Com a maior pontuação entre hospitais brasileiros, Enfermagem do Moinhos conquista certificação inédita na região Sul
Certificação estimula as boas práticas de assistênciaO Hospital Moinhos de Vento é a primeira instituição na região Sul certificada com o Selo de Qualidade do Sistema Cofen-Coren. O anúncio aconteceu na quinta (14), no anfiteatro Hilda Stürm, com a presença de representantes dos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem e lideranças da Instituição. A certificação estimula as boas práticas de assistência e reconhece o hospital e seus profissionais de enfermagem.
Nove hospitais brasileiros já passaram pela avaliação e oito obtiveram a certificação até o momento. O Moinhos de Vento foi avaliado de 12 a 14 de março. Todas as unidades de enfermagem do hospital foram auditadas.
Maior nota dentre os hospitais avaliados no Brasil
O hospital obteve pontuação 535 pontos, o que representa 97,8% de conformidade, a maior nota dentre todos os hospitais já avaliados no Brasil. Conforme a instituição hospitalar, o feito inédito é resultado de uma série de diferenciais, como a excelente qualidade técnica dos profissionais e um modelo assistencial sólido centrado no paciente.
O Superintendente Executivo Mohamed Parrini enfatiza que este é um reconhecimento muito importante para a instituição. “Muito mais do que uma certificação, traduz o legado da equipe da Enfermagem Moinhos, desde a fundação do hospital no início do século XX, com a presença das Schwesters alemãs”, observa.
“O cuidado assistencial sempre foi uma marca institucional e o selo de qualidade do sistema Cofen-Coren-RS é o símbolo deste comprometimento da equipe e reflete o trabalho executado há mais de nove décadas na Instituição”, complementa.
A Superintendente Assistencial Vânia Röhsig salienta que a certificação demonstra a qualidade do cuidado realizada pelos profissionais de enfermagem capacitados tecnicamente, com olhar centrado na pessoa, alinhado à estratégia do HMV.
xxx
O Superintendente Administrativo Evandro Moraes, presente na cerimônia, comentou que essa é “uma conquista de toda a equipe de enfermagem e temos certeza que muitas outras estão por vir”. Os avaliadores também ressaltaram o pioneiro modelo de tratamento e transformação de resíduos hospitalares adotado na instituição, liderado pela equipe de Evandro.
A gerente de Enfermagem Rubia Maestri agradeceu o envolvimento de todos os profissionais e a parceria com o Coren-RS e Cofen na melhoria contínua dos processos de assistência na instituição. “Estamos muito felizes com essa conquista, que reflete a nossa busca contínua pelo melhor cuidado e pelo empoderamento da equipe de enfermagem”.
Segundo informações do site do Cofen, para conseguir a certificação, as instituições são avaliadas em seis dimensões:
Ações gerenciais sistêmicas
Estrutura organizacional
Aspectos operacionais
Infraestrutura
Gestão de pessoas
Responsabilidade social