Estatísticas e Análises, Mundo | 17 de outubro de 2015

O poder da arte na saúde

Artigo aborda os benefícios que atividades criativas geram em pacientes
O poder da arte na saúde

Enfrentar uma doença ou outro problema de saúde envolve, muitas vezes, mais do que sintomas físicos. Pacientes podem perder a auto-estima, sentir afetar sua identidade, confiança, fé, emoções, modo de vida, capacidade de realizar atividades diárias e se relacionar com outras pessoas. Muitos não conseguem lidar com esses desafios.

Para algumas pessoas, é um período de profunda reflexão interior, talvez com um sentimento de tristeza ou perda. Para outros, é um momento em que o desejo de estar envolvido com a vida se torna mais forte, e eles procuram tirar a beleza do mundo e ser mais social e criativo.

Um bom exemplo sobre como trabalhar esse aspecto vem do Programa Arte Curadora (Healing Arts Program), do Sistema de Saúde Montefiore do Albert Einstein College of Medicine (EUA), localizado em Nova Iorque. Segundo reportagem do portal US News, o projeto se mostra uma ferramenta poderosa na recuperação dos pacientes.Cada dia no Programa Healing Arts no Sistema Único de Saúde Montefiore, o envolvimento com as artes criativas pode ser uma experiência de cura poderosa para as pessoas que enfrentam doenças e outros problemas de saúde.

Estudos mostram que o exercício de qualquer processo criativo, age na cura, no bem-estar e na melhora da saúde. “Se você faz um desenho ou uma colagem simples, olha para a arte ou fala sobre isso, a criatividade e as artes podem ajudá-lo”. Segundo o artigo, a criatividade ajuda os sentidos, e ainda em:

·         Expressar pensamentos e emoções que podem ser difíceis de serem ditos em palavras

·         Diminuir o estresse e a ansiedade

·         Relaxar, se sentir mais calmo e mais feliz

·         Conectar-se com si mesmo em um nível profundo, não importa o que esteja acontecendo

·         Encontrar significado em experiências de vida

·         Lidar com a dor e perda

·         Formar novas conexões com as pessoas

·         Mudar seu foco para longe da dor ou de pensamentos estressantes, concentrando-se em atividades reconfortantes, agradáveis e divertidas

·         Criar algo único que lhe dá uma sensação de prazer e realização

As artes tradicionais de “cura” incluem música, dança, poesia, escrita e teatro. “Estas abordagens combinam a expressão artística com a consciência psicológica, e são conduzidas por um terapeuta licenciado ou credenciado em artes criativas”.

No Healing Arts Program, a terapia é usada com pacientes oncológicos adultos, oferecendo uma variedade de atividades, enquanto eles recebem tratamento de quimioterapia. Os projetos incluem artesanato, desenho, pintura e colagem, e pode envolver membros da família. O profissional também trabalha com pacientes à beira do leito, usando o empenho criativo como parte de uma abordagem terapêutica para ajudá-los a relaxar, diminuir a ansiedade, a dor, além de compartilhar sentimentos e pensamentos.

O artigo cita um relato obtido, para exemplificar como uma paciente se beneficiou com a experiência:

“S. está se sentindo muito infeliz hoje e fala comigo sobre como ela está frustrada com sua situação de saúde. Acabei de ouvir. Depois de um tempo, eu trago os meus materiais de arte e convido ela a experimentar um projeto de pintura. Ela está interessada. Ela faz duas pinturas. Em seguida, ela quer mais!

 “Sua enfermeira entra e parece feliz em vê-la tão envolvida. Sua conversa agora se desloca para o que é importante para ela e o que a faz continuar. Ela quer fazer uma pintura em tela usando uma técnica especial que eu mostrei a ela. Ela pinta toda tela se divertindo, e então vai para o papel e borracha. Ela está falando positivamente agora. Ela continua a trabalhar em projetos de arte por mais duas horas, então olhamos para sua pintura juntos. Ela adora. Ela me agradece profundamente e comenta sobre como o humor dela foi totalmente mudado e quanto melhor ela se sente”.

Maneiras simples para trazer a arte para sua vida

Muitas pessoas não se identificam como criativas e acreditam que não são capazes de fazer arte. Porém, ninguém precisa de talento artístico para participar de arte-terapia ou fazer atividades criativas por conta própria. “De fato, para muitas atividades, é preferível não saber ‘como fazer’ e trabalhar da maneira que aparentemente for a melhor para você”.

“Muitas instituições de saúde oferecem essa terapia. Também é possível procurar um terapeuta de arte licenciado ou credenciado, para ajudá-lo a explorar essa experiência. Além de terapia da arte, há outras formas de expressão criativa que um paciente pode acatar para relaxar, se auto-conhecer, ou simplesmente por prazer”, aponta o artigo.

Independente da forma de arte escolhida, é importante lembrar que o processo criativo em si promove a o bem estar, a saúde e favorece a cura.

Relaxe e descontraia

Rabisque livremente com um lápis, caneta ou qualquer outro semelhante. Deixe fluir sua mão livremente na folha, e veja os padrões ou linhas que surgirão. Faça uma atividade repetitiva, como tricô, moldar argila ou treinar e aperfeiçoar diferentes formas de dar nós em cordas, fios e elásticos.

Reflita livremente

Desenhar ou escrever o que estiver em sua mente. Deixe as imagens e palavras surgirem sobre a página sem se preocupar com o que elas se parecem. Quando você estiver pronto para parar, olhe para a página e reflita sobre o que você vê. O que aquilo lembra ou significa para você?

Crie uma colagem cortando ou rasgando imagens, formas ou palavras de uma revista ou jornal. Escolha como você deseja organizar as peças menores, e cole em um pedaço de papel. Você pode se concentrar em um tema que é significativo para você ou apenas se divertir com as formas e cores.

Tenha uma caixa de memórias ou álbum reunindo itens como fotos, cartões postais, canhotos de ingressos antigos, poemas e outras lembranças.

Aprenda uma nova habilidade – ou decore algo velho

Existe uma habilidade que você sempre quis aprender? Como pintar com aquarelas, moldar esculturas, construir móveis ou fazer mosaicos. Busque um interesse. Há muitos tutoriais on-line para ajudar. O que você tem em torno de você todos os dias? Decorar objetos comuns é divertido de fazer e de se olhar. Aposte em brilhos, flores, imagens recortadas de revistas e adesivos.

Crie um ambiente visual de cura

Escolha uma imagem de arte que você ama, e coloque onde você pode vê-lo. O que você ama sobre isso? Compartilhe as suas impressões com alguém, ou salve em um computador. As cores têm uma forte influência sobre nossos sentimentos. Tons suaves e tons pastéis – como azul, verde e rosa – estimulam o relaxamento. Tons quentes e vivos – como laranja, amarelo e vermelho – são energizantes.

VEJA TAMBÉM