Gestão e Qualidade | 21 de maio de 2024

Hospital Dom João Becker anuncia início da construção do Posto de Coleta de Sangue

"A solidariedade é marca da população gravataiense e com a construção dessa estrutura temos convicção de que o volume de doadores locais irá se multiplicar, possibilitando salvar ainda mais vidas”, destaca o superintendente do HDJB, Antonio Weston.
Hospital Dom João Becker anuncia início da construção do Posto de Coleta de Sangue

Depois das novas UTI e Emergência, entre outros avanços importantes na saúde, chegou a vez do tão aguardado Posto de Coleta de Sangue do Hospital Dom João Becker (HDJB). Autoridades municipais, entre elas o prefeito Luiz Zaffalon, estiveram reunidas com dirigentes do HDJB para apresentação do projeto. O Posto será construído no que hoje é o primeiro andar da antiga residência das Irmãs do Sagrado Coração de Maria, na avenida Dr. Luiz Bastos do Prado, aos fundos do hospital.


PUBLICIDADE

HM-CEO-24


Iniciativa conjunta, que mobilizou várias frentes, a obra recebeu recursos oriundos de emenda do deputado federal Danrlei Hinterholz. O parlamentar destinou R$ 1 milhão para a construção. O projeto tem um custo estimado de R$ 835.927,64 e contempla serviços gerais, alvenarias e divisórias, piso, instalações hidráulicas e elétricas, climatização, acessibilidade, ou seja, todos os aspectos ligados a obra civil e maquinário.

Hospital Dom João Becker anuncia início da construção do Posto de Coleta de Sangue -

“É significativo esse anúncio. Toda a cidade ganha com essa unidade de coleta de sangue, com grande potencial para a captação de mais doadores. É mais um sonho se tornando realidade para a saúde de Gravataí”, afirma Zaffalon. O valor restante será investido na relocação de materiais e documentos, pois o local hoje abriga almoxarifado e arquivo do HDJB.


PUBLICIDADE

Anuncio_SetorSaudeCamapanhaCancer_Kaplan


A nova estrutura vai contemplar sala de triagem clínica e hematológica, três estações de coleta, sala de recuperação e sala de lanche, além de espaços administrativos e reservados à assistência.

“O posto de coleta de Sangue do Hospital Dom João Becker será mais uma importante entrega para Gravataí. A solidariedade é marca da população gravataiense e com a construção dessa estrutura temos convicção de que o volume de doadores locais irá se multiplicar, possibilitando salvar ainda mais vidas”, destaca o superintendente do HDJB, Antonio Weston. Ao todo, está prevista uma área construída de 150m².  A construção deve começar nas próximas semanas e vai avançar em ritmo acelerado, com previsão de 60 dias para execução da fase de obra civil.


PUBLICIDADE

compras-hospitalares-shs


Também estiveram presentes no encontro o vice-prefeito Levi Melo, o secretário municipal da saúde, Régis Fonseca, a vereadora Anna Beatriz e o ex-vereador, Dimas Costa, além de toda a direção do HDJB e membros do setor de projetos e engenharia da Santa Casa. A obra conta com o importante apoio do poder público municipal, via Prefeitura e Câmara de Vereadores, que têm proporcionado celeridade com as questões burocráticas.

“Com essa questão da enchente, teve muita gente querendo doar em Gravataí, mas estávamos ilhados. Quando o Danrlei e o Dimas me falaram sobre a emenda, na hora pensei em investir na saúde, pois temos essa demanda histórica. A política boa é aquela que salva vidas”, ressalta Anna Beatriz.


PUBLICIDADE

banner-naxia-600


Necessidade

Anseio antigo de Gravataí, o Posto de Coleta de Sangue será mais uma quebra de paradigma na saúde da região. Mesmo com o crescimento demográfico exponencial, que já justificaria uma estrutura como essa, os doadores do município ainda precisam se deslocar a Porto Alegre para a coleta.

posto de coleta sangue gravatai

Em parceria com a Sogil, todos os meses o Dom João Becker organiza caravana de voluntários para o Banco de Sangue da Santa Casa. Para atingir o equilíbrio e poder atender a demanda local, o hospital necessita de, pelo menos, 250 bolsas de sangue por mês. Com o Posto de Coleta essa meta deverá ser alcançada e até superada, contando com a solidariedade dos gravataienses.

 



VEJA TAMBÉM