Cirurgia bariátrica ajuda a controlar diabetes tipo 2
Pesquisa sueca mostra eficácia a longo prazoUma pesquisa publicada no dia 10 de junho no periódico Journal of the American Medical Association (Jama), reforça as evidências de que a cirurgia bariátrica é eficaz no tratamento de diabetes tipo 2 em pacientes obesos. Além disso, pela primeira vez foi comprovado que o efeito positivo se estende a longo prazo.
A pesquisa, realizada por uma equipe de cientistas chefiada por Lars Sjostrom, da Universidade de Gotemburgo (Suécia), acompanhou cerca de 600 indivíduos obesos com diabetes tipo 2. Alguns haviam feito a cirurgia bariátrica e outro grupo foi submetido a um tratamento convencional contra a doença.
Dois anos após o início do estudo, o diabetes regrediu em 72,3% dos pacientes operados e em 16,4% dos indivíduos tratados com remédios. Após 15 anos, as taxas de remissão de diabetes foram de 30,4% entre os que fizeram a cirurgia, taxa muito maior do que os 6,5% de remissão no grupo de controle. A cirurgia aumenta a chance de regressão do diabetes e diminui as complicações da doença em comparação com o tratamento convencional, baseado em medicamentos.
A medição foi feita a partir dos níveis de glicose na corrente sanguínea dos pacientes. Todos os tipos de cirurgia bariátrica foram associados à regressão do diabetes. Os autores também associam esse tipo de cirurgia à uma incidência menor de complicações micro e macrovasculares, embora as descobertas precisem de confirmação por meio de testes aleatórios.