assunto que nos interessa, já que os pets se tornaram “membros da família”. A sua participação na recuperação de pacientes vem sendo confirmada em estudos recentes, demonstrando benefícios no campo da auto-estima das pessoas”, afirma Cláudio Allgayer, presidente da Fehosul.

O próximo passo é segmentar as áreas prioritárias de interesse dos proprietários, lançar uma programação de atividades e convocar as clínicas veterinárias que já integram o Sistema Fehosul para participarem de um grupo de trabalho, que será responsável por discutir as demandas e os rumos do setor.

 

VEJA TAMBÉM