Empregabilidade e Aperfeiçoamento | 1 de abril de 2016

Especialistas europeus em evento sobre câncer do intestino grosso

Workshop ocorre no dia 18 de abril, em Porto Alegre, no Hospital Moinhos de Vento
Especialistas europeus em evento sobre câncer do intestino grosso

O câncer colorretal abrange tumores que acometem um segmento do intestino grosso (o cólon) e o reto. É tratável e, na maioria dos casos, curável, ao ser detectado precocemente. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), são estimados mais de 34 mil novos casos em todo País em 2016. Este é o terceiro tipo de câncer mais frequente no Brasil, e até 50% dos pacientes podem desenvolver metástases hepáticas (disseminação para o fígado) no decorrer da doença.

Com o objetivo de debater os tratamentos para a doença, o Hospital Moinhos de Vento realizará um workshop que contará com a participação de especialistas de Portugal, Noruega, Suíça, Holanda, Londres e França. Também integram o evento oncologistas de referência da Argentina e São Paulo. Um dos destaques fica para a participação do médico Henri Bismuth, Diretor do Instituto Hepatobiliar Henri Bismuth. O especialista de renome internacional foi um dos poucos cirurgiões no mundo (e o primeiro na França) a lançar um programa de transplante hepático. Durante sua carreira, Henri ajudou a criar e desenvolver técnicas inovadoras de transplante de fígado.

Segundo o Coordenador do Centro de Oncologia Gastrointestinal do Hospital Moinhos de Vento, Rui Fernando Weschenfelder, a cirurgia para retirada das metástases do câncer de intestino no fígado é um tratamento com potencial curativo. “A integração de novas técnicas de tratamento cirúrgico e quimioterápico buscam melhorar estes resultados, podendo oferecer este benefício para um número maior de pacientes. Como exemplo, estão em andamento os primeiros estudos de transplante de fígado para estes casos, técnica considerada experimental até o momento para esta doença”, salienta.

Uma dieta rica em carnes vermelhas ou processadas e pobre em vegetais, tabagismo, alcoolismo, obesidade, histórico familiar e síndromes hereditárias específicas são os principais fatores de risco de risco para o surgimento da doença. “Os sintomas podem ser inespecíficos e incluem alteração do ritmo intestinal, dores abdominais, presença de sangue nas fezes e dor ao evacuar. A prevenção e detecção precoce são recomendadas para a população em geral a partir dos 50 anos, sendo a colonoscopia um dos métodos mais utilizados”, reforça o especialista.

Para participar do evento voltado para médicos e cirurgiões, basta acessar www.iepmoinhos.com.br/eventos para realizar a inscrição e conferir a programação completa.

Serviço

Workshop de Oncologia Gastrointestinal: Controvérsias no Tratamento das Metástases Hepáticas de Câncer Colorretal

18 de abril, das 9h às 13h30

Anfiteatro Schwester Hilda Sturm – Hospital Moinhos de Vento – Bloco C – 4º andar

Mais informações: telefone (51) 3537-8735 / E-mail: eventos.cientificos@ hmv.org.br

VEJA TAMBÉM