Acreditação | 9 de maio de 2016

Roteiro Estruturado para o Cumprimento dos Padrões do Programa Nacional de Acreditação – Parte 3

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Roteiro Estruturado para o Cumprimento dos Padrões do Programa Nacional de Acreditação – Parte 3

(Parte 3 de uma série de 3)

Fase IV: Verificação interna do grau de cumprimento dos padrões (atendidos integralmente, atendidos parcialmente, não atendidos) do Manual de Acreditação. Essa fase pode, em parte, realizar-se concomitantemente com a Fase III. As visitas parciais podem ser programadas para todos os setores, unidades e serviços, porém habitualmente efetua-se naqueles que necessitam de mais auxílio no cumprimento dos padrões. O grupo condutor pode criar duplas de avaliadores internos e prepara-las para executar as visitas.

Quadro 5: Etapas da Fase IV

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Fase V: Execução dos preparativos para receber a visita de avaliação que será realizada pela Instituição Acreditadora escolhida.

Quadro 6: Etapas da Fase V.

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O roteiro estruturado, composto por 17 etapas, encontra-se voltado para as organizações que se candidatam pela primeira vez a uma visita de avaliação com vistas à acreditação. O grupo condutor observará que os setores, unidades e serviços, tanto assistenciais, quanto administrativos e de apoio, apresentarão ritmos diferentes de desenvolvimento e cumprimento dos padrões. As avaliações parciais internas mostrarão que uns estarão mais desenvolvidos que outros, o que poderá ser uma oportunidade para que os mais adiantados auxiliem os mais atrasados no cumprimento dos padrões, tendo em conta que alguns setores, unidades e serviços terão mais dificuldades de atendê-los.

As organizações de saúde que cumprem padrões com base em um programa de acreditação tornam-se melhor estruturadas e com processos confiáveis. Esse arranjo organizacional sustenta e promove ações mais qualificadas e seguras tanto na área assistencial quanto administrativa e de apoio e, consequentemente, conduz a um maior grau de satisfação para todos – pacientes, médicos, enfermeiros, gestores e demais colaboradores.

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