Gestão e Qualidade | 11 de dezembro de 2012

Caixa apresenta modelo de financiamento para prestadores

Representante do banco federal falou aos participantes do Café da Manhã com Saúde sobre benefícios das linhas de crédito
Caixa apresenta formas de financiamento para prestadores2

A FEHOSUL realizou nesta segunda-feira, 10 de Dezembro, a última edição do Café da Manhã com Saúde em 2012, evento que contou com a participação do Gerente Regional de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal, Fábio Müller. O profissional foi convidado para falar sobre o novo projeto da Caixa Econômica Federal – o Caixa Hospitais – que oferece condições diferenciadas aos prestadores que desejam contratar financiamento do banco.

O vice-presidente da FEHOSUL, deputado estadual Pedro Westphalen, recepcionou os convidados e fez a abertura do evento, destacando a importância de uma maior relação entre o banco federal e as instituições de saúde do Estado. “É muito importante estabelecer essa relação e conhecer os benefícios que a Caixa oferece aos clientes, para que os prestadores possam investir, cada vez mais, em qualidade nos serviços disponibilizados”, afirmou.

Durante a apresentação, Müller explicou sobre a linha de crédito no formato de antecipação de recursos financeiros do Ministério da Saúde, para entidades filantrópicas ou não, conveniadas aos SUS há mais de 12 meses.

No Caixa Hospitais, os prestadores que tem convênio com o SUS tem vantagens diferenciadas, como carência de até seis meses e prazo máximo de 84 meses (já incluído o período de carência). Além disso, possui taxas de juros pré-fixadas.

O valor máximo do financiamento é calculado a partir da prestação de 30% da média do faturamento SUS dos últimos 12 meses. A garantia principal da Caixa é a cessão de direitos creditórios. São negociadas as garantias acessórias para mitigação de riscos, incremento de reciprocidade e flexibilização de parâmetros.

Outro tipo de financiamento abordado durante o evento foi o Caixa Giro SUS, voltado para instituições privadas não filantrópicas que prestam serviços ambulatoriais e de internações hospitalares aos beneficiários do Sistema Único de Saúde – SUS e dos Planos de Saúde.

Neste modelo, o financiamento é uma linha de crédito para antecipar os recursos, tanto do Ministério da Saúde como de planos de saúde. Pode ser feito em até 60 meses e não há prazo para carência.

O Gerente Regional da Caixa também conversou com os participantes sobre outras modalidades de financiamento, como o FINAME, que é voltado para crédito de equipamentos nacionais e com o apoio do BNDES. O banco federal também disponibiliza o Recursos Caixa para Capital de Giro, que oferece vantagens customizáveis para o perfil de cada instituição; o Recursos Caixa para Investimento, que é voltado para empresas com faturamento acima de R$ 15 milhões; e o Bens de Consumo Duráveis (BCD), que é específico para o financiamento de equipamentos importados, novos e usados. Nesta linha de crédito o cliente do banco tem carência de seis meses, prazo de até 60 meses para pagamento e valor de até 80% do valor total do equipamento a ser financiado.

VEJA TAMBÉM