Empregabilidade e Aperfeiçoamento, Gestão e Qualidade, Tecnologia e Inovação | 20 de outubro de 2014

10 dicas para ser um CIO de sucesso

Como ter uma carreira bem sucedida segundo Stephanie Reel, da John Hopkins
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O cargo de CIO (Chief Information Officer) é dado ao gerente, superintendente, diretor ou vice-presidente de TI, dependendo da estrutura organizacional da empresa. É o responsável por pensar estrategicamente as tecnologias de uso interno das organizações.

A vice-presidente de informação da John Hopkins Medicine (EUA), Stephanie Reel, ocupa o cargo de CIO desde 1994, supervisionando a implementação de TI e a otimização de todo o sistema de saúde da instituição. Há 15 anos, a especialista também assumiu a função de chefe de TI da universidade John Hopkins, consolidando-se como uma referência profissional no setor.

Para explicar e incentivar os avanços nessa área, Stephanie apontou os 10 principais tópicos para um CIO ser bem sucedido. A lista foi publicada pelo site Beckers Hospital Review. Veja, abaixo, as recomendações da especialista:

1. Ter paixão pela organização e pelas pessoas que lá trabalham. “Eu tenho um enorme respeito pela história, missão, visão e valores da Johns Hopkins,” diz Stephanie Reel. “Eu busco valorizar ​​as contribuições de gestores anteriores e atuais, e gosto de trabalhar com os colegas de todo o sistema de saúde e universitário. Quase sem exceção, eles estão entre as pessoas mais brilhantes, mais talentosas e mais dedicadas do planeta”. Admiração e respeito é o que ajudará a formar um CIO melhor.

2. Antecipar as necessidades. “Acredito que é o meu trabalho, antecipar e oferecer soluções para problemas difíceis, enquanto a parceria com nossos clientes foca o futuro. Nossos parceiros são especialistas em suas unidades clínicas, empresariais e acadêmicas, e nós somos os seus parceiros na inovação”.

3. Inovação balanceada e serviço. Um CIO precisa ser líder e inovador, mas também tem a necessidade de atender às demandas da organização. “Temos que servir a organização com respeito às missões e às pessoas que as realizam. Equilibrar inovação e serviço é difícil, mas fundamental. Nossos clientes muitas vezes têm escolhas, e eles poderiam seguir outro caminho”.

4. Trabalho com os clientes. O trabalho do CIO está perto dos clientes e deve assegurar que suas necessidades sejam bem definidas. Isto é conseguido através da construção de parcerias e relacionamentos que mantêm a cooperação, a sinceridade e a confiança. “Às vezes, isso requer um grau de humildade para aceitar propostas. Às vezes, requer barganhar para traçar o caminho correto, mas as recompensas são grandes”.

5. Use a satisfação do cliente como uma métrica para o sucesso. Para Stephanie Reel, a forma como os clientes percebem os serviços prestados é um fator importante na determinação do sucesso. “Pelo menos 50% da avaliação de desempenho anual que eu conduzo para meus diretores se baseia em informações do cliente, direta ou indiretamente. O componente restante depende de nossa capacidade de entregar um serviço seguro, de alta confiabilidade, inovador e de qualidade “.

6. Ter boas habilidades de escuta. A capacidade de ouvir é uma das habilidades mais importantes que um CIO deve desenvolver. “Ouvintes cuidadosos muitas vezes antecipam as necessidades e oferecem soluções com menos esforço do que poderia ser exigido de outra forma”, diz ela.

7. Tenha um espírito de equipe. “Se não temos relacionamentos saudáveis ​​com os nossos fornecedores, nossos clientes, nossos parceiros e nossos funcionários, não temos nenhuma chance de sucesso. Não há nenhuma maneira de ganharmos, se os parceiros perdem”.

8. Comunicação plena. O e-mail é uma ferramenta útil, mas a comunicação deve ser feita pessoalmente também. “Nada supera a interação humana, a escuta atenta e conversas francas. E isso não acontece por via eletrônica”.

9. Seja fiscalmente responsável. “A responsabilidade fiscal é fundamental para o sucesso. Os planos de projetos e orçamentos são ferramentas essenciais de gestão, e devem ser respeitados e cumpridos”.

10. Treinar a equipe de acordo com os valores institucionais. O desenvolvimento pessoal deve cumprir com a missão e os valores da organização. “Isso não é opcional, é da responsabilidade de cada membro da equipe de liderança. O desenvolvimento de nossos sucessores é nossa responsabilidade. Fazê-lo com respeito, é um compromisso essencial.”

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