França diminui drasticamente as cirurgias de apêndice
Redução de 8% ao ano nas últimas três décadasA cirurgia de apêndice, que atinge em média um a cada 15 pessoas no mundo – principalmente entre os 10 e 30 anos – tem sofrido um declínio entre os pacientes na França. A quantidade de cirurgias, nos últimos 30 anos, está quatro vezes menor. Os dados foram divulgados pela Drees (Diretoria de Estatísticas do Ministério da Saúde) em fevereiro.
Graças aos avanços na medicina por imagem e análises biológicas usadas para refinar os diagnósticos, os procedimentos cirúrgicos caíram de forma vertiginosa. Das 300 mil operações registradas em 1986, o total caiu para 83,4 mil em 2012, um decréscimo de 8% ao ano.
O estudo revela que a apendicite sem complicações é a categoria de intervenções que mais decaiu, especialmente entre crianças. Já a apendicite aguda, incluindo peritonite (envolvendo idades mais avançadas), manteve-se estável.
Em maio de 2012, a Academia de Cirurgia da França para tratar do assunto abriu um período de dois anos para estudo e reflexão. O objetivo era desenvolver recomendações formais para a área, e os resultados são esperados para o dia 9 de abril do corrente ano.