Mundo | 13 de novembro de 2012

Ministério da Saúde espanhol retira vacinas da marca Novartis do mercado

Investigação também está sendo feita na Itália e Suíça
ID-10041130

A Agência Espanhola de Medicamento determinou a apreensão de todas as unidades de todos os lotes dos produtos Novartis contra a gripe comercializado no país sob os nomes comerciais Chiroflu e Chiromas. A causa da investigação é a existência de partículas brancas em suspensão. A orientação da agência é para que em todos os locais de armazenamento, assim como nos pontos de distribuição onde tenham os produtos, seja feita a investigação.

O alerta foi dado pelas autoridades italianas onde os produtos são fabricados. A Suíça também retirou os produtos de circulação. De acordo com o site do laboratório, o ministro da Saúde da Itália tomou a decisão de iniciar as investigações depois que o próprio fabricante alertou sobre as suspeitas de pequenas partículas nas vacinas.

O laboratório confirma que essas partículas podem produzir-se durante a produção da vacina, mas garante a segurança e eficácia do produto. A empresa, após campanhas contra vacinas, salienta que não é um problema intrínseco da preparação, porque a droga tem passado em todos os controles biológicos. Com isso a Novartis quer se distanciar das suspeitas sobre o produtos já que se trata de uma falha industrial e não na segurança em si do medicamento que havia demonstrado segurança e perfil de imunogenicidade semelhantes aos de outros anos.

VEJA TAMBÉM