Gestão e Qualidade, Tecnologia e Inovação | 19 de maio de 2020

Hospital Virvi Ramos implanta protocolo de tratamento de plasma convalescente para pacientes graves

Protocolo tem sido utilizado em hospitais de referência
Hospital Virvi Ramos implanta protocolo de tratamento de plasma convalescente para pacientes graves da Covid-19

O Hospital Virvi Ramos, de Caxias do Sul, em parceria com o HEMOCS – Hemocentro de Caxias do Sul, passou a adotar um protocolo para uso de plasma convalescente no tratamento de pacientes graves e internados nas unidades de tratamento intensivo (UTI), em decorrência da Covid-19. O protocolo – já aprovado pela Nota técnica 19/2020 da Anvisa – foi validado pela Secretaria Municipal de Saúde do município e pelo Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital. Segundo a instituição hospitalar, os dados coletados farão parte de uma pesquisa científica.


O tratamento consiste na transfusão do plasma (parte líquida do sangue) de uma pessoa curada da Covid-19 para uma infectada. Ao se curar da Covid-19, o paciente desenvolve anticorpos para a doença. Por isso, a transfusão auxiliaria um paciente crítico a se recuperar, como explica a médica intensivista do Hospital Virvi Ramos, Eveline Gremelmaier, que coordena o projeto na instituição: “Vínhamos acompanhando pesquisas de hospitais referência no país sobre o uso do plasma no tratamento da covid-19 e criamos um protocolo já autorizado pelo município para utilização. Temos um caso na instituição em que poderia ser usado, mas ainda não temos doadores na cidade. Os pacientes acometidos e já recuperados desenvolvem anticorpos. Então, a transfusão do plasma é uma forma de conferir imunidade imediata para aquele que está em estado grave.”


Doador deve ser do sexo masculino

Além de já estar comprovadamente recuperado para doar o plasma, a pessoa precisa preencher uma série de requisitos. Ser do sexo masculino, com idade entre 18 e 60 anos, estar a mais de 28 dias recuperado, e não ter sido internado em estado grave, como reforça Eveline: “A escolha inicial por homens é por correr menor risco de causar reações adversas. Vale destacar também a necessidade da compatibilidade sanguínea e que é necessário que o doador tenha comprovação da infecção pelo teste de PCR e que tenha sido assintomático ou com sintomas leves. Quem internou em estado grave, com uso de ventilação, mesmo que esteja recuperado, não pode doar.”


Diretora do Hospital Virvi Ramos, Cleciane Doncatto Simsen, ressalta as qualificações para utilização desse tratamento na instituição: “Esse protocolo já tem sido utilizado em hospitais de referência nos grandes centros do país. Esta parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, através do Hemocentro, atesta que Caxias do Sul está na vanguarda, pois dispõe das mesmas qualificações técnicas para realização, agregando assim mais uma alternativa para o tratamento dos casos graves da Covid -19. ”


Doações

As doações são feitas conforme agendamento no Hemocentro de Caxias do Sul, que destinará o plasma aos hospitais habilitados para utilização desse tratamento. Os contatos para agendamento dos interessados em doar o plasma são:

Telefones (54) 3290.4543 ou (54) 3290.4580

WhatsApp (54) 98418.8487

O Hemocentro fica na rua Ernesto Alves, 2260 (Centro) e atende de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30 e aos sábados pela manhã, das 8h às 12h.

 

 

VEJA TAMBÉM