Decisões Técnicas e Escolhas Políticas: Convergências e Implicações no Setor Saúde

"O equilíbrio entre o técnico (o que é possível segundo evidências, ciência ou boas práticas), político (o que é viável em termos de apoio, interesses, ideologias e negociações) e a economia (o que é sustentável ou financiável com os recursos disponíveis) é essencial para a boa governança em saúde", defende Quinto Neto.
Remuneração em Saúde A Necessidade de Modelos Diversificados para Responder à Complexidade Assistencial

Remuneração em Saúde: A Necessidade de Modelos Diversificados para Responder à Complexidade Assistencial

Em essência, operadoras de planos de saúde (OPS) e prestadores de serviços de saúde (PSS) compartilham um objetivo comum: garantir que os beneficiários/pacientes recebam, quando necessário, o melhor atendimento possível, no tempo certo e no menor custo possível[1]. Esse alinhamento é amplamente reconhecido. No entanto, persistem divergências – algumas sutis, outras bastante evidentes – que…

Descompassos na Comunicação entre Operadoras e Prestadores de Serviços de Saúde Impactos Sistêmicos e Caminhos para a Correção

Descompassos na Comunicação entre OPS e Prestadores de Serviços de Saúde: Impactos Sistêmicos e Caminhos para a Correção

No setor da saúde suplementar, os ruídos na comunicação entre Operadoras de Planos de Saúde (OPS) e prestadores de serviços são frequentes e custosos. Esses desencontros geram mal-entendidos, desconforto para beneficiários e médicos, retrabalho, perdas financeiras e, não raramente, judicialização[1]. Vale ressaltar que, em muitos casos, os próprios prestadores também contribuem com falhas operacionais para…

Autorização Prévia na Saúde Suplementar Entre o Controle Necessário e a Barreira à Assistência

Autorização Prévia na Saúde Suplementar: Entre o Controle Necessário e a Barreira à Assistência

A autorização prévia é um instrumento amplamente utilizado pelas operadoras de planos de saúde. Consiste em avaliar a solicitação de um atendimento assistencial antes da execução[1]. Na prática, significa que determinados procedimentos – alguns exames, cirurgias eletivas, internações e terapias continuadas – precisam ser previamente analisados e aprovados pelas operadoras antes de sua realização. Para…

Antônio Quinto Neto

O Macrossistema de Saúde Brasileiro: Dois Pilares – SUS e Sistema de Saúde Suplementar