Gestão e Enfermagem | 25 de novembro de 2013

Os desafios do Enfermeiro na Acreditação em Saúde

Desafios do enfermeiros

Os desafios do Enfermeiro na Acreditação em Saúde foi o tema do IV Simpósio de Gestão em Serviços de Enfermagem promovido pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) nos dias 25 e 26 de outubro. Foram dois dias de debates e reflexões sobre o tema de alta relevância no cenário atual das Instituições de Saúde, que buscam oferecer uma assistência de qualidade e segurança. Vários foram os especialistas que participaram do evento como conferencistas e palestrantes.

Destaco algumas falas da enfermeira Mara Márcia Machado, superintendente do Instituto Qualisa de Gestão (IQG). Na busca de padrões que atinjam requisitos previamente aceitos e que garantam a qualidade e a segurança do cuidado, as instituições de saúde devem apostar em times focados no conhecimento e que realizem um esforço para buscar resultados sistêmicos. As Instituições de Saúde devem direcionar suas ações para criar uma cultura de segurança, apostando nas relações interpessoais para um desenvolvimento organizacional de confiança, cooperativa e comprometida. Isto requer investimento em educação permanente. Ela conclui dizendo que obter a acreditação é pura consequência de um esforço concentrado de toda a estrutura organizacional, para criar essa cultura de segurança e qualidade onde a avaliação é uma pratica construtiva. Hoje o slogan não é mais ‘o Marketing é a alma do negócio’. Hoje, a alma é a propaganda do negócio.

O professor Dr. Antonio Quinto Neto, avaliador Sênior do Instituto de Acreditação Hospitalar e Certificação em Saúde (IAHCS/ONA) afirma que, dentre os profissionais de saúde, os enfermeiros são os que mais rapidamente captam que a acreditação trará melhorias significativas nos serviços. “Rapidamente, procuram atender os requisitos de qualificação. É comum os enfermeiros assumirem funções de coordenação de programas de qualidade e preparação para acreditação. Eles se destacam nas ações corretivas e de melhoria para o cumprimento dos padrões estabelecidos”.

Eventos como este reforçam e deixam mais evidente que a qualidade dos serviços de saúde exigida pela sociedade está diretamente relacionada a um conjunto de requisitos básicos já determinados pelos indivíduos. Associado a esses aspectos está o fator econômico-financeiro dos grupos sociais e instituições prestadoras de serviços que, por um lado, exigirão cada vez mais qualidade dos serviços por um custo-efetivo adequado e, por outro, os prestadores necessitam adotar estratégias de gestão que lhes permitam atender os princípios da qualidade e da segurança da assistência sem comprometer a sustentabilidade da organização. Isso justifica a importância de um processo de avaliação sistêmica que permita levantar aspectos de melhorias e sustentação nos padrões julgados satisfatórios.

A acreditação em saúde surge justamente para preencher esta lacuna de controle e avaliação. É um processo de avaliação do conjunto dos recursos institucionais, de padrões determinados previamente e aceitos para aperfeiçoar a segurança e a qualidade do cuidado, que permita a garantia da qualidade da assistência. Esses padrões devem ter como característica um conjunto de exigências que surgem da necessidade de os estabelecimentos funcionarem de forma harmoniosa. É neste cenário que a enfermagem deve estar preparada para desenvolver suas ações voltadas para a efetiva prestação da assistência segura e de qualidade, mas principalmente de foco nas necessidades dos seus pacientes/clientes. O desafio é o conhecimento do processo como um todo, um método que demonstra sua eficácia e oferece a oportunidade de revisão de suas práticas e as maneiras pelas quais pode ser melhorado.

A adoção da metodologia da acreditação representa um compromisso visível por parte dos dirigentes da Instituição de Saúde, que objetiva melhorar a qualidade e segurança do cuidado ao paciente, com a garantia de um ambiente seguro para todas as pessoas que desenvolve suas atividades na organização. Estabelece um estilo de liderança focado nas pessoas e suas inter-relações primando pela construção da cultura de segurança, o que eleva sua credibilidade junto à população e ao mercado, posicionando-se como marca de valor e qualidade.

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