Google começa a possibilitar consultas médicas por vídeo
Projeto nos EUA permite que pacientes conversem com especialistaCada vez mais as pessoas buscam a Internet para entender as possíveis causas para dores e sintomas incômodos. Sem uma opinião médica, essa prática se torna um perigo, já que uma simples dor de estômago pode ser sinal de câncer. Ao mesmo tempo, dietas incorretas e o consumo equivocado de remédios pode trazer consequências indesejáveis. Ciente dessa realidade, o maior site de pesquisa do mundo, o Google, começa a testar uma nova tecnologia que espera ajudar as pessoas a encontrar informações médicas mais confiáveis.
Com os serviços Google “Helpouts”, é possível procurar e fazer contato com especialistas – disponível somente no país americano por enquanto. O produto é um programa em fase de ensaios, em que pessoas que estão procurando por sintomas comuns, como os do resfriado, podem participar de um vídeo-chat com um médico.
A empresa está trabalhando com equipes multidisciplinares de empresas dos EUA (Scripps, One Medical e outras) que estão “deixando seus médicos disponíveis”, de acordo com comunicado do Google. “Quando você está à procura de informações básicas de saúde – de sintomas de insônia ou intoxicação alimentar – nosso objetivo é fornecer a informação mais útil disponível”, diz o comunicado, conforme reportagem do jornal The New York Times. Como o projeto é feito nos EUA, as consultas só podem ser feitas em inglês.
A saúde tornou-se um dos maiores focos do Google. O setor de ciências da empresa tem desenvolvido vários protótipos como, por exemplo, uma lente de contato que monitora o nível de glicose (veja mais). O Google também adquiriu a Lift Labs, empresa de de alta tecnologia voltada para a medicina. Também há um projeto em parceria com a farmacêutica Calico, que irá construir uma instalação baseada na Bay Area e vai pesquisar doenças como neurodegeneração e câncer.
O que é Google “Helpouts”
É uma ferramenta lançada em novembro de 2013 que conecta os usuários com especialistas (em nutrição, esportes, saúde, artes/música, cozinha, moda, entre outros) por meio de um vídeo interativo em tempo real. Os fornecedores estabeleçam o preço, podendo cobrar por minuto ou por sessão.