12º Jogos e Rainha da Saúde 2017 reuniram mais de 600 colaboradores de instituições de saúde
Evento ocorreu de 6 a 8 de outubro e teve a Unimed de Porto Alegre como a grande vencedoraAlegria, confraternização entre equipes e festa nas arquibancadas. Assim foi o final de semana da 12ª edição dos Jogos e Rainha da Saúde, no Sesc Campestre. Participaram vinte e quatro instituições de saúde (hospitais privados, clínicas, laboratórios e serviços de saúde) de todo o Rio Grande do Sul. Os Jogos contaram com 630 atletas, e o concurso Rainha da Saúde contou com treze belas candidatas.
Realizada em parceria entre a Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (FEHOSUL) e o Sistema Fecomércio-RS/Sesc, em 2017 a Unimed Porto Alegre sagrou-se campeã geral dos Jogos e Rainha da Saúde, ao somar mais pontos entre todas as competições.
Foram pontuadas as cinco primeiras equipes de cada modalidade (futsal masculino, futsal feminino, futebol 7 masculino, vôlei feminino, vôlei de duplas masculino e vôlei de duplas misto), as vencedoras do concurso Rainha da Saúde (Rainha, Primeira e Segunda Princesas e Miss Simpatia), e também a melhor torcida. Confira a classificação final:
1) Unimed Porto Alegre, 36 pontos
2) Hospital Nossa Senhora Aparecida, de Camaquã, 30 pontos
3) Associação Hospitalar Moinhos de Vento, de Porto Alegre, 19 pontos
4) Hospital Ernesto Dornelles, de Porto Alegre,18 pontos
5) Associação dos Funcionários da Santa Casa, de Porto Alegre, 18 pontos
Os atletas da Unimed Porto Alegre estavam radiantes no final do evento. “É o resultado de um incentivo que a Unimed nos dá, há muito tempo, de praticar esportes. É uma empresa de saúde que não vende só acesso à saúde, ela vende saúde também. A Unimed incentiva os seus funcionários a praticarem esportes, temos uma série de modalidades que treinamos durante o ano. Temos eventos esportivos da Unimed”, destacou Bruno Machado, que jogou futebol 7. “Os Jogos possuem uma organização bacana, com um clima esportivo, de competitividade sadia, sem briga, com jogo limpo”, concluiu.
Kamila Saraiva foi vice-campeã no futsal feminino pela Unimed Porto Alegre. A atleta mostrou o entusiasmo de participar da edição de 2017. “Foi importante a grande participação da Unimed, além do título trouxe integração dentro da empresa, conhecemos colegas de outros setores e o incentivo ao esporte e saúde. A Unimed, por cuidar dos clientes e dos funcionários, incentiva muito a nossa participação, fazendo com que cresçamos nas nossas modalidades. Os Jogos também proporcionaram integração com outras instituições, que são parceiros, a integração é muito boa”, destacou.
Algumas instituições, como por exemplo o Hospital Alvorada, participaram pela primeira vez. “Ficamos muito satisfeitos com o evento, nós nos sentimos muito acolhidos por todos. Esta experiência queremos incluir no nosso calendário a partir de agora. A nossa candidata ao concurso Rainha da Saúde ficou muito satisfeita, fez novas amizades. A participação das instituições do interior do estado foi muito importante, é bom este convívio nos Jogos”, enfatizou Otair Rodrigues Pires, que atuou como técnico de futsal da equipe de futsal do Hospital Alvorada.
Silvana Delanni Vitória Cunegato, do Hospital Moinhos de Vento, é a Rainha da Saúde 2017
A bela representante da Associação Hospitalar Moinhos de Vento, de Porto Alegre, venceu a 12ª edição do concurso.
Pâmela Guerra Giacomelli, do Hospital Ernesto Dornelles, de Porto Alegre, foi eleita a primeira princesa; Marcella Maris Sniegovski , do Hospital Virvi Ramos, de Caxias do Sul, a segunda princesa; e Tatiane Teichman Bassedone, da Associação Hospitalar Vila Nova, de Porto Alegre, foi eleita Miss Simpatia.
O prêmio de melhor torcida foi para o Hospital Nossa Senhora Aparecida, de Camaquã.
Participaram do Rainha da Saúde 2017:
Claudine Fuchs Remião (Clínica Prontomed, de Cachoeirinha)
Fernanda Hubner (Hospital Nossa Senhora Aparecida – Camaquã)
Gabrielly Bittencourt Lacerda (Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre)
Iasmin Silveira da Silva (Hospital Nossa Senhora das Graças – Canoas)
Jéssica Dantas de Souza (Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre)
Larissa Garcia Boff (Hospital Alvorada)
Marcella Maris Sniegovski (Hospital Virvi Ramos, de Caxias do Sul)
Pâmela Guerra Giacomelli (Hospital Ernesto Dornelles, de Porto Alegre)
Rielle Dutra Barreto (Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre)
Sabrina da Cunha Ferreira (Hospital Militar de Area de Porto Alegre)
Silvana Delanni Vitória Cunegato (Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre)
Tatiane Teichman Bassedone (Associação Hospitalar Vila Nova, de Porto Alegre)
Tayná Garcia Scholmes (Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre)
Jogos da Saúde
Futebol 7 Masculino
A Unimed Porto Alegre sagrou-se campeã da modalidade, ao vencer na final a equipe Konzen Cia Ltda, de São Jerônimo. Vinte e quatro equipes disputaram a competição no sábado (7) e domingo (8).
“Pudemos passar o final de semana unidos, com diversão. Futebol é saúde, a organização está de parabéns, só agradecemos. Todos os jogos foram disputados sem deslealdade, isso é o que fica”, destacou Carlos Trindade, que participou pela primeira vez, representando a Irmandade Santa Casa de Caridade, de São Gabriel. A equipe ficou em terceiro lugar, e o que prevaleceu foi muita festa dos atletas, com churrasco e diversão com os atletas das outras equipes.
Jackson Trindade, atleta vice-campeão pela Konzen Cia. Ltda, de São Jerônimo, já participou de várias edições dos Jogos. “É uma integração muito boa entre as cidades. Fazemos amizades com outras equipes, dentro de quadra a competitividade é alta, mas depois dos jogos há um clima muito grande de confraternização com equipes, criamos amizades. Isso que fica como marca da competição, saímos dos Jogos marcando amistosos com outras equipes”, afirmou.
Classificação final
1) Unimed Porto Alegre
2) Konzen Cia. Ltda, de São Jerônimo
3) Irmandade Santa Casa de Caridade, de São Gabriel
4) Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre
5) Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Futsal Masculino
A Associação dos Funcionários as Santa Casa de Misericórdia, de Porto Alegre, conquistou o tricampeonato dos Jogos da Saúde. Na final, venceram o Hospital Alvorada. Participaram dezessete equipes da competição, que ocorreu no sábado (7) e domingo (8).
“Já é minha quinta participação. Os Jogos são muito bons, o pessoal vem na verdade para fazer uma confraternização. Isso é ótimo, confraternizar com as equipes de saúde. Batemos na trave para ganhar o título, mas pensamos: uma hora vai acontecer. E hoje já somos tricampeões. Felizmente, todos saíram bem, ninguém se machucou”, destacou o entusiasmado Luís Felipe Moreira dos Santos, campeão dos Jogos.
Classificação final
1) Associação dos Funcionários as Santa Casa de Misericórdia, de Porto Alegre
2) Hospital Alvorada
3) Hospital Dom João Becker, de Gracataí
4) Fundação Riograndense Universitária de Gastroenterologia, de Porto Alegre
5) Irmandade Santa Casa de Caridade, de São Gabriel
Futsal feminino
Em uma final emocionante, decidida nos pênaltis, a equipe do Hospital Ernesto Dornelles sagrou-se campeã, vencendo a equipe Unimed Porto Alegre. Cinco equipes disputaram a competição no sábado (7) e domingo (8).
Destaque da equipe campeã, a atleta Luciana Severo valorizou o título. “Nós somos muito unidas, porque não dão o valor devido ao futebol e futsal feminino. As equipes sempre tentam se apoiar. Óbvio que queremos competir e ganhar, mas em primeiro lugar buscamos nos divertir, sempre respeitando a integridade das atletas, é isto o que representa os Jogos da Saúde”, destacou. “Aqui é a oportunidade de vir aqui e mostrar que as mulheres sabem jogar, apesar de muitos dizerem que não”, concluiu a atleta campeã.
Mesmo com o vice-campeonato, o saldo foi extremamente positivo para Kamila Saraiva, que festejou a evolução da sua equipe, da Unimed Porto Alegre. “É a primeira vez que participo, acho muito bacana, cada vez nos superamos mais e a nossa equipe se mostra cada vez mais unida. Estamos nos tornando uma família, isto aumenta cada vez mais a nossa família”, afirmou.
Classificação final
1) Hospital Ernesto Dornelles
2) Unimed Porto Alegre
3) Associação dos Funcionários da Santa Casa de Misericórdia, de Porto Alegre
4) Hospital Militar de Porto Alegre
5) Urgetrauma, de Porto Alegre
Vôlei feminino
Um caso inusitado ocorreu na modalidade. Estavam previstas duas equipes para participarem da competição. Porém, houve imprevisto com algumas atletas da equipe do Hospital Militar de Porto Alegre, que não puderam comparecer. Assim, a equipe do Hospital Nossa Senhora Aparecida, de Camaquã, sagrou-se campeã na manhã do domingo (8).
Nem mesmo a ausência de uma equipe adversária impediu as atletas de jogar vôlei. As atletas presentes se misturaram em duas equipes, competindo de maneira amistosa.
“O esporte é essa união entre as equipes, voltadas à saúde das atletas. Tivemos a integração com o Hospital Militar de Porto Alegre, foi muito legal misturar os times, tendo o espírito esportivo sempre presente. Sempre damos um jeito, hoje mostramos a importância e como valorizamos a participação, prestigiando o evento”, valorizou a atleta campeã Katiusce Silveira.
Vôlei de duplas masculino
A dupla Roger e Adaílson, do Hospital Nossa Senhora Aparecida, de Camaquã, conquistou o primeiro lugar, ao vencer a dupla Marcelo e Matheus, do Hospital de Clínicas, de Porto Alegre. Os jogos ocorreram no sábado (7).
Classificação final
1) Roger e Adaílson (Hospital Nossa Senhora Aparecida, de Camaquã)
2) Marcelo e Matheus (Hospital de Clínicas, de Porto Alegre)
3) Adriano e Xuxa (Unimed Porto Alegre)
4) Lucas e Celso (Unimed Porto Alegre)
5) Jairo e Robeson (Associação dos Funcionários da Santa Casa de Misericórdia, de Porto Alegre)
Vôlei de duplas misto
A dupla Amauri e Tatiana, da Oncosinos de Novo Hamburgo, conquistou o primeiro lugar da competição, ao vencer a dupla Carlos e Luciane, da Unimed Porto Alegre. A modalidade contou com as duas duplas inscritas, que disputaram o título em jogo único.
Participando pela primeira vez dos Jogos da Saúde, a dupla campeã mostrou-se realizada com a conquista. “Foi um prazer, viemos representando nossa clínica. Foi muito legal participar de um jogo bem competitivo. Foi um momento bem especial. A premiação e organização foi nota 10”, disse Amauri. “Gostamos bastante, a organização foi muito boa. Depois desta primeira participação, esperamos voltar no ano que vem e competir novamente”, destacou Tatiana.