Empregabilidade e Aperfeiçoamento, Gestão e Qualidade | 18 de outubro de 2016

Vestibular: Fasaúde forma os futuros gestores da saúde

Graduação tecnológica é desenvolvida em parceria com a Federação dos Hospitais do RS
vestibular-fasaude-forma-os-futuros-gestores-da-saude

Com autoridade de quem vem formando em seus cursos de pós-graduação profissionais de referência no mercado nacional da saúde (saiba mais sobre os mais de 40 anos de atuação), a coordenadora do curso de graduação tecnológica em Gestão Hospitalar da Faculdade de Tecnologia em Saúde (Fasaúde), Rita Carnevale, destaca que “a Fasaúde consegue trazer, de fato, o mercado para o ambiente da sala de aula. Inúmeras atividades extracurriculares gratuitas, inseridas no dia a dia dos alunos e dos professores nos ajudam a ter a conexão que o mercado exige hoje em dia.” 

A prova de vestibular está com as inscrições abertas. Veja os dias e horários disponíveis (vestibular agendado).

Conexão com o mercado

A parceria com a Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do RS (Fehosul), firmada recentemente, permite que os alunos tenham contato com os assuntos atuais do mercado. Os alunos podem participar sem qualquer custo, das inúmeras atividades da Fehosul, entre cursos, seminários e palestras. Em 2015, foram realizados 49 atividades, quase uma por semana, na média. “O nosso curso de graduação consegue direcionar temas e aprofundar discussões utilizando a linguagem do mercado, através de docentes especialistas em áreas como auditoria, inovação, sustentabilidade e segurança do paciente, por exemplo. Podemos afirmar com convicção que o gestor moderno e atualizado que o mercado da saúde busca, está sendo formado aqui em nossa Faculdade.” 

Carnevale diz que as turmas em andamento tiveram uma boa aderência de profissionais também já formados, como enfermeiros e profissionais da área técnica, que desejam crescer profissionalmente. “O aluno e futuro profissional possui uma ampla área para atuação. O curso foi moldado nas reais necessidades de mercado, com a participação das principais lideranças que atuam no setor, vinculadas à Federação dos Hospitais. Na construção do curso, por exemplo, o atual Diretor Geral do Sírio-Libanês contribuiu com sua expertise, assim como o atual superintendente do Sistema de Saúde Mãe de Deus, além de outros profissionais. Ambos ainda contribuem seguidamente conosco, seja como professores ou como tutores direcionadores das demandas do mercado, como perfil profissional exigido. Cabe ressaltar que ambos se formaram aqui conosco, na pós-graduação em Administração Hospitalar e Negócios em Saúde. ” A inserção dos alunos no mercado de trabalho, é outra área favorecida pela parceria com a Fehosul. “Estamos gestionando, para que no próximo semestre, tenhamos em pleno atendimento uma área de especifica, junto à Fehosul, para orientar, estreitar e facilitar a inserção dos alunos nos hospitais, clínica, laboratórios e demais estabelecimentos de saúde que fazem parte do Sistema Fehosul, como por exemplo, hospital Moinhos de Vento, Divina, Mãe de Deus, Ernesto Dornelles, Clínicas e Grupo Hospitalar Conceição. Esta é uma demanda dos estabelecimentos assim como dos alunos”, explicou Carnevale.

Remuneração e áreas de atuação

Segundo o portal de empregos, Catho Online, a média salarial do gestor/administrador hospitalar no Brasil é de R$ 7.610,24. A coordenadora salienta que o formado estará apto a administrar não somente os desafios da complexa organização que é o hospital, mas também as áreas administrativas de quaisquer outras empresas, e, em especial outras organizações ou órgãos da área da saúde, como farmácias, clínicas odontológicas, de fisioterapia, de radiologia, de fonoaudiologia, laboratórios de análises clínicas, entre outros. Os certificados parciais* concedidos ao longo do desenvolvimento da Graduação em Gestão Hospitalar habilita aos futuros gestores para a atuação em uma ampla variedade de áreas do mercado de trabalho, como:

Estruturas administrativas de organizações privadas: Hospitais, Centros Médicos, Clínicas, Ambulatórios, dentre outras; Estruturas administrativas de organizações públicas: Hospitais, Postos de Saúde, dentre outras; Repartições Públicas destinadas à normatização, orientação e assistência à saúde pública: INSS, Fundação Nacional da Saúde, em âmbito estaduais e municipais; Avaliação da Qualidade e da Segurança em Saúde: Em instituições acreditadoras da ONA, como o IAHCS Acreditação (com sede na Fasaúde), ou a da Joint Commission International.  Empresas Privadas: SPAS; de Home Care; indústria; comércio; de lazer; de terceirização de serviços de saúde, como laboratórios, de higienização, lavanderias, etc. Instituições do Terceiro Setor: ONGs e OSCIPs; Consultorias e assessorias; Outras áreas no campo da saúde: Gestão de materiais; Custos Hospitalares; Serviços Hospitalares e intermediários; Documentação hospitalar; Qualidade em Serviços Hospitalares; Recursos Humanos; Sistemas de Informações; Serviços de Atendimento ao Paciente; Legislação das áreas de saúde, entre outras.

* CERTIFICADOS PARCIAIS – Assistente Administrativo de Serviços Hospitalares (2º semestre), Supervisor de Controladoria Hospitalar (3º semestre), Supervisor de Hospedagem e Orientação Hospitalar (4º semestre), Assessor em Marketing e Estratégia Hospitalar (5º semestre), DIPLOMA de Tecnólogo em Gestão Hospitalar (6º semestre).

Para mais informações acesse http://www.fasaude.com.br/vestibular Acesse o facebook da Fasaúde em https://www.facebook.com/fasaude/ Veja os cursos de Pós-Graduação da Fasaúde em http://fasaude.com.br/posgrad

VEJA TAMBÉM