Geral | 1 de novembro de 2016

Mês de conscientização sobre câncer de próstata tem ações no RS

Hospitais e clínicas engajadas promovem eventos e serviços
mes-de-conscientizacao-sobre-cancer-de-prostata-tem-acoes-no-rs

Assim como o já tradicional Outubro Rosa é o mês de conscientização sobre o câncer de mama, o Novembro Azul também chama a atenção para uma doença que preocupa muitos homens: o câncer de próstata.

A campanha internacional, que teve início na Austrália e rapidamente se alastrou pelo mundo, busca sensibilizar os homens sobre a relevância do diagnóstico precoce, uma vez que a detecção da doença em estágio inicial é fundamental para a sobrevivência do paciente. Vale lembrar que, no dia 17 de novembro, é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

No mundo, esse tipo de câncer é o sexto mais comum e o que mais acomete o sexo masculino. No Brasil, são esperados mais de 61 mil novos casos somente em 2016, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Por ano, são mais de 13 mil mortes, ou uma a cada 40 minutos.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), é extremamente importante o exame regular através do toque retal e do exame PSA (antígeno prostático específico). Isso porque, após o aparecimento dos sintomas, mais de 95% dos casos de câncer de próstata já estão em fase avançada.

O exame de toque e o PSA, feito por meio da coleta de sangue, podem detectar a maior parte dos tumores em fase inicial. Embora o câncer de próstata não possa ser prevenido, há 90% de chances de cura quando diagnosticado precocemente, o que torna os exames periodicamente realizados a melhor maneira de se prevenir contra a doença. O ritual compreende o toque retal e o exame de sangue, para checar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico). Se houver suspeita, o paciente deve se submeter à biópsia da próstata. O toque retal é considerado indispensável e não pode ser substituído pelo PSA, por ultrassom ou qualquer outro.

Exames diagnósticos

Toque retal: Utilizado para diagnosticar qualquer anormalidade na próstata. De acordo com especialistas, o exame deve ser realizado por homens acima de 50 anos. Dura aproximadamente 10 segundos, é simples e praticamente indolor. É sempre recomendável e fundamental para detectar o estágio da doença e para definição do tratamento.

PSA (antígeno prostático específico): Dosagem de uma proteína  por meio de exame de sangue. O valor limite do PSA aceitável é abaixo de 4 ng/ml, porém podem existir tumores com PSA abaixo deste valor. Quando o PSA estiver acima de 10 ng/ml há indicação formal para biópsia. Para valores entre 4-10 ng/ml, deve-se também levar em consideração a velocidade do PSA e a relação PSA livre/total.

Ultrassom transrretal: Pode ser usado para orientar a biópsia da próstata. Também poder ser útil na determinação do volume prostático e para avaliar a extensão local da doença.

Cintilografia óssea: Fundamental na identificação do estágio do câncer da próstata, sendo altamente sensível, porém pouco específica. É indicada em todo paciente portador de câncer da próstata com PSA > 20ng/ml e PSA entre 10-20 com graduação histológica de Gleason > 7.

Fatores de risco

Hereditariedade: Se houver dois ou mais parentes de primeiro grau portadores da doença, e se a mesma foi descoberta antes dos 60 anos de idade, podem ser sinais de risco.

Idade: Como em outros tipos de câncer, a idade é um marcador de risco importante. No caso da próstata, há um significado especial, pois tanto a incidência como a mortalidade aumentam exponencialmente após os 50 anos. 

Alimentação: Antiga e valiosa recomendação. Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e pobres em gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também o risco de outras doenças crônicas.

Hábitos de vida: Fatores associados com câncer da próstata foram detectadas em alguns estudos incluem o “crescimento análogo à insulina”, o consumo excessivo de álcool e o tabagismo. Homens com sobrepeso e obesos também possuem maior risco de desenvolver câncer de próstata.

Rio Grande do Sul

Durante o Novembro Azul são feitas, em todo o mundo, atividades de orientação sobre o câncer de próstata e saúde do homem e ações para estimular a atividade física.

A Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do RS (Fehosul), iluminará a fachada de sua sede – assim como foi feito no mês de outubro com a cor rosa – personalizando com a cor azul, e promoverá matérias especiais a cada semana sobre o tema, que serão publicadas no portal de notícias Setor Saúde (www.setorsaude.com.br). O portal fez um levantamento junto às instituições de saúde gaúchas. As ações que serão realizadas no Rio Grande do Sul incluem:

O primeiro domingo de novembro (6/11) será a data da ação da campanha Mais Vida Contra o Câncer, promovida pelo Hospital do Câncer Mãe de Deus. A iniciativa propõe transformar a primavera em um período especial de celebração à vida e de luta contra o câncer. Nesse dia haverá blitz no Parque da Redenção, das 10h às 15h, com van personalizada, totem explicativo da campanha e entrega de mudas de flores. Também serão distribuídas cartilhas com informações sobre os principais sintomas de alguns tipos de câncer, como mama, próstata, colo do útero, melanoma, pulmão, cabeça e pescoço. As ações focam o combate ao câncer de mama e próstata, incentivam a convivência e comemoram a renovação da natureza na primavera. Em outubro já foram realizadas ações no Parque da Redenção e em frente ao Hospital Mãe de Deus.

No dia 20 de novembro, profissionais do Hospital Moinhos de Vento estarão no Parque Moinhos de Vento (Parcão), com ações de conscientização. Médicos estarão à disposição, falando sobre a doença, os riscos, como prevenir, etc. Ao mesmo tempo, uma equipe de técnicos de enfermagem vai fazer exames de pressão e avaliar números referentes à saúde das pessoas interessadas em participar.

A campanha do Hospital Divina Providência será via redes sociais. Um banner para conscientização será divulgado no Facebook, e esse mesmo material será promovido internamente, na TV corporativa do hospital.

Ações de endomarketing, online e offline serão feitas pelo Hospital Virvi Ramos, em Caxias do Sul. Haverá distribuição de fita azul para os funcionários. A fachada do hospital será personalizada com iluminação, bem como as redes sociais ganharão tons na cor. Também será divulgado material nas recepções e por toda a instituição, com informações sobre prevenção, o que é a próstata, como é o tratamento.

O Hospital Bruno Born, em Lajeado, terá iluminação especial, em tom azul, na fachada do prédio.

Através do Programa de Humanização do hospital, o Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo, em Santa Maria, realizará palestras internas com especialistas (o urologista Márcio Riggo e o cardiologista Gustavo Thomé) do corpo clínico, voltadas para os funcionários da instituição. Também serão distribuídos laços azuis nas dependências.

O Hospital Ernesto Dornelles promove, no dia 16 de novembro, o Happy Hour Azul, um debate em formato de bate-papo, que terá mediação do radialista Marcos Piangers e terá a presença de médicos urologistas e oncologistas que estarão à disposição da população, esclarecendo dúvidas sobre câncer de próstata, a importância dos exames preventivos e o diagnóstico precoce. O evento, gratuito, será às 19h, no Anfiteatro Bruno Marsiaj (Av. Ipiranga, 1801). Os participantes serão recepcionados com um coquetel e os primeiros 60 receberão um vale exame de PSA e consultoria gratuita pós exame.

No SIDI Medicina por Imagem, uma ação de conscientização, através de material impresso, será distribuída em todas as unidades do Sidi. Serão folhetos informativos sobre a doença, o que é e como é o tratamento do câncer de próstata.

O prédio da Oncologia Centenário, em São Leopoldo, ganhará uma iluminação azul ao longo de novembro. As tradicionais fitas azuis também serão distribuídas para os pacientes.

O Hospital Tacchini realiza entrevista coletiva especial no dia 9 de novembro. Os médicos coordenadores da equipe do Instituto do Câncer do Tacchini – Fernando Obst, Juliana Giacomazzi e Thiago Cusin – irão abordar o tema, usando dados e material gráfico, para falar da doença e a importância da prevenção.

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre fará campanha online voltada para o público interno, com materiais digitais de conscientização, que serão enviados para os funcionários.

A CliniOnco desenvolverá ações de promoção da saúde do homem e prevenção do câncer de próstata junto à comunidade durante o mês. O lema adotado pela CliniOnco para a campanha de 2016 é Nossa causa é cuidar de você. A mobilização começa internamente na instituição com o uso de camiseta na cor azul alusiva a campanha a qual irá compor o uniforme dos colaboradores durante todo mês. As camisetas também poderão ser adquiridas na instituição por aqueles que quiserem se engajar na causa. Além da ação interna com pacientes e familiares como objetivo de estimular atitudes preventivas para o câncer no homem, palestras informativas em empresas e escolas com profissionais médicos para divulgar a campanha estão sendo programadas para o decorrer de novembro.  A CliniOnco ainda distribuirá material informativo, dará orientação profissional, verificará a pressão arterial dos interessados, assim como aplicará questionário sobre hábitos de saúde e prevenção do câncer no homem. A programação do Novembro Azul CliniOnco ainda inclui:  Ação no Brique da Redenção (próximo ao Monumento Expedicionário) – no dia 6 de novembro, das 10h às 14h; e ação no Shopping Total (próximo ao supermercado Zaffari) no dia 25 de novembro, das 14h às 18h.

Leia mais sobre câncer de próstata.

 

VEJA TAMBÉM