10 dicas para ser um CIO de sucesso
Como ter uma carreira bem sucedida segundo Stephanie Reel, da John HopkinsO cargo de CIO (Chief Information Officer) é dado ao gerente, superintendente, diretor ou vice-presidente de TI, dependendo da estrutura organizacional da empresa. É o responsável por pensar estrategicamente as tecnologias de uso interno das organizações.
A vice-presidente de informação da John Hopkins Medicine (EUA), Stephanie Reel, ocupa o cargo de CIO desde 1994, supervisionando a implementação de TI e a otimização de todo o sistema de saúde da instituição. Há 15 anos, a especialista também assumiu a função de chefe de TI da universidade John Hopkins, consolidando-se como uma referência profissional no setor.
Para explicar e incentivar os avanços nessa área, Stephanie apontou os 10 principais tópicos para um CIO ser bem sucedido. A lista foi publicada pelo site Beckers Hospital Review. Veja, abaixo, as recomendações da especialista:
1. Ter paixão pela organização e pelas pessoas que lá trabalham. “Eu tenho um enorme respeito pela história, missão, visão e valores da Johns Hopkins,” diz Stephanie Reel. “Eu busco valorizar as contribuições de gestores anteriores e atuais, e gosto de trabalhar com os colegas de todo o sistema de saúde e universitário. Quase sem exceção, eles estão entre as pessoas mais brilhantes, mais talentosas e mais dedicadas do planeta”. Admiração e respeito é o que ajudará a formar um CIO melhor.
2. Antecipar as necessidades. “Acredito que é o meu trabalho, antecipar e oferecer soluções para problemas difíceis, enquanto a parceria com nossos clientes foca o futuro. Nossos parceiros são especialistas em suas unidades clínicas, empresariais e acadêmicas, e nós somos os seus parceiros na inovação”.
3. Inovação balanceada e serviço. Um CIO precisa ser líder e inovador, mas também tem a necessidade de atender às demandas da organização. “Temos que servir a organização com respeito às missões e às pessoas que as realizam. Equilibrar inovação e serviço é difícil, mas fundamental. Nossos clientes muitas vezes têm escolhas, e eles poderiam seguir outro caminho”.
4. Trabalho com os clientes. O trabalho do CIO está perto dos clientes e deve assegurar que suas necessidades sejam bem definidas. Isto é conseguido através da construção de parcerias e relacionamentos que mantêm a cooperação, a sinceridade e a confiança. “Às vezes, isso requer um grau de humildade para aceitar propostas. Às vezes, requer barganhar para traçar o caminho correto, mas as recompensas são grandes”.
5. Use a satisfação do cliente como uma métrica para o sucesso. Para Stephanie Reel, a forma como os clientes percebem os serviços prestados é um fator importante na determinação do sucesso. “Pelo menos 50% da avaliação de desempenho anual que eu conduzo para meus diretores se baseia em informações do cliente, direta ou indiretamente. O componente restante depende de nossa capacidade de entregar um serviço seguro, de alta confiabilidade, inovador e de qualidade “.
6. Ter boas habilidades de escuta. A capacidade de ouvir é uma das habilidades mais importantes que um CIO deve desenvolver. “Ouvintes cuidadosos muitas vezes antecipam as necessidades e oferecem soluções com menos esforço do que poderia ser exigido de outra forma”, diz ela.
7. Tenha um espírito de equipe. “Se não temos relacionamentos saudáveis com os nossos fornecedores, nossos clientes, nossos parceiros e nossos funcionários, não temos nenhuma chance de sucesso. Não há nenhuma maneira de ganharmos, se os parceiros perdem”.
8. Comunicação plena. O e-mail é uma ferramenta útil, mas a comunicação deve ser feita pessoalmente também. “Nada supera a interação humana, a escuta atenta e conversas francas. E isso não acontece por via eletrônica”.
9. Seja fiscalmente responsável. “A responsabilidade fiscal é fundamental para o sucesso. Os planos de projetos e orçamentos são ferramentas essenciais de gestão, e devem ser respeitados e cumpridos”.
10. Treinar a equipe de acordo com os valores institucionais. O desenvolvimento pessoal deve cumprir com a missão e os valores da organização. “Isso não é opcional, é da responsabilidade de cada membro da equipe de liderança. O desenvolvimento de nossos sucessores é nossa responsabilidade. Fazê-lo com respeito, é um compromisso essencial.”