Mundo | 11 de julho de 2020

EUA: Walgreens investe US$ 1 bilhão em atenção primária e Walmart passará a vender seguros de saúde

Modelo integrado médico-farmacêutico de atenção primária avança nos Estados Unidos 
Walgreens investe US$ 1 bilhão em atenção primária e Walmart passará a vender seguros de saúde

Uma nova disputa com players altamente capitalizados indica que o mercado de varejo de medicamentos nos Estados Unidos será cada vez mais disputado. E sob um novo modelo de negócio que integra muito mais do que a mera venda de medicamentos e produtos de higiene/beleza. A oferta de serviços de atenção primária vem se tornando um braço importante da estratégia das empresas Walgreens e CVS (drogarias) e Walmart (líder do comércio varejista), em um novo modelo médico-farmacêutico in-store

Para entender, nos Estados Unidos e no Canadá, Walgreens e CVS iniciaram suas trajetórias vendendo medicamentos, mas se transformaram ao longo de anos em uma drogaria com supermercado. Além de medicamentos (prescritos ou não), vendem alimentos, bebidas, roupas, artigos de casa e até eletrônicos. Já o Walmart iniciou propriamente como um supermercado e vem iniciando nos últimos anos uma ampliação do seu mix de produtos e serviços, como oferta de medicamentos através de uma rede própria de farmácias, localizadas junto aos seus supermercados.


Estou indo ao supermercado consultar com um médico, você quer alguma coisa?

Agora, o movimento das três redes de varejo vem se intensificando no caminho de oferecer clínicas com consultas médicas básicas, exames, serviços de academia e consultoria em qualidade de vida e acompanhamento profissional de pacientes crônicos, por exemplo. Ou seja, ao ir ao supermercado/drogaria a pessoa pode aproveitar para se consultar com um médico, fazer um exame, receber uma prescrição, agendar um aula de yoga, receber um plano de alimentação saudável, e em alguns casos, até ter uma veterinário para examinar o seu pet. Após  utilizar a “área de saúde”, pode se dirigir ao supermercado/drogaria para  comprar a alimentação recomendada para o seu novo estilo de vida saudável, as vitaminas e o medicamento indicado pelo profissional de saúde que acabou de lhe atender. Tudo isso no mesmo lugar.


Walgreens

A Walgreens, considerada a segunda rede de farmácias mais importante no mercado norte-americano, anunciou na primeira semana de julho que está entrando forte na oferta de soluções de atenção primária. A empresa planeja abrir de 500 a 700 clínicas nos próximos cinco anos, com investimento de US$ 1 bilhão. O negócio é feito em parceria com a VillageMD, prestadora de serviços de atenção primária com atuação nacional.

Em abril de 2019, a Walgreens e a VillageMD abriram cinco clínicas de atenção primária, em Houston (Texas) como um projeto piloto. O grupo pretende se tornar a primeira grande rede de farmácias dos EUA a oferecer cuidados médicos primários, uma vez que planeja abrir centenas de clínicas médicas em lojas já existentes.

walgreens_vmd

Concorrentes: CVS e Walmart

As redes CVS e Walmart também estão na briga. Em 2019 a Walmart abriu a primeira unidade da sua nova iniciativa chamada Walmart Health, unidade de negócio que disponibiliza uma grande variedade de serviços com foco em atenção primária. A cidade escolhida para inaugurar os serviços foi Dallas (no estado da Geórgia, não a homônima do Texas). A unidade conta com atendimento odontológico, oftalmológico, análises clínicas, raio-x, eletrocardiograma e nutrição. E oferece ainda, serviços veterinários, para atender animais de estimação, o Essentials PetCare.

A CVS é a líder de mercado em termos de vendas de medicamentos e busca através da conveniência manter a sua posição com ajuda do modelo de assistência básica. Os varejistas identificaram que os “baby boomers” (pessoas nascidas entre 1946 e 1964) vêm envelhecendo, o que aumenta a demanda de cobertura do Medicare (seguro de saúde bancado pelo governo federal e destinado a pessoas com 65 anos ou mais), e consequentemente, por acesso mais facilitado aos serviços de saúde.

cvs

Também no ano passado, a CVS afirmou que sua nova loja conceitual denominada HealthHub alcançará quatro áreas metropolitanas dos EUA e 50 localidades até o final deste ano, como parte de uma grande expansão. A CVS disse que o HealthHub – com serviços similares aos da Walmart – aumentará para 1.500 locais até o final de 2021, ou seja, serão inaugurados cerca de 500 HealthHub´s por ano.

Sean Slovenski, vice-presidente sênior e presidente do Walmart Health and Wellness sintetiza a oportunidade identificada pelos varejistas: os novos centros de saúde da Walmart não foram projetados para aumentar o tráfego de pessoas e o volume de clientes em suas lojas. Slovenski diz que o Walmart pensa em uma abordagem diferente. “Estamos tentando resolver problemas [necessidades] para nossos clientes”, disse Slovenski. “Nós já temos o volume [de pessoas]. Temos os locais e as pessoas certas. ”

Walmart_Eye

Como será aplicado o investimento de US$ 1 bilhão da Walgreens?

Com faturamento anual de cerca de US$ 140 bilhões no mundo todo, o grupo Walgreens investirá a quantia de US$ 1 bilhão em ações e dívidas da VillageMD por três anos. No final desse período, a previsão é de que a Walgreens tenha uma participação de aproximadamente 30% na VillageMD após a conclusão do investimento.

Do investimento da Walgreens, 80% será usado pelo VillageMD para financiar a abertura das clínicas e construir a parceria, incluindo a integração com os ativos digitais da Walgreens.

A maioria estará localizada em áreas de escassez de profissionais de saúde

A Walgreens tem trabalhado fortemente para manter-se como a principal força no mercado de saúde. De acordo com a empresa, as clínicas, que terão mais de 3.600 prestadores de cuidados primários recrutados pelo VillageMD, aceitarão várias opções de seguro de saúde. Além dos serviços de atenção primária, as clínicas também fornecerão atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana, via telessaúde e consultas domiciliares.


Mais da metade das clínicas estará localizada em áreas de escassez de profissionais de saúde, baseado em dados divulgados pelo Departamento Americano de Saúde e Serviços Humanos (United States Department of Health and Human Services/HHS em inglês), órgão equivalente ao Ministério da Saúde no Brasil.


Village Medical com acesso direto junto ao Walgreens

Village Medical com acesso direto junto ao Walgreens

.

“Farmácia do futuro” e as doenças crônicas

O modelo integrado médico-farmacêutico de atenção primária ajudará a atender uma crescente população de pacientes portadores de condições crônicas nos EUA. Hoje, seis em cada dez americanos vivem com pelo menos uma condição crônica que requer uso de medicamentos diários e um acompanhamento mais próximo, como exames e testes. Dados das atuais clínicas da VillageMD mostram que uma abordagem integrada de farmácia e atendimento primário aumenta a adesão aos medicamentos e contribui para melhorar os resultados dos pacientes.


“Essas clínicas em nossas lojas convenientemente localizadas são um passo significativo na criação da farmácia do futuro, atendendo a muitas necessidades essenciais de saúde, tudo sob o mesmo teto e através de outros canais”, disse Stefano Pessina, vice-presidente executivo e CEO da Walgreens Boots Alliance, em comunicado.


Os EUA gastam US$ 4 trilhões por ano em assistência médica, e mais de 85% disso está relacionado a pacientes com doenças crônicas, de acordo com Tim Barry, presidente e CEO da VillageMD.

“Para melhorar nosso sistema de saúde e reverter a trajetória dos gastos com saúde, precisamos atender às necessidades de todos os pacientes. Essa parceria nos permite liberar o poder dos médicos e farmacêuticos da atenção primária, permitindo que trabalhem de maneira coordenada para melhorar a experiência do paciente”, disse Barry.

maiores drogarias eua

Acesse a tabela acima aqui.

Walmart Insurance Service (venda de seguro de saúde)

Já a Walmart, maior varejista do mundo, criou uma agência de seguros sob o nome Walmart Insurance Services LLC e passará a vender seguros de saúde a partir de agosto, nos EUA. A porta-voz do Walmart, Marilee McInnis, confirmou a notícia em comunicado ao portal Fierce Healthcare, dizendo que a empresa passará a incluir a venda de apólices de seguro para os clientes. “Estamos sempre procurando formas de ajudar nossos clientes a economizar dinheiro e a viverem com mais qualidade, e os serviços de seguros também são uma maneira de fazermos isso”, disse McInnis. “Atualmente, oferecemos acesso a informações sobre seguros em nossos locais do Walmart Health e temos um programa educacional de longa data chamado Healthcare Begins Here para ajudar as pessoas a encontrarem o plano de seguro adequado”, completou.

Walmart Health

Aliado a esta nova iniciativa, a Walmart Health vem avançando no mercado de assistência médica, abrindo recentemente uma série de novas clínicas no estado da Geórgia, com menor custo do atendimento e uma série de serviços em um espaço “ localmente conveniente “.

Outros grandes nomes do setor de saúde têm buscado encontrar parceiros onde eles podem inscrever novos beneficiários nos planos do Medicare. A UnitedHealthcare, por exemplo, que tem uma operação no Brasil, firmou parceria com a Walgreens para oferecer centros de serviços aos pacientes Medicare em algumas lojas da rede de farmácias.

Tecnologia

Segundo o site Motley Fool, especializado no mercado financeiro, o investimento em tecnologia vem sendo uma parte da equação na busca por uma fatia maior no mercado. A Walmart, por exemplo, anunciou em 15 de junho que estava adquirindo ativos da empresa de tecnologia CareZone, que desenvolveu um aplicativo de assistência médica que ajuda os pacientes a gerenciar suas prescrições e medicamentos. A Walmart, neste caso, adquire os principais ativos de um dos produtos da CareZone, incluindo propriedade intelectual, patentes e sua plataforma de tecnologia.

O Walmart explicou em um comunicado à imprensa: “A tecnologia e os membros da equipe que ingressam no Walmart aumentarão nossos recursos atuais de Saúde e Bem-Estar e apoiarão nosso foco em soluções digitais de saúde. O CareZone continuará sendo uma empresa separada e não relacionada ao Walmart”. Embora o Walmart não tenha divulgado os termos do acordo, a rede de notícias CNBC diz que a transição custou aproximadamente US$ 200 milhões.

Saiba mais: Walmart dos EUA lança centro de saúde com foco na atenção primária

VEJA TAMBÉM