Gestão e Enfermagem | 19 de fevereiro de 2013

Enfermagem: Profissão e Trabalho em Saúde

Enfermagem-Profissao e Trabalho em Saude

A enfermagem representa a maior força de trabalho da saúde no país e no mundo, estando na assistência hospitalar à beira do leito e ao lado do cliente nas vinte quatro horas do dia, à frente das assistências domiciliar e ambulatorial, da atenção básica de saúde, na formação profissional e na pesquisa. Contribui fundamentalmente para que os objetivos estratégicos das organizações de saúde sejam alcançados.

É a enfermagem que se responsabiliza pelo conforto, acolhimento e bem-estar dos pacientes. Essa é a essência do ofício, seja através do cuidado necessário ou promovendo a autonomia dos pacientes mediante a educação em saúde. Para abordar esse tema, mostrando dados que representam a força desse trabalho no Brasil, a enfermeira mestra Nelci Dias, presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul, atendeu nossa solicitação enviando um breve texto, com definições, dados e afirmações que  :

“A enfermagem é uma profissão desenvolvida por um grupo de trabalhadores qualificados e especializados para realizar o cuidado às pessoas. A profissão é reconhecida pelo conselho Nacional de Saúde e está regulamentada pela Lei 7498/1986. Trata-se de um trabalho essencial à vida humana e está em quase todas as instituições que prestam assistência de saúde, sendo que na rede hospitalar está presente 24 horas dos 365 dias do ano.

Constitui a maior força de trabalho na saúde, com 178.546 enfermeiros (161.032 mulheres, 90,2%), 466.985 técnicos em enfermagem (407.754 mulheres, 87,3%) e 598.273 auxiliares de enfermagem (525.666 mulheres, 87,8%), representando cerca de 60% das equipes multiprofisionais, de acordo com números divulgados pelo COFEN em 2009. Os dados destacam também que a força de trabalho é majoritariamente feminina.

Em entrevista para o Jornal ABEn N. 3, de 2009, o Ministro da Saúde José Gomes Temporão afirma que “ é nítida a evolução técnica e científica da enfermagem ao longo dos anos. Isso aconteceu sem que a enfermagem se fragmentasse em diversas especialidades e áreas de atuação, o que fez com que fosse preservada uma visão integral do ser humano. Em um sistema de saúde como o SUS, com todas as suas características e um forte componente de atenção primária, o trabalho da enfermagem é fundamental”.

E, ainda, Temporão diz que “no Brasil, é fácil perceber a contribuição da enfermagem para a construção do Sistema Único de Saúde. Trata-se de uma área que dá sustentabilidade à Estratégia de Saúde da Família, por meio de um compromisso técnico, social e ético. Conta com profissionais que trabalham incessantemente pela garantia do princípio da integralidade e das linhas de cuidados nas políticas e ações de promoção, prevenção e reabilitação”.

Ao analisar a contribuição de Nelci, observamos o número expressivo de profissionais de enfermagem que atuam nas instituições de saúde do nosso pais e o valor social da contribuição do seu trabalho. Por outro lado fica também evidente, pelas afirmações do Ministro da Saúde, o crescimento da enfermagem pelo desenvolvimento de um trabalho responsável e efetivo, para garantir a implementação do SUS com padrões que preservem a visão integral do ser humano. Mas também deve ficar muito claro, para a sociedade, que as ações de enfermagem sempre advogam em prol do paciente e estão norteadas pelas suas necessidades.

A atenção voltada para o paciente com suas necessidades é o que demanda o desenvolvimento do cuidado, é o ponto de partida. Nesse sentido, o cuidado deve ter abordagem multidisciplinar complexa, com diferentes conhecimentos se inter-relacionando em busca da integralidade efetiva a que o cliente espera e tem direito. Assim, cuidar gerenciando ou gerenciar cuidando deve ser o foco do enfermeiro gerente da assistência de enfermagem, principalmente no desafio da busca e da criação de novos modelos.

Concluo trazendo a fala de Elias Knobel que reforça a nossa convicção de que a enfermagem está num ritmo de crescimento e reconhecimento do seu trabalho graças ao seu conhecimento e autodesenvolvimento. “Os enfermeiros, isoladamente ou em conjunto com outros profissionais de uma equipe interdisciplinar, constituem os pilares essenciais e fundamentais de qualquer estrutura de saúde. Não existe assistência focada ao paciente e à família sem uma participação ativa e decisiva do profissional de enfermagem”.

VEJA TAMBÉM