Tecnologia e Inovação | 17 de novembro de 2016

Aplicativo criado por radiologistas brasileiros é destaque em concurso nos EUA

Ferramenta oferece abordagem prática sobre o uso dos meios de contraste em exames de imagem
aplicativo-criado-por-radiologistas-brasileiros-e-destaque-em-concurso-nos-eua

Médicos radiologistas brasileiros elaboraram uma ferramenta que oferece uma maneira prática para análise dos possíveis riscos de Fibrose Sistêmica Nefrogênica (FSN) e Nefropatia Induzida por Contraste (NIC).

O aplicativo Meios de Contraste: FSN vs. NIC foi semifinalista no concurso Best Radiology Mobile App 2016 Minnie Award, promovido pelo renomado portal de radiologia dos EUA, o Aunt Minnie. A premiação, realizada anualmente, reconhece os melhores cases na área de imagiologia médica, com cerca de 200 candidatos em 14 categorias diferentes (veja as listas, em inglês).

O trabalho foi elaborado pelos radiologistas Sandro Fenelon, do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), e Frederico F. de Souza, da Universidade do Mississipi (EUA). A ideia do aplicativo surgiu pelo fato de não existirem informações centralizadas e resumidas sobre o tema, que fossem acessíveis em tempo real, em um único local.

Lançado em junho, o Meios de Contraste: FSN vs. NIC está disponível nos sistemas iOS (Apple) e Android (Google), com versões em português e inglês. Médicos e demais profissionais da saúde podem usá-lo, de forma simples e prática, para a escolha do meio de contraste mais adequado em exames de imagem. Isso porque escolher o exame correto para cada paciente é um desafio diário e devem ser pesados os riscos e benefícios de cada opção (como o contraste iodado e o ).

Trata-se do primeiro e único aplicativo nesse segmento da área médica. O objetivo da ferramenta é promover o uso racional e mais seguro dos meios de contrastes em exames radiológicos de pacientes com disfunção renal, baseado no cálculo da taxa de filtração glomerular (TFG).

VEJA TAMBÉM