Gestão e Enfermagem | 2 de julho de 2013

Como formar gestores para a saúde?

Como formar gestores para a saúde

Na minha visão, não tenho dúvida. O profissional da saúde deve buscar ampliar suas oportunidades no mercado, mas principalmente buscar conhecimento para gerenciar a sua área de atuação com qualidade e segurança.

No mercado atual, extremamente competitivo, associado a um cenário econômico nebuloso, novas tecnologias e a grande regulamentação do setor, com crescente imposição de desempenho eficaz da assistência médico-hospitalar, a implantação de formas e processos de gestão que garantam a viabilidade dos negócios se faz urgente e necessária.

Instituições de saúde buscam gestores preparados, com conhecimento e competência para conduzir as novas organizações da saúde, de muita complexidade, que executam atividades extremamente diversificadas, desenvolvidas por um quantitativo de profissionais técnicos e não-técnicos.

Observamos também o crescimento de clínicas especializadas, em várias áreas da medicina, objetivando atender uma demanda crescente de pessoas que utilizam a saúde suplementar como forma de buscar uma assistência médica mais ágil, de qualidade e mais econômica. Isso porque as clínicas exigem menos complexidade do que um hospital. Porém, invariavelmente também necessitam de gestores comprometidos e, novamente, o profissional que detém este preparo é procurado.

Outro aspecto a ser considerado é a incorporação tecnológica na área da saúde. Tendo em vista sua perspectiva coletiva e o seu extenso rol de implicações na medicina, nos processos de trabalho, nos fatores econômicos e sociais vinculados ao desenvolvimento e aos resultados, possui grande valor transformador para os Hospitais e demais serviços de saúde.

Sem dúvida, por todos esses avanços que vêm ocorrendo, existe uma clientela cada vez mais exigente e protegida pelo código de defesa do consumidor, pelos estatutos do adolescente e do idoso, entre outros. Por outro lado, a sustentabilidade financeira e econômica das instituições de saúde, tem forçado o mercado a preparar profissionais cada vez melhores. O gestor hospitalar especializado terá seu espaço garantido. A área da saúde carece urgente de uma mudança de cenário, pois toda a sociedade brasileira merece uma assistência segura e de qualidade.

Merecem, no mínimo, que Instituições Hospitalares ofereçam à sociedade o que foi preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no seu Informe Técnico nº 122: prevenir doenças; restaurar a saúde; exercer funções educativas e promover a pesquisa. Pelo olhar do gestor hospitalar especializado e competente, essas funções devem ser desenvolvidas com qualidade, segurança e eficácia.

Para quem quer buscar conhecimento, fica a recomendação de que verifique as referencias das instituições de ensino, seu foco e principalmente seu histórico no mercado. Muitos são os que pensam que gestão é coisa fácil, principalmente ensinar a fazer gestão. Se isso fosse verdade, não teríamos o cenário da saúde que evidenciamos em nosso país. Outro fator importante é o corpo docente da instituição. Se ela não propicia o contato com os “experts” do mercado, dificilmente consegue favorecer o contato com o mercado. O networking é o favorecimento da busca de oportunidades para negócios, formar alianças e principalmente gerar um efeito multiplicador das redes de contato.

Os conteúdos e a metodologia utilizados, centrados no aluno, favorecem a troca de experiências, o compartilhamento de informações e as relações interpessoais, elementos que reforçam a condução para a formação de líderes.

Para finalizar, reforço minhas convicções destacando as falas de dois ex-alunos que hoje são professores de nossa instituição (IAHCS). O professor Alceu Alves da Silva, diretor executivo do Complexo Hospitalar Mãe de Deus, que diz: “profissionalizar a gestão é preparar a instituição hospitalar, em todos os níveis, para enfrentar essas e outras limitações. Estar qualificado para esse processo transformador será decisivo para que possamos superar os desafios que estão e serão cada vez mais impostos pelos novos cenários”. Já o professor Fernando Andreatta Torelly, superintendente executivo do Hospital Moinhos de Vento, fala: “Enfatizo que nossa competência profissional é construída a cada dia com a ajuda de muitas pessoas e que uma das principais características de sucesso é ter a sorte de conviver com bons líderes”.

Esta vivência e o contato direto com estes e outros profissionais têm ajudado a diferenciar o modelo proposto de formação das melhores escolas de ensino da saúde.

VEJA TAMBÉM