Gestão e Qualidade | 25 de novembro de 2016

50 anos da FBH e entrega do Prêmio Synapsis

Entidades e lideranças prestigiaram solenidade que contou com presença do Ministro da Saúde
50-anos-da-fbh-e-entrega-do-premio-synapsis-de-jornalismo

A Federação Brasileira de Hospitais (FBH) recebeu o ministro da Saúde, Ricardo Barros, deputados e senadores, parceiros institucionais e jornalistas no espaço Unique, em Brasília, na terça-feira, 22, para a segunda edição do Prêmio Synapsis FBH de Jornalismo 2016.

O Prêmio foi criado em 2015, com o propósito de reconhecer e difundir trabalhos inéditos, que apontem de maneira propositiva, soluções, referências e reflexões que possam ser debatidas e apresentadas com foco na melhoria da condição do sistema de Saúde no país (veja os ganhadores no final da matéria).

Homenagens a lideranças e lançamento de livro

O evento contou ainda com homenagens da FBH a lideranças da saúde nacional. Entre os homenageados, estavam o Dr. Tércio Kasten, presidente da Confederação Nacional de Saúde (CNS) e o Dr. José Carlos Abrahão, diretor-presidente da ANS e ex-presidente da CNS.

tavora_barros_tercio

Na atividade, também ocorreu o lançamento do livro “Um século de Saúde no País – Avanços e Retrocessos”, de autoria do médico mineiro Dr. Olympio Távora, que exerceu funções diretivas por quase 40 anos na própria FBH e, mais recentemente, na CNS. “Tenho muitas histórias desses vários anos que estive no setor e quis escrever esse livro para mostrar a visão de quem trabalhou lá dentro”, declarou Olympio.

olympio_livro

Presente à cerimônia, o Ministro da Saúde Ricardo Barros disse que teve a honra de receber em primeira mão um exemplar do livro do Dr. Olympio Távora. O ministro aproveitou a ocasião para comentar sobre a situação da saúde no Brasil. “Sabemos da situação atual da saúde, mas quero dizer que precisamos estabelecer nova ordem para o financiamento do setor. O próximo ano será de ainda mais trabalho, mas sei que vamos conseguir grandes melhorias para o setor saúde”.

FBH e a imprensa

O presidente da FBH, Luiz Aramicy Pinto, também presidente da Associação de Hospitais do Ceará, ressaltou em seu pronunciamento o desejo de que o elo entre a imprensa e a área de saúde se fortaleça. “Precisamos valorizar cada vez mais a atuação da imprensa, pois o trabalho dela é primordial aos prestadores do serviço. Precisamos também escutar o que vem do outro lado (da população) e assim podemos melhorar os nossos serviços”.

Vencedores do Prêmio Synapsis FBH de Jornalismo 2016

CATEGORIA IMPRESSO

Cristiane Segatto – Revista Época

Resumo da reportagem: A reportagem vencedora “Valeu Brasil, continue assim!” acompanhou o trabalho dos soldados do Exército convocados para combater o mosquito Aedes aegypti na cidade de São Paulo. “Fico muito lisonjeada com esse prêmio. Muito obrigada a todos e espero que com este recurso conseguimos levar a mensagem do combate à dengue para a população”, agradece a Cristiane Segatto. Ver aqui

CATEGORIA INTERNET

Ana Carolina Vicentim – Site Azmina

Na série de reportagens “O Mito do Aborto Legal”, a Revista AzMina conta as inúmeras dificuldades que as brasileiras enfrentam para ter acesso ao aborto legal e se deparam com a falta de informações sobre seus direitos e o despreparo das equipes de saúde.“Dedico esse prêmio a todas as mulheres que passam por essa situação. Espero que a sociedade se conscientize sobre o problema e dificuldades das mulheres e melhore o atendimento a elas, para que consigam ter acesso a um atendimento acolhedor”, relata Ana Carolina Vicentin. Ver aqui.

CATEGORIA TV

Fabio Pannunzio – TV Bandeirantes

A série vencedora “Corredores da vida e da morte” percorreu o país e abordou os contrastes da saúde mostrando os gargalos e o que há de mais moderno e eficaz no setor. Em cinco episódios, o repórter Fábio Pannunzio – jornalista ancora de um dos jornais da Band – construiu um mosaico sobre a situação atual da saúde brasileira. A jornalista Daniela Matos, representante da Band em Brasília, recebeu o prêmio no lugar de Fábio Pannunzio, “O trabalho que ele faz é incrível, e mostra a verdadeira função social do jornalismo. Todos precisam da saúde e um reconhecimento assim traz uma força para o setor que vem enfrentando tantos problemas”, comentou Daniela Matos.

CATEGORIA RÁDIO

Eduardo Matos – Rádio Gaúcha

A reportagem especial: “Pílula do câncer: afinal, faz ou não efeito?” mostrou a visão de pacientes, familiares e médicos e apresentou os dois lados deste tema tão polêmico. “Este ano estabeleci como meta de trabalho fazer algumas reportagens positivas com temas de importância para a população com abordagem de forma diferente e com assuntos esquecidos por conta do aspecto negativo que o setor de saúde mostra em muitos casos. Ver aqui.

premio_synapsis_vencedores

 

* com informações assessorias de imprensa da CNS e FBH. Edição Setor Saúde.

VEJA TAMBÉM