Geral | 7 de abril de 2016

Diabetes é o tema do Dia Mundial da Saúde

Estabelecida pela OMS data é comemorada dia 7 de abril
Diabetes é o tema do Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde é celebrado nesta quinta-feira, 7 de abril. A data foi estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948, com o conceito de que “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. Os hospitais, clínicas e laboratórios de todo o Estado costuma fazer ações e lembretes da importância do dia. Veja em nosso facebook ações das entidades ligadas ao Sistema Fehosul (Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do RS). Elas serão compartilhadas ao longo do dia 7 na nossa página.

Em 2016, o tema é o diabetes. No Brasil, o Ministério da Saúde ampliou para o combate ao Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão da dengue, chikungunya e zika.

Diabetes

Diabetes é, na maior parte dos casos, evitável e tratável. Cerca de 90% dos casos diagnosticados são tipo 2. A promoção de hábitos alimentares baseados em dietas saudáveis e atividade física, ampliando o acesso ao diagnóstico e tratamento a preços acessíveis são vitais para o sucesso do tratamento. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, em torno de 6,9% da população do Brasil (mais de 13 milhões de pessoas) vivem com diabetes.

Caracterizado como uma epidemia mundial, o Diabetes Mellitus é um grande desafio para os sistemas de saúde do mundo. No Rio Grande do Sul, dados de pesquisa realizada pela Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS) em conjunto com o Instituto de Cardiologia, concluída em 2014, apontam que 67,7% dos gaúchos com 20 anos ou mais apresentam sobrepeso e obesidade e 10,6% são portadores de DM 2. Entre os fatores que contribuem para o problema estão o envelhecimento da população, a urbanização crescente e a adoção de estilos de vida pouco saudáveis como sedentarismo, dieta inadequada e obesidade.

Cerca de 347 milhões de pessoas no mundo têm diabetes, doença que pode se tornar a principal causa de morte no mundo no ano de 2030. A obesidade tem estado relacionada com o expressivo aumento de casos em todo mundo e tem representado a principal causa secundária de avanço do diabetes.

Existem duas formas principais de diabetes: Diabetes tipo 1, caracterizado por uma falta de produção de insulina, e diabetes tipo 2, pela ineficaz capacidade corporal de utilização da insulina. Um terceiro tipo é o diabetes gestacional, que se caracteriza por hiperglicemia, com os valores do açúcar no sangue acima do normal, porém, inferiores aos de diagnóstico de diabetes, condição esta que ocorre durante a gravidez. Mulheres com diabetes gestacional têm um risco aumentado de complicações durante a gravidez e no parto. Elas também estão em maior risco de diabetes tipo 2 no futuro. A doença cardiovascular é responsável por entre 50% e 80% das mortes em pessoas com Diabetes; 80% das mortes por diabetes ocorrem em países de baixa e média renda. É também uma das principais causas de cegueira, amputações e insuficiência renal.

Sintomas que podem indicar diabetes:

Aumento da necessidade de ingestão de líquido

Excesso de urina em quantidade e frequência miccional

Cansaço desproporcional à atividade física

Perda de peso corporal

Fome excessiva

Alterações da acuidade visual

Cicatrização deficiente

Vulnerabilidade a infecções

Leia mais sobre diabetes neste link. 

 

Mobilização nacional no combate ao Aedes aegypti

No Brasil, a inclusão do tema Aedes aegypti é a estratégia do Ministério da Saúde para fortalecer a mobilização social no combate ao mosquito, em função da situação epidemiológica que aponta para um aumento de notificações e de casos confirmados de dengue, febre chikungunya e do vírus zika.

Saiba mais sobre Aedes aegypti

O Aedes aegypti é um mosquito doméstico, tem hábitos preferencialmente diurnos e alimenta-se sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A infestação do mosquito é sempre mais intensa no verão, em função da elevação da temperatura e da intensificação de chuvas, o que propicia a eclosão de ovos do mosquito.

Para evitar a proliferação, é preciso adotar medidas permanentes para o controle do vetor, como recolher, eliminar ou guardar longe da chuva todo objeto que possa acumular água, como pneus velhos, latas, recipientes plásticos, tampas de garrafas, copos descartáveis e até cascas de ovos. É recomendado fazer uma vistoria no quintal e na casa, após chuvas, para eliminar a água acumulada sobre lajes, calhas, tanques, pratinhos de vasos de planta.

Dia Mundial da Saúde no Rio Grande do Sul

Para marcar a data, as secretarias de Saúde do Rio Grande do Sul e de Porto Alegre, junto com as instituições que integram o Fórum de Promoção da Saúde realizam uma série de atividades para conscientizar a população sobre a importância destes dois temas. As ações serão na quinta-feira (7), das 9h às 16h, no Largo Glênio Peres, no Centro de Porto Alegre. Hospitais

O evento no Largo Glênio Peres contará com apresentações em palco montado no local, oficinas de saúde, realização de atividades integrativas com abordagem individual, exposições, práticas físicas, entre outras. Profissionais de diversas áreas da saúde darão orientações a respeito dos vários fatores de proteção à saúde que devem ser incorporados ao cotidiano, entre eles alimentação saudável, dicas de saúde bucal e para o idoso e de prevenção de doenças como as cardiovasculares, diabetes e tuberculose. As pessoas que participarem também serão orientadas a reforçarem as medidas de eliminação dos criadouros do Aedes aegypti.

Trabalhadores da saúde farão, ainda, uma caminhada para estimular a atividade física. O percurso sai do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, na Rua Domingos Crescêncio, 132, até o Largo Glênio Peres, no centro de Porto Alegre. A caminhada inicia às 8h30min.

Programação do Dia Mundial da Saúde

 9h: Abertura do Dia Mundial

10h: Grupo da Maturidade Ativa – SESC

10h15min: Reciclave, Vigilância das águas/CGVS/SMS

10h30min: Práticas Corporais: Yoga – HCPA

11h: Roda de Conversa “Viver Saudável” – AT da Saúde Mental e CAPS AD-GDPLP/SMS

11h15min: Reciclave – Vigilância das águas/CGVS/SMS

11h30min: Teatro “Caras da Lomba” – AT da Saúde Mental e GDPLP/SMS

12h: Práticas Corporais: alongamento – HCPA

12h30min: Esquete Teatral “Se Essa Rua Fosse Minha” – Área Técnica da Tuberculose, SMS

13h: Práticas Corporais: dança circular – HCPA

13h30min: Esquete teatral “Ouvidos Atentos – Coração Amigo” – Centro de Valorização da Vida

14h: Qualidade de Vida – CEVS/DANT/SES

14h15min: Esquete teatral “Ouvidos Atentos – Coração Amigo” – Centro de Valorização da Vida

14h30min: Paz faz bem para a Saúde – GHC

15h: Práticas Corporais: Tai Chi Chuan – HCPA

15h30min: Grupo de Música, Dança e Arte Mbyá Guarani Tekoá Ka’aguy Mirim

16h: Encerramento do Dia Mundial

 Oficinas

“Casa Segura” – Área Técnica do idoso e profissionais da Atenção Básica/GD RES

“Você sabe organizar a sua geladeira?” – CGVS/SMS

“Feira da Saúde – escolhas saudáveis” – Área Técnica Saúde Nutricional e DANT/SMS e Politica de Alimentação e Nutrição/SES.

Práticas Integrativas – Ambulatório do Hospital Divina Providência e Associação Brasileira de Operados Bariátricos.

Orientação Nutricional

Homeopatia

Reiki

Auriculoterapia

Exposições e Atividades de orientações em Saúde

Esclarecimento sobre câncer de mama – IMAMA

Vigilância da Qualidade das Águas apresentando o Mirante das Águas – CGVS/SMS

Orientações sobre a prevenção e tratamento da Tuberculose – Área Técnica da Tuberculose e profissionais da Atenção Básicas/SMS

Informações sobre Alimentação Saudável e Atividade Física e manutenção do Peso Adequado – Associação Brasileira de apoio aos Operados Bariátricos.

Exposição e Mostra de Alimentos Agroecológicos Oriundos da Agricultura Familiar e Divulgação dos Locais datas das Feiras Ecológicas de Porto Alegre – Emater

Exposição de variedades de sementes nativas de milho dos povos indígenas Guaranis – Área Técnica População Indígena e EMATER

Horta Comunitária – GD PLP/SMS

Abordagem rápida do Tabagismo – Área Técnica das DANTs e profissionais da Atenção Básica da GD LENO.

Autocuidado no Diabetes – Área Técnica das DANTs

Uso racional e descarte adequado de medicamentos – Coordenação de Assistência Farmacêutica/SMS

Programa Mesa Brasil – SESC/RS

Programa de Saúde do Escolar – Área Técnica da Saúde da Criança e Adolescente/SMS

Orientações sobre Saúde Bucal – Área Técnica da Saúde Bucal/SMS

Conversar Ajuda – Centro de Valorização da Vida – CVV

Enfrentamento do Aedes – CEVS/DANT, CGVS e Atenção Básica da GD Centro

Orientações em saúde – Fórum dos Conselhos de saúde

Mais informações:

Prefeitura Porto Alegre

SES/RS

VEJA TAMBÉM