Gestão e Qualidade | 23 de janeiro de 2017

Prosseguem estudos entre Fehosul e Unimed Porto Alegre para estabelecer novos critérios assistenciais na oncologia

Prestadores e operadora se reuniram no dia 19 e continuam ajustes comuns
Unimed_Fehosul

A Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do RS (Fehosul) e a Unimed Porto Alegre deram prosseguimento às tratativas para a consolidação de novos paradigmas no relacionamento entre os prestadores de serviços da área oncológica e a operadora de planos de saúde. Após a reunião do dia 12, as entidades promoveram novo encontro no dia 19.

As duas pautas principais desta atividade foram o início de discussões referentes aos protocolos assistenciais do câncer de mama, além de aspectos  relacionadas a uma melhor convergência comercial.

Integralidade

Os membros do grupo – instituído para formular as novas diretrizes do modelo de convivência -, concordaram em relação à necessidade da manutenção da integralidade dos cuidados do paciente com a mesma equipe assistencial, nos tratamentos ambulatorial e hospitalar.

Segundo Maria Fernanda Longhi, a Unimed tem aprovado os “protocolos” dos prestadores, mas existem situações especificas que necessitam harmonização. Já a médica Patrícia Gonçalves, também representando a Unimed, defendeu que as diferenças entre as taxas de serviços cobradas pelos prestadores precisam de um ponto de equilíbrio para que o mercado consiga gerenciar os custos com maior assertividade.

O presidente da Fehosul, externou que “o que está em questão é um acerto operacional entre a operadora e os prestadores. Parece que a Unimed concorda com os atuais protocolos dos prestadores, com algumas situações pontuais que precisam de ajustes. O foco [de hoje] está sendo no comercial. De qualquer forma teremos de enfrentar as 2 vertentes, a assistencial e o relacionamento comercial.”

O Superintendente Geral da Unimed Porto Alegre, médico Luiz Fernando Ribeiro de Menezes, que liderou o grupo da Unimed na atividade, concorda “que o problema maior é o do relacionamento comercial e que devemos encaminhar este assunto, fazendo ajustes nesta área. A judicialização que está acontecendo com esta situação não é boa para ninguém e totalmente desnecessária pois desgasta prestador, paciente e Unimed”. Ficou definido que a Unimed enviará, com antecedência, uma lista de situações a serem trabalhadas referente a este ponto.

A próxima reunião ocorre dia 26, na sede da Fehosul, em Porto Alegre, ainda com foco no Câncer de Mama.

Pela Fehosul participaram Cláudio Allgayer e Shirlei Gazave. O grupo formado por representantes dos prestadores da área oncológica foi composto por Adalberto Broecker Neto, Diocélia Jungbluth, Daniela Rosa e Sérgio Jobim Azevedo. Pela Unimed Porto Alegre, estiverem presentes Gabriel Argos, Patrícia Gonçalves, Luiz Menezes e Maria Fernanda Longhi.

 

VEJA TAMBÉM