O Desafio do Novo Líder da Área Hospitalar
O momento atual que passa o segmento hospitalar é único e obriga que façamos algumas reflexões:
Primeiro: O Cenário mudou
– Nos últimos anos mais de 10 milhões de brasileiros passaram a ter plano de saúde;
– Nossos hospitais públicos e privados localizados nos grandes centros estão lotados;
– Os investimentos em expansão de nossos hospitais estão sendo ampliados;
– A área pública busca novos modelos de governança para os seus hospitais buscando ampliar a eficiência e os resultados;
– Grupos internacionais de planos de saúde passam a investir de forma significativa no Brasil;
– O Congresso Nacional estuda a possibilidade de autorizar a entrada do capital internacional no segmento hospitalar.
Este cenário demonstra de forma clara que o segmento hospitalar deve ter, nos próximos anos, um forte crescimento, ampliando suas estruturas, leitos, equipamentos e quadro de pessoal.
Segundo: Novos cenários, novos desafios
Neste novo cenário teremos um incremento da competitividade entre as organizações hospitalares, distanciando aquelas que investem de forma decisiva em qualidade assistencial, segurança do paciente, modelos de acreditação, padrões de excelência nos processos e rotinas e qualificação do corpo funcional, das demais instituições que mantiverem seus atuais modelos de gestão assistencial e administrativo;
Terceiro: E as Pessoas
Este momento único que passa a área hospitalar, com mudanças importantes e ritmo acelerado de crescimento, está acontecendo no mesmo período em que o nosso país passa por um cenário econômico diferenciado. Atingimos o pleno emprego.
A contradição está no crescimento de nossas estruturas e necessidade de investirmos em qualidade assistencial, enquanto falta mão de obra qualificada.
Por Final: O Novo Líder
Os modelos de gestão de pessoas utilizados até hoje não estão mais contribuindo para o crescimento e a qualificação de nossas organizações;
Precisamos investir, e muito, em nosso quadro de pessoal. A diferença no futuro de nossos hospitais estará na qualidade de nossas pessoas e no compromisso e dedicação de todos em querer fazer o melhor para os pacientes.
Para conquistarmos uma equipe de alto desempenho precisamos de líderes que:
– Dediquem tempo para suas pessoas;
– Sejam os maiores responsáveis pela retenção de seus colaboradores;
– Abandonem o modelo tradicional de chefe e assumam o papel de treinadores;
– Entendam que para ser um gestor estratégico temos que conhecer com profundidade a operação e as rotinas do dia-a-dia;
– Não abandonem a busca pelo conhecimento. Leituras e cursos são essenciais;
– Sejam exemplo para os seus subordinados em compromisso e dedicação;
– Sejam éticos em suas práticas de gestão e busquem atuar em conjunto com os líderes de outros hospitais para o fortalecimento do segmento;
– Tenham a clareza de que sobrevivemos no mercado a partir de nossos resultados e não de nossos esforços;
Concluindo, o cenário mudou. Vamos enfrentar um período de crescimento e qualificação. O diferencial de nossas empresas será a equipe de colaboradores e a qualidade de nossos líderes.
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Armando Piletti
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William Brum