Moinhos de Vento apresenta ampliação do Centro Cirúrgico
Plano de expansão, com várias obras já entregues, se estenderá até 2014Fotos: Cristiano Santanna
O Hospital Moinhos de Vento (HMV), em Porto Alegre, apresentou em entrevista coletiva à imprensa nesta terça-feira, 22, a ampliação do Centro Cirúrgico, obra que faz parte do projeto de expansão da instituição. O local entrará em funcionamento no próximo dia 28, e conta com cinco novas salas de cirurgias totalmente equipadas e prontas para realizarem desde os procedimentos mais simples aos mais complexos como neurocirurgias.
A área destinada às cirurgias de todos os portes passa a contar com 1.700 m², um aumento de 800 m². Foram investidos R$ 10 milhões na obra que, além das cinco salas de cirurgias, conta também com 12 leitos de recuperação e seis leitos de observação. Com isso, o Hospital disponibilizará para o seu corpo médico o total de 17 salas de cirurgia.
A nova área está totalmente informatizada, desde o prontuário do paciente, que é 100% eletrônico, até o dispensário dos medicamentos – um investimento de R$ 4 milhões para todo o Hospital – que só libera o medicamento e a dosagem prescrita pelo médico no receituário e após a confirmação pelo profissional habilitado. O HMV é o único hospital no Estado a utilizar esse sistema que garante total segurança na administração do medicamento ao paciente.
Segundo o chefe do bloco cirúrgico do Hospital Moinhos de Vento, Dr. Roberto Menegotto, com a ampliação, a instituição vai realizar cerca de 24 mil procedimentos por ano (atualmente essa média é de 18 mil). “Esse aumento de 40% em nossa capacidade de atendimento vai desafogar a agenda que está com marcação de cirurgias para um mês”, afirmou.
Outro destaque feito pelo Dr. Menegotto é a realização de cirurgias seguras. Segundo o profissional, todo o fluxo do centro cirúrgico permite que o paciente seja avaliado pela equipe médica, pelo anestesista e enfermeiros, seguindo as exigências da Joint Commission Internacional (JCI), certificadora internacional a qual o HMV é acreditado desde 2002, e da Organização Mundial da Saúde (OMS) em relação a uma das seis metas de segurança do paciente em relação à cirurgia segura.
Para respeitar esta exigência, a arquitetura da área definiu consultórios de avaliações pré-cirurgia realizadas pelo médico assistente, anestesista e enfermagem, preservando a privacidade do paciente. As salas de cirurgia foram equipadas com monitores específicos para a realização do check list e time out, imediatamente antes da cirurgia em tempo real e por painel eletrônico para a visualização de toda a equipe participante do ato cirúrgico, cirurgiões, anestesistas e enfermagem em sala.
Estas modificações foram adotadas para proporcionar uma maior segurança ao paciente. Nesse contexto, as novas salas foram projetadas com base na experiência adquirida sobre o que o paciente deve ter dentro dos princípios da cirurgia segura e também contemplando itens para maior conforto e bem-estar de familiares e da equipe de profissionais. Nas salas de recuperação, o dispensário eletrônico de medicamentos e materiais aumenta o nível de eficácia nos processos e a segurança para os pacientes, na medida em que cruza eletronicamente as informações com a prescrição médica.
Segundo o superintendente executivo do Hospital Moinhos de Vento, Fernando Andreatta Torelly, com o aumento do acesso aos serviços privados de saúde, o Hospital tem registrado crescimento em praticamente todas as áreas. Os projetos da expansão foram concebidos para elevar a capacidade de serviços que estavam operando em seu limite máximo e também para fazer frente às novas necessidades da população.
“A obra que está sendo entregue à população visa responder uma demanda da sociedade, e também reforça o posicionamento do Hospital, de ser referência em atendimento não apenas na região Sul, mas em todo o Brasil”, declarou.
Fotos: Cristiano Santanna