Gestão e Saúde | 21 de maio de 2013

Gestão em Saúde: Um caminho para a Segurança dos Pacientes

Gestão em Saúde - Um caminho para a Segurança dos Pacientes

No mês de abril tive a oportunidade de participar do Congresso de Qualidade e Segurança nos Cuidados em Saúde, organizado pelo Institute Healthcare Improvement-IH, e pelo British Medical Journal-BMJ, em Londres. Neste evento, foram apresentadas as experiências de diversos países na busca por maior segurança e qualidade médico-assistencial na área hospitalar.

Tenho a convicção de que estamos vivendo um processo de transformação na gestão de instituições hospitalares. Nossos atuais modelos, focados na estrutura e nos processos, serão aprimorados e enfatizarão a segurança do paciente e a busca da mensuração de desfechos ou resultados de protocolos e práticas médico-assistenciais.

Este deve ser a pauta central da agenda das lideranças em saúde. Está em plena implementação pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) o sistema QUALISS, que publicará indicadores de resultado do processo assistencial das organizações hospitalares visando dar à sociedade informações mais claras sobre o desempenho do segmento saúde.

O Ministério da Saúde realizou uma consulta pública com o objetivo de criar um sistema de notificação compulsória de eventos adversos graves (quedas, erros de medicação e outros) que ocorrem em hospitais do Brasil. Podemos afirmar que a qualidade médico-assistencial e a segurança do paciente são os diferenciais na estratégia das organizações hospitalares. Qualidade necessita comprometimento, metodologia, disciplina, investimento e qualificação de recursos humanos. Segurança necessita tecnologia, equipes treinadas e certificadas.

Tenho a convicção que, nos próximos anos, a sociedade buscará ser atendida em hospitais que  tenham suas práticas voltadas para a qualidade médico-assistencial, certificação e sistemas de segurança do paciente.

Nossos líderes médicos, assistenciais e administrativos devem integrar suas agendas e criar uma pauta única focada nesta  causa. O trabalho multidisciplinar em equipes auto-gerenciadas e de alta performance constituirão a célula operacional da estrutura dos nossos hospitais. Não temos mais espaço para líderes que não trabalhem de forma integrada com as demais profissões que fazem parte do processo de cuidado do paciente. Precisamos de lideranças que estimulem suas equipes na participação no processo de tomada de decisão. O foco é o paciente.

Se você trabalha em gestão hospitalar, comece a identificar o tempo que dedica no seu dia, semana, mês e ano, ao tema qualidade médico-assistencial e segurança do paciente. Este é o foco central dos gestores em saúde independente de sua formação. O êxito neste tema será o diferencial estratégico de sua instituição. Acredite nisto.

  • teresinha Valduga Cardoso

    Prof. Fernando!

    Sempre brilhante em suas colocações e convicções. Concordo plenamente, este é o caminho a nova visão de qualquer gestor em saúde. Fico feliz por que ensinamos isso com muita propriedade aos nossos alunos.
    Parabéns.

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